Foto : Antes da partida para o Campeonato Nacional Masters 2009 em Grândola
Nestes 2 últimos anos voltei a ser atleta federado e a participar em algumas provas de ciclismo. O meu escalão é o de MASTER categoria A. O escalão de MASTERS está dividido em 3 classes. Masters A (30 a 39 anos); Masters B (40 a 49 anos) e Masters C (+ 50 anos).
Em tempos não muito longínquos este escalão era somente conhecido por Veteranos. Ainda se usa esta designação, mas como tudo neste mundo evolui, ou pelo menos sofre alterações, essa designação tem vindo a desaparecer, e o nome de MASTERS é agora uma palavra mais moderna.
Na minha opinião até acho a palavra MASTERS mais correcta, aliás esta já é a designação usada nas provas internacionais para este escalão. Talvez seja uma espécie de uniformização pretendida pela UCI. Também noutras modalidades, como por exemplo o Ténis, esta palavra é aplicada a um determinado escalão.
A questão (ou não) que se coloca, é se está certo os Elites e os Sub-23 que não são profissionais de ciclismo, correrem em conjunto com os Masters.
Esta questão tem surgido ultimamente no forum Cyclolusitano, sitio que eu costumo visitar com frequência, e por vezes também participo com a minha opinião.
A resposta para esta questão parece-me óbvia : NÃO DEVEM CORRER JUNTOS. Esta é a minha opinião.
Mas, e então um desportista de 25 anos (por exemplo), que queira fazer umas corridas de ciclismo, inscreve-se na federação e em que provas participa?
Este é um problema...por resolver!
Esse desportista pela idade é ELITE, mas não é ciclista profissional. Como tal não tem uma equipa para o receber nas suas fileiras.
1º- porque ninguém o iria receber numa equipa profissional, um individuo sem provas dadas, enfim um desconhecido. (J. Agostinhos não surgem todos os dias).
2º- Já não tem idade para Sub-23, e mesmo neste escalão as equipas são escassas, e muitos jovens saem de juniores e não conseguem colocação numa equipa de Sub-23, quanto mais um desconhecido desportista que entendeu aos 25 anos querer fazer umas corridas de ciclismo.
Então...e agora???...Este desportista fica privado de participar em corridas de ciclismo? Claro que não, tem todo o direito de poder participar numa prova de ciclismo!
É aqui que entram os MASTERS...
É assim que todos aqueles que estão no escalão etário dos 19-29 anos são "encaminhados" para os MASTERS.
Isto acontece em minha opinião por culpa da Federação Portuguesa de Ciclismo a "meias" com as dificuldades financeiras existentes quase de forma permanente no ciclismo.
A Federação DEVIA ( há semelhança do nosso pais vizinho onde existe uma categoria de "SÉNIOR") para aqueles que estão entre os 19-29 e não são profissionais, criar uma categoria onde este desportista de 25 anos estaria incluído.
Até poderia ser possível este suposto escalão "Sénior" correr algumas corridas em conjunto com os Masters A, mas nunca com Masters B ou C.
O facto de se misturar jovens entre os 19-29 com outros menos jovens de 47 ou 50 e tal anos, os tais MASTERS B e C, dá origem a que estes últimos se afastem, pois por mais qualidades inatas que possuam, mesmo com disponibilidade horária e entrega que tenham no treino, em CONDIÇÕES NORMAIS, nunca terão a mesma capacidade de resposta de um jovem de 25 anos que também tenha a mesma disponibilidade, entrega e qualidade para a pratica da modalidade.
E ver os Masters mais velhos afastarem-se porque o ritmo de corrida está influenciado por jovens de idade muito inferior, é algo de bizarro mesmo. Então os Masters estão a ser "empurrados" para fora, precisamente por aqueles que não são Masters???
Isto praticamente, é convidar os mais velhos a "arrumarem" as botas!
Outro problema que esta situação acarreta, é o facto de existirem equipas de Masters que dispensam ciclistas do escalão Master e depois reforçam o seu plantel com ciclistas da categoria Élite ou Sub-23...é uma situação lamentável por parte dos responsáveis dessas equipas, mas estão no seu direito, uma vez que a tutela (Federação) não resolve esta situação desagradável para todos os envolvidos.