terça-feira, 29 de junho de 2010

Fotos das 8H de Portimão

Eu numa das zonas de descida da pista do Autódromo Internacional do Algarve. Uma pista com um traçado selectivo, mesmo para a prática do ciclismo.

O meu pai foi o 1º a entrar em acção na equipa BIKE ZONE. Aqui na foto surge no lado direito integrado num grupo.

Momentos antes do inicio das 8 horas a pedalar no Autódromo do Algarve.


Na minha roda segue um dos ciclistas da equipa que finalizou em 4º lugar. O Clube Pechão.



quarta-feira, 23 de junho de 2010

8 Horas Resistência - Autódromo

A equipa BIKEZONE no 3º lugar do pódio


Eu pedalei durante 2h 40m no Autódromo do Algarve


A equipa BIKEZONE : Da esquerda para a direita: João Gil (responsável equipa) ; Álvaro Ramos, João Cerol, Joaquim Perna Coelho e João Perna Coelho



Foi um evento diferente, aquele que ocorreu no Autódromo Internacional do Algarve.
8 horas a pedalar era a proposta. Havia 3 possibilidades de o fazer. A "SOLO", "Duplas" ou "Quadras". Uma prova que mostrou uma importante virtude para os amantes das bicicletas: Era uma prova para todos...dos mais novos aos mais velhos...dos mais bem preparados aos menos preparados...dava para todos participarem. Exemplo disso era a presença do meu ex-colega e agora ciclista profissional Pedro Lopes, ou o próprio Vítor Gamito, como também a presença de outros atletas mais habituados às presenças no cicloturismo. Apenas um senão, o valor da inscrição, um pouco alto, até porque era a 1ª vez que se fazia algo do género e alguns adeptos acabam por optar não participar, devido ao valor pedido e por este tipo de prova não ser habitual em Portugal.
Fui convidado pelo meu pai a formar uma equipa. Desde logo fiquei entusiasmado a participar neste evento único. Surgiu o apoio da BIKE ZONE- Portimão através do João Gil. E lá fomos com uma equipa dos 34 anos o mais novo (eu próprio), até aos 66 anos o meu pai.
Uma equipa com muitos anos a pedalar por essas estradas...
O objectivo era o de cada um pedalar cerca de 2 horas dentro do seu ritmo, sem loucuras nem preocupações.
No entanto as coisas proporcionaram-se...e obtivemos um excelente 3º lugar na categoria"quadras"(com 18 equipas participantes) e na classificação geral. Valeu assim uma ida ao pódio.
Acredito que no próximo ano este evento já venha a contar com muitos mais participantes após esta 1ª experiência neste tipo de prova. E eu se tiver oportunidade espero voltar a marcar presença na 2ª edição. Até lá!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

8 Horas de Portimão

Afinal, vou marcar presença nesta prova de resistência, marcada para o Autódromo Internacional do Algarve já no próximo sábado dia 19 de Junho. O convite partiu do meu pai, e assim iremos participar com uma equipa de 4 atletas dos 34 aos 66 anos. Importante é marcar presença num evento aqui próximo.
Na minha opinião justificava-se a presença da minha equipa BURGER RANCH / PORTIMÃO neste evento, mas como isso não foi possível, foi com agrado que recebi o convite para participar
no evento e assim estarei com a equipa BIKE ZONE - PORTIMÃO no autódromo.
A equipa é composta por:
Perna Coelho - 66 anos
Alvaro Ramos - 56 anos
João Cerol - 42 anos
João Coelho - 34 anos
A demonstrar que este é um evento para todos os amantes das bicicletas, é esta equipa "misturada" com sangue mais novo e outro menos novo. É uma equipa formada por pessoas que já tem muitos anos a pedalar...
O objectivo é marcar presença num evento único e inovador em Portugal, e aproveito para realizar um bom treino inserido nesta participação.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Mês de Junho sem eventos?

Foto : Eu e os meus colegas Marco Nunes, César Mestre e David Caetanita no passado mês de Maio, antes da prova da Copa Andaluzia em Dos Hermanas


Parece que neste mês, infelizmente não marcarei presença em nenhuma prova ou evento. A minha equipa BURGER RANCH / PORTIMÃO esteve no dia 6 no 1º Prémio de ciclismo em Reguengos de Monsaraz, onde eu não pude estar presente.

No mesmo dia, estava marcado o raid roda livre Portimão - Foia e a maratona BTT XELB - Silves, onde marquei presença em 2009 e fiquei com excelente opinião acerca da organização. Infelizmente tudo com a data de 6 de Junho.

No próximo dia 19 é as 8h de resistência no autódromo do Algarve, e que eu saiba, não está previsto a equipa marcar presença. Um evento novo com bastante divulgação e com carisma, onde infelizmente não devo participar.

Não tenho conhecimento de nenhuma maratona BTT aqui na região, nesta altura...o que até é estranho, tendo em conta a quantidade de maratonas de BTT que hoje em dia se organizam.

É um mês em seco...sem participações.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mundial 2010


Amanhã tem inicio o Campeonato do Mundo de Futebol na África do Sul. O futebol, principalmente estas grandes competições, sempre foram uma paixão para mim. A Champions League e a Liga Inglesa ao nivel de clubes, e os Europeus e Mundiais de selecções são as minhas competições favoritas. O Mundial é onde todos gostam de deixar a sua marca...por isso vou acompanhar o mais possivel o SOUTH AFRICA 2010. Espero e confio que a selecção Portuguesa possa fazer uma boa figura, que actualmente passaria por uma passagem aos oitavos de final. Acho que vai ser um mundial onde o equilibrio vai ser uma constante, e algumas surpresas...favoritos? Para mim a Espanha, a Inglaterra e claro o Brasil...são os favoritos.

sábado, 5 de junho de 2010

Totais de Maio

Foto : Participação na Copa Andaluzia (Espanha) "Trofeo Pablo Olavide"

Os registos de Maio :


17 treinos estrada » 1193 kms.

2 provas (Copa Andaluzia "Trofeo Pablo Olavide" e Campeonato Nacional) » 160 kms.

Participação no Raid "Brevet Terras do Infante » 132 kms.

1 Maratona BTT Guia FC » 52 kms.


Total : 1537 kms.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

I GP Ciclismo - Turismo Reguengos de Monsaraz


No próximo domingo 6 de Junho disputa-se esta nova prova para o escalão de Masters em Reguengos de Monsaraz. Esta prova surge neste ano de 2010 em virtude de existir tambem uma nova equipa de Masters na região, o Atletico Sport Club.
Infelizmente, por motivos pessoais não poderei marcar presença. No entanto a minha equipa Burger Ranch / Portimão estará presente e concerteza deixará naquelas planicies do norte alentejano uma boa imagem.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Rescaldo do Campeonato Nacional Masters 2010

Foto : Já em dificuldades, na 2ª passagem na Arrábida...

Quando escrevi aqui, a antever um CN durinho e propicio a trepadores, não estive longe daquilo que realmente veio a acontecer. Foi um Campeonato Nacional com um percurso demolidor, associado às altas temperaturas que se fizeram sentir, (ainda mais se tiver em linha de conta a hora de partida...às 11h!) fizeram enorme mossa ao grande pelotão que esteve na linha de partida em Setúbal.
Este é o meu 3º ano no pelotão Master, e esta foi a 1ª prova que não consegui terminar. Abandonei no final da 2ª volta, precisamente na passagem por Setúbal. Não continuei para a 3ª volta porque na 2ª volta tinha perdido o contacto na subida ao Alto da Arrábida e como já não consegui reentrar no "grupo dos sobreviventes" acabei por encostar ao chegar a Setúbal.
É apenas a minha opinião, mas julgo que o percurso escolhido para um Campeonato Nacional de Masters foi demasiado exigente. Isso foi notório. De facto o CN disputado no fim de semana passado na Serra da Arrábida, acabou por ser uma prova com uma dureza tal, que só aqueles que têm possibilidades de despender bastante tempo para treinar com regularidade, e de forma séria, bem como complementar com o descanso (porque também é importante) consegue "sobreviver" a uma corrida com um traçado excessivamente duro, aliado ao calor que se fez sentir.
Não preciso reflectir muito, para chegar à conclusão que o meu treino é insuficiente para uma prova deste calibre. Não é com uma horinha de manhã (pelas 7h30) a caminho do trabalho, e mais uma hora de regresso a casa no fim do dia (pelas 18h30) após um dia de trabalho, isto 3x por semana, que me permitia preparar para este CN.
Um pelotão que rondou as 130 unidades à partida em Setúbal, quando passamos pela 1ª vez no Alto da Arrábida restavam na frente 35 corredores(!!??), os outros andavam "espalhados" pela Serra...
Na 2ª passagem pela Serra, foi a minha vez de não conseguir suportar o andamento. Já tive oportunidade de ver algumas fotos do CN e verifiquei que quando eu perdi o contacto com o que restava do pelotão, existia qualquer coisa como 22 ciclistas...e ainda faltava uma 3ª passagem na Serra! Como não consegui reentrar, antes de passar por Setúbal, decidi no final dessa 2ª volta abandonar a corrida. Seria demasiado penoso para mim ir para a 3ª volta, apenas com o intuito de terminar o CN. Apenas 13 (!?) corredores terminaram a corrida.
O Campeonato coroou os mais fortes, mas acima de tudo aqueles que mais condições tem para se preparar.
José Silva (Masters A), Luís Machado (Masters B) e Manuel Zeferino (Masters C) foram uns justos vencedores. Porque de facto mostraram no terreno, porque eram considerados favoritos nas respectivas categorias.
Para concluir, registo aqui que a escolha do percurso foi infeliz por parte da organização. Um Campeonato Nacional, serve para atribuir o titulo de Campeão Nacional, como tal espera-se sempre uma prova com um traçado selectivo onde os melhores aparecem sempre...mas não era preciso exagerar. Basta ver a lista das desistências...e o pouco publico que estava em Setúbal, na Av. Luísa Tody na zona de meta também não deve ter achado "grande" piada ver o final de uma corrida de bicicletas com uma dúzia (13 mais concretamente) de corredores a terminar a prova.