segunda-feira, 23 de julho de 2012
Rodas novas!
Prontinhas para estrear no próximo domingo, na maratona de Loulé da Taça do Algarve XCM.
São elas as MAVIC CROSSTRAIL com pneus tubeless MAXXIS Cross Marck!
Chegou a altura de eu sentir a diferença entre competir com rodas normais de câmara de ar e estas novas rodas Tubeless. Obviamente que não são nenhum topo de gama, nem serão das mais leves, mas tambem não é isso que eu procurava.
Domingo vou testá-las a sério!
quarta-feira, 18 de julho de 2012
Encontro Prof. Arménio
No próximo dia 29 de Julho disputa-se em Loulé a 6ª prova da Taça do Algarve XCM. É a penultima prova do troféu, ficando a faltar a maratona de Lagos marcada apenas para Outubro.
Em termos de Ranking, e após a ultima prova disputada em Benafim, estou na 9ª posição em VET.A. Após algum infortunio nas anteriores provas que condicionaram a minha pontuação em termos de Ranking, vamos ver se dá para subir alguns lugares nas restantes duas provas.
Mas nem vale a pena estabelecer qualquer meta, depois do que aconteceu principalmente nas maratonas de Conceição de Faro#2 e Benafim#5.
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Rescaldo: BTT Benafim
Decorreu no passado domingo 8 de Julho,
mais uma etapa da Taça do Algarve XCM em Benafim. Após a realização desta
prova, a 5ª da competição, passam a faltar apenas duas para terminar a Taça,
com a realização das maratonas de Loulé e Lagos.
Participei pela 1ª vez nesta
maratona (Benafim), no entanto em relação ao que me tinham dito confirmou-se: um percurso
com muita pedra à semelhança da maratona de Alte da Taça de Portugal deste ano.
Este tipo de traçado, técnico e terreno complicado em nada me favorece, pois torna-se difícil a progressão em cima da bike em zonas onde as pedras são rainhas.
Por exemplo, zonas como a passagem no (bonito) single track da Ribeira de Algibre favorece os atletas mais técnicos e mais hábeis, e eu perco tempo…
Assim como em descidas longas com muita pedra, tornam-se complicadas para mim, enquanto outros passam “a voar” por cima das pedras. Como não me sinto à vontade não arrisco. Apesar de isso significar perder tempo precioso, e às vezes irrecuperável.
Esta prova fica-me mais uma vez marcada pela falta de sorte. 3 (!!??) furos é obra. Não bati o recorde de 4 ocorrido na maratona da Conceição de Faro…
Também me perdi por uma vez no percurso já nos últimos 10 km, mas por falha minha pois vinha de tal forma desalentado que não vi uma placa de viragem à esquerda e acabei por seguir em frente, acabando mais tarde por voltar para atrás porque não havia fitas e só podia estar no caminho errado…
Quando tive o 1º furo, pouco depois dos 30 km, estava bem posicionado na corrida. No entanto o furo deitou tudo a perder, mesmo psicologicamente afectou-me porque o azar voltava a bater de novo à minha porta. Depois com o 2º e 3º furo já só queria terminar. 7 Furos em 5 provas…são demasiado!
Terminei na 23ª posição em VET.A.
Começo a perceber que de facto a competir sem tubeless é complicado…já vários amigos e outros atletas mais experientes em BTT me disseram que sem tubeless não dá.
Parece que sou o único que participo com rodas “normais” de câmara-de-ar…
Portanto tenho duas hipóteses: ou mantenho o que tenho e estou sujeito a estas frustrações ou invisto numas rodas tubeless e reduzo drasticamente a hipótese de furo, embora ela exista sempre, como é óbvio.
Próxima maratona é a 29 deste mês em Loulé e é previsível que o percurso seja de novo com pedra (talvez não tanta como em Benafim) e técnico, é hábito naquela zona do Algarve. Assim foi o ano passado na única prova da Taça do Algarve de 2011 que participei.
quinta-feira, 5 de julho de 2012
BTT BENAFIM
No próximo fim de semana, estarei em mais uma maratona BTT da Taça do Algarve XCM com a realização da 5ª prova do Trofeu.
São 72 km para o percurso da maratona da Taça.
A organização está a cabo do Sport Club Benafim.
Mais informação em : http://sportclubbenafim.blogspot.com
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Rescaldo: Amoreiras Gare
Realizou-se no passado domingo 1 de julho a 4ª prova pontuável para a Taça do Algarve XCM em Amoreiras Gare.
Esta prova, a unica disputada em solo alentejano das 7 que fazem parte da Taça do Algarve, com uma distancia de 62 km acabou por ser bem rápida.
Com ou sem competição é uma maratona de BTT que aconselho a participar numa próxima aportunidade. E o seu nome é apelativo..." BTT - Rota do Medronho"!
Um percurso muito bom, bem escolhido e as marcações tambem estavam bem feitas. Pode ter havido um engano ou outro de um "rider", mas talvez devido a alguma falta de atenção, o que pode acontecer, principalmente na competição, onde o esforço por vezes reduz alguma lucidez.
Quanto ao resto, havia pelo que me pareceu abastecimentos, pequeno almoço e almoço de qualidade. O unico senão era o banho de água fria. Mas de Verão não é grave. E numa terrinha como Amoreiras Gare (com 4 ou 5 ruas) não é facil criar todas as condições. Os banhos foram no campo de futebol, e dava para tirar a terra que era muita...o pó era imenso parecia farinha nalgumas zonas do percurso.
Em termos de prova terminei na 4ª posição em VET.A e 15º na Geral Individual. A prova correu-me bem sem problemas fisicos e a bike portou-se bem.
Cheguei com a sensação que poderia ter andado um pouco mais rápido, mas isso não aconteceu porque o medo de o fisico não aguentar foi maior, depois do sucedido no fim de semana anterior na maratona de Messines.
A média de 155 de pulso na prova indica-me isso mesmo, ainda por cima numa prova mais curta em termos de tempo, apenas 2h31m.
Após 4 provas realizadas, em duas delas já me aproximei dos lugares do pódio. Aliás nesta ultima, nos ultimos 15 kms pensei que me encontrava na 3ª posição do meu escalão. Afinal estava enganado porque, na partida não consegui estar na frente, e com isso perdi a noção do atleta do BTT Conceição de Faro que estava à minha frente, uma vez que os 2 primeiros do escalão estão neste momento muito mais fortes do que a restante concorrencia e sabia que já iam longe.
No entanto este 4º lugar, permitiu-me subir da 11ª à 6ª posição do Ranking da Taça do Algarve em VET.A
Subscrever:
Mensagens (Atom)