quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Calendário BTT 2013


Eis o meu calendário de provas BTT para 2013, com 9 provas.
Poderei ainda participar em mais uma ou outra maratona Extra competição.
Falta depois o calendário das provas de estrada, que espero participar em 2013 em numero idêntico ao deste ano.

Calendário:
7 de Abril: Taça do Algarve #1 XCM Conceição Tavira

28 de Abril: Taça do Algarve #2 XCM Alte (prova incluida na Taça de Portugal)
5 de Maio: Taça do Algarve #3 XCM Lagos
12 de Maio: Taça do Algarve #4 XCM Benafim
16 de Junho: Taça do Algarve #5 XCM S. Bras de Alportel
30 de Junho: Taça do Algarve #6 XCM Amoreiras

6 de Outubro: Campeonato Regional Rampa Conceição de Faro
13 de Outubro: Campeonato Regional XCM S.B. Messines
27 de Outubro: Taça do Algarve #7 XCM Monchique


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A qualidade das maratonas BTT


Esta avaliação que fiz, é um rescaldo acerca da qualidade das maratonas BTT que participei neste ano.
Atribuo uma classificação a cada uma das 12 maratonas de BTT, sendo 10 provas incluídas na competição e 2 Extra competição.
A avaliação (0-20) é feita analisando 4 campos distintos de uma prova de BTT-XCM.
A saber:
- Marcações (0-5)
- O percurso (0-5)
- Organização (0-5)
- Infra-estruturas de apoio (0-5)
Esta avaliação é pessoal.
No entanto, pretendo realizar uma avaliação que seja feita de uma forma pensada como sendo o BTT um desporto de massas.
Avaliei a qualidade das maratonas que participei em 2012 pensando de uma forma equilibrada. Isto é desde os atletas mais e os menos competitivos, aos praticantes por lazer, aos que possuem melhor ou pior nível físico e maior ou menor qualidade técnica no BTT.
Isto pode servir também para aqueles (federados competição e não federados) que gostam de participar em maratonas de BTT, mas que não conhecendo alguma (s) daquelas que eu fiz este ano, possa influenciar (ou não) a ida a uma próxima edição de determinada prova.
Assim temos:

 » X Meia Maratona gadag  = 16

» 7º Raid BTT Conceição de Tavira # Taça do Algarve XCM1 =  15

» Alte 2012 # Taça de Portugal XCM2 = 14

» Conceição de Faro # Taça do Algarve XCM2 = 9

» Maratona de Messines / Extremosul # Taça do Algarve XCM3 = 16

» Raid BTT “Rota do Medronho” – Amoreiras-Gare # Taça do Algarve XCM4 = 17

» BTT Benafim # Taça do AlgarveXCM5 = 11

» Encontro Prof. Arménio – Loulé # Taça do Algarve XCM6 = 8

» MIBA – Campeonato Nacional XCM =  18

» 5º Raid BTT GPP – Lagos # Taça do Algarve XCM7 = 18

» Raid BTT Monchique – Campeonato Regional XCM = 17

» 4º Raid BTT Almádena = 17

Conclusões:
» Na minha opinião, um percurso de qualidade aliado a marcações muito boas é meio caminho andado para o sucesso de uma maratona.
» Se a isto juntarmos uma organização de bom nível com staff simpático, acessível e em número adequado às necessidades do evento, melhor ainda.
» Embora o percurso escolhido, bem como as marcações são da responsabilidade dos organizadores. Portanto, falhando nesses 2 pontos fulcrais…falha a organização.
» As infra estruturas é outro ponto delicado. Não é possível que pequenas localidades como Amoreiras-Gare, Almádena, Benafim…, ofereçam as mesmas condições que outras com outra dimensão como Loulé, Lagos ou Monchique por exemplo.
» Nas infra estruturas oferecidas aos participantes, Monchique marca pontos…o melhor neste campo!
» No entanto é de louvar o esforço na organização destes eventos em pequenas localidades, tentando proporcionar condições mínimas (ex. banhos) aos visitantes.
» De uma forma geral à muito boa qualidade; Lagos, Messines (CN), Amoreiras-Gare, Monchique, Almádena foram as melhores.
» Loulé e Conceição de Faro foram as piores, nem chega para nota positiva.

 

 

 

sábado, 17 de novembro de 2012

Vendida!


A minha bike de BTT, uma SCOTT SCALE 50 abalou hoje para as mãos de um novo dono...
Agora vou analisar a melhor oportunidade de negócio, para a nova bicicleta de BTT, sendo que o objectivo era passar do Quadro de aluminio para o de carbono, e com a roda 29 nas minhas preferências!
Mediante o orçamento disponivel, irei optar pela melhor relação preço / equipamento / qualidade, sem preferências por esta ou aquela marca.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Para 2013...


…Irei continuar na TEAM ESTREMOSUL!
Após um ano positivo, em que acabei a época satisfeito com o que me proporcionaram, não faltando com nada do que estava estabelecido… e a equipa e seus responsáveis satisfeitos com a minha integração na equipa… tudo somado fez com que a minha permanência no Extremosul para 2013 ficasse acertada numa reunião que ocorreu na sede do clube para acerto de pormenores relativos à nova época.
O acordo visa a participação no regional de XCM. Ou seja Taça do Algarve XCM e Campeonato regional XCM.
Em relação à outra vertente do BTT, o XCO (cross-country), a situação mantem-se idêntica à de este ano, ou seja a ideia é não participar no XCO.
Isto porque apesar de até ao momento continuar sem equipa de estrada, tenciono continuar a fazer algumas corridas durante o próximo ano mesmo não estando ligado a qualquer equipa. Se a situação se mantiver, irei estar nas provas de estrada a representar também a Team Extremosul.
Tudo isto rondará próximo das 20 provas (BTT e estrada) para a próxima temporada se juntar também uma ou outra maratona extra.
Numero esse, que me parece suficiente, pois lá em casa há uma família que estará sempre em 1º lugar. E o trabalho é que manda, também não pode ser aliviado, pois é o motor para que tudo o resto possa funcionar.
A bicicleta, apesar de ser o meu desporto de sempre, e nos últimos 5 anos de novo com a competição, continuará a ser encarada apenas e só, um hobbie.

 

 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Rescaldo: 4º Raid BTT Almádena



Foto: Eu e a minha cara metade
 
 
Foto: Os 4 da frente, antes do 1º abastecimento com Pedro Dias (GPP), Nuno Sequeira e Paulo Jorge (contratações Extremosul)
 
Foto: João Gil (G-ride) na assistência técnica neste Raid BTT Almádena


A pequena localidade de Almádena, recebeu no passado domingo 11 de Novembro a 4ª edição do Raid BTT, com a organização a cargo da A. A. Almádena.
Desta vez o S. Martinho não trouxe o sol e o “seu Verão”.
Em vez disso, houve chuva na véspera, e isso tornou o terreno mais difícil, e claro lama com fartura… apesar disso, deixou de chover pouco tempo antes da partida, o que já não foi mau…
Mas o mau tempo, que deteriorou algumas zonas onde iria decorrer o Raid, é algo que os organizadores não podem controlar. Como tal, isso não retira a qualidade que esta organização voltou a mostrar se tiver em conta as condicionantes próprias de uma pequena terra, que não possui infra-estruturas de apoio (ex.: local de banhos), mas que marca pontos na arte de bem acolher. O pessoal de Almádena mobilizou-se em torno de um evento que este ano voltou a bater recorde de participantes, e graças a esse empenho voltou a montar um evento de excelente qualidade.
Em relação ao percurso, infelizmente só posso falar até ao km 39 sensivelmente.
Furei, e com o rasgão que tinha no pneu traseiro, ainda tentei solucionar, mas acabei por não continuar.
Até porque a acrescentar ao corte no pneu, estava com outro problema, devido à lama, vinha com problemas na corrente e o desviador traseiro fazia “chupão”. Aliás ainda parei na ZA1 e com a ajuda do João Gil (assistência técnica G-Ride) que tentou minimizar a situação, mas com tanta lama, por vezes o material não resiste.
Pelo que tive oportunidade de ver e pedalar durante esses 39 km, o percurso era muito interessante com trilhos muito bonitos e… marcações irrepreensíveis! Um exemplo para outras organizações!
Esta maratona BTT, quer pela qualidade da organização, quer pelo convívio e simpatia das gentes locais, é um daqueles eventos de BTT a não perder.
Sendo o BTT, um desporto de massas, esta organização proporciona um percurso equilibrado, com dificuldades físicas e técnicas acessíveis a todos, desde o atleta mais treinado ou competitivo, ao praticante do lazer.
Por fim, escrevo umas palavras sobre a minha querida esposa, que pela 2ª vez participou num Raid BTT.
Não se fez rogada, e participou na meia maratona, isto apesar da chuva que caiu nos dias anteriores. Podia não ter alinhado, devido à previsível lama existente…mas nada disso! Partiu, e com umas pedaladas valentes ainda terminou no 3º lugar em Femininos! Foi ao pódio e trouxe um troféu de recordação! Nada mau para quem não treina. A ultima vez que tinha pegado na sua bike foi quando se estreou nisto do BTT em Lagos, no Raid do GPP...portanto há 1 mês atrás!!
À ganda mulher!!!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

4º Raid BTT Almádena


A época terminou no fim de outubro com a participação no Campeonato Regional BTT-XCM em Monchique.
No entanto, há sempre um espaço para o lazer, e para participar na festa que o pessoal de Almádena proporciona a quem os visita. E é nesse caminho que estarei domingo no 4º Raid BTT Almádena.
E sendo Almádena, a minha 2ª terra por motivos profissionais, não podia dizer que não.
Domingo, à semelhança do ano anterior lá estarei presente, desta vez até com a presença da minha cara metade, que depois de ter participado na Meia Maratona de Lagos tomou-lhe o gosto.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Hora do lazer...


A época competitiva chegou ao fim.
Os treinos regulares semanais e mais ou menos intensos consoante aquilo que o meu treinador (ou seja Eu), me dizia para fazer acabaram.
 A "obrigação" de ir treinar mesmo quando não apetece tambem acabou.
Contudo isso não significa parar de pedalar.
A diferença existe no facto de este mês de Novembro e Dezembro serem dedicados ao lazer...e disfrutar pelo simples prazer que tenho em andar de bicicleta.
 Não sinto a necessidade de "encostar" a bike por um periodo de tempo, para descansar do treino regular, ou da competição ou da própria bicicleta.
Sinto sim, a vontade de pegar nela apenas quando me apetecer andar, sem aquela necessidade e obrigação (acaba por ser...) de sair para cumprir mais uma sessão de treino.
Treino pelo intuito competitivo, agora só a partir de 1 de Janeiro de 2013...isto caso continue a fazer competição, algo que irei pensar e decidir durante os próximos dias.