domingo, 30 de junho de 2013

Copa Andaluzia

No passado sabado dia 22 de Junho, correu-se a VII Carrera Ciclista Villa de Pilas, prova integrada na Copa Andaluza de ciclismo Master.
A corrida destinava-se a corredores do escalão Senior e Master 30,  num total de 114 unidades à partida, sendo 90 Masters 30 e 24 Seniores.
A prova desenrolava-se num circuito de 24 km a percorrer por 4x. Igual ao ano passado.
Traçado plano, apenas a meta estava instalada numa recta com cerca de 400 mts. em ligeira subida...de resto era sempre a rolar...ou "a voar". Muita velocidade desde o tiro de partida. O normal ali para Espanha. Não que cá não se ande rápido, mas em Espanha o andamento é sempre alto desde o inicio até cruzar a linha de meta.
Diria que tinha sido uma prova tranquila sem grandes momentos para falar, não fosse o que se passou com o meu colega João Antunes durante a 2ª volta. Sinceramente depois daquilo que se passou, a corrida parece que se apagou da minha cabeça. A minha preocupação era apenas saber como estaria o J. Antunes.
Na parte final, adivinhava-se uma chegada em pelotão, com uma aproximação rápida à recta da meta. E para se chegar à frente para poder discutir um lugar, alem de ser necessario chegar com forças para tal, há que estar concentrado e destemido para ir discutir "a situação".
 Ora no meu caso, nem uma coisa nem outra.
Nem as forças abundavam, nem vontade para me posicionar no meio da loucura que existe sempre numa chegada em pelotão.
13º classificado com 2h12m58s, media acima de 42 km/h.

Classificações em:
http://www.andaluciaciclismo.com/AndaluciaCiclismo/calendarioclasif.asp?id=257

Rápidas melhoras JP!!!

terça-feira, 25 de junho de 2013

Data alterada

O 16º Prémio Volkswagen - Autoeuropa foi antecipado em 1 semana.
Assim a prova irá disputar-se no dia 31 de Agosto. 
 

Próxima paragem: Amoreiras Gare!

 
No próximo domingo disputa-se o 7º Raid BTT "Rota do Medronho", 6ª ( penultima) prova da Taça do Algarve de XCM. O ano passado participei e foi uma prova daquelas que deixa vontade de regressar. O calor parece que tambem vai apertar...até lá!!

sábado, 22 de junho de 2013

Infortunio...

Rápidas melhoras ao meu colega de equipa João Antunes após a queda feia de hoje em Pilas,  Espanha numa prova de ciclismo da Copa Andaluza de Masters, que o deixou mal tratado! Um grande abraço e que recuperes bem, pois fazes falta a este grupo e a esta equipa do Chão das Donas!!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Rescaldo: Maratona BTT de S. Brás

Foto: Eu e o meu primo Manuel Vitorino do BTT Loulé


Decorreu no passado domingo, dia 16 de Junho, a III Maratona das Veredas em S. Bras de Alportel, a 5ª prova pontuável da Taça do Algarve de maratonas BTT-XCM.
"Uma maratona diferente", anunciava o cartaz da prova, portanto isto significa que a própria organização assumiu desde o inicio que esta prova teria caracteristicas muito próprias.
Assim foi. Para mim mais pareceu um prova de XCO com alguns troços de Down.Hill.
Percurso com cerca de 70 km em que mais de 90% era percorrido em veredas, trilhos, singles, zonas de "mato bravo" desbravadas precisamente para a realização da prova.
Ainda incluia várias descidas dignas de uma prova de Down-Hill (faltava a bike apropriada e o equipamento a condizer) que naturalmente podiam ser divertidas de as fazer para uns e perigosas para outros. Não era dificil dar uma queda com consequencias fisicas graves...
Pedra, muita pedra mesmo durante praticamente todo o traçado. De tal forma que para quem conhece Alte ou Benafim, estas mais pareciam um  "pratinho de caracóis" como que aperitivo para o que S. Bras tinha para oferecer, a quem participou.
Foto: tambem se fez atletismo...

Dificuldade técnica alta, própria de um percurso quase na totalidade de Cross e até Down-Hill. Com uma diferença ; numa prova de Cross ou Down-Hill os atletas conhecem a pista, pois o dia anterior é reservado a treinos. Ali ia-se no desconhecido excepto claro, aqueles que tiveram oportunidade de andar no percurso antes da prova.
Gostos à parte, esta não é seguramente o tipo de maratona que aprecio.
Acho que foi uma prova desiquilibrada entre a parte técnica e a parte fisica. Esta quase não existiu.
 O Fisico sofria mais pelas pancadas sucessivas da muita pedra no percurso, do que pelo "carregar" nos pedais.
Foto: Veredas e mais veredas...

Respeito, são opções de quem organiza. Embora me pareça que fiquem a perder em relação ao numero de participantes, sendo o BTT na versão Maratona um desporto de "massas" mas que aqui devido à dificuldade técnica do percuro terá afastado muita gente.
Inclusive foi o menor pelotão federado visto até agora, em provas da Taça do Algarve de Maratonas 2013.
No entanto é de louvar o muito trabalho de quem organizou uma "maratona diferente". Kms e mais Kms de veredas, zonas totalmente "virgens" .
As marcações estavam muito boas, o que deve ser extremamente dificil num percurso deste género.
Em relação à minha prova, cheguei ao fim na 12ª posição em Masters A. Fiz uma prova regular, pois desde cedo vi que não iria conseguir andar a "fundo". Apenas 145 de média de pulso...
Tambem o desgaste provocado pela corrida de estrada no dia anterior fez mossa.
Durante a prova só tive um engano em todo o percurso mas por falha minha, talvez fosse demasiado distraido com a paisagem, e acabei por fazer 2x a mesma subida já próximo do final da prova.
 

Foto: Na chegada.

Uma queda na ZA2 , quando recebi o bidão de abastecimento e enquanto o colocava na grade, de cabeça em baixo, alguem acertou -me e com apenas uma mão no guiador deu num "espalho". Um hematoma na anca (que ainda me queixo) e o braço esfolado.
Deu para continuar...

quarta-feira, 19 de junho de 2013

VII Carrera Ciclista Villa de Pilas



No proximo sabado dia 22 de Junho, regresso a Espanha para disputar a VII Carrera ciclista Villa de Pilas, prova integrada na Copa da Andaluzia de ciclismo de estrada.
Serão 96 kms a serem percorridos 4x num circuito de 24 km.
Circuito igual ao ano passado onde estive pela 1ª vez, e trouxe um honroso 2º lugar à Geral e em Masters 30, num pelotão que contou com 187 corredores à partida.
No sabado a minha equipa, o Chão das Donas, lá estará para tentar de novo uma participação honrosa nesta prova em terras de nuestros hermanos.

Rescaldo: XXIX Circuito San Juan Bautista - (Esp.)


Decorreu no pasado sabado dia 15 de Junho o  XXIX CIRCUITO CICLISTA SAN JUAN BAUTISTA em San Juan del Puerto. Esta prova faz parte do Circuito Provincial de Huelva e é pontuável para o Ranking Andaluz.  Mais uma vez um pelotão enorme com quase 200 corredores esteve presente. Os espanhóis possuem um numero de praticantes notável.
O ano passado já tinha ido até San Juan disputar esta corrida, mas o circuito este ano foi diferente. Desta vez foram 2 voltas de 41 km cada, e no fim à chegada à localidade ainda teriamos um circuito urbano de 3 km a percorrer por 6 vezes. No total foram 100 km.
Esta situação com a inclusão deste circuito final, tornou a corrida perigosa. À entrada do circuito final, o pelotão poucas unidades tinha perdido, e fazer um circuito urbano com quase 200 corredores e  algumas passagens estreitas...deu naquilo que já estava a prever...uma queda que deixou alguns corredores mal tratados. Penso não ter sido uma boa opção a inclusão deste circuito final. Entendo que é bom para o espectáculo, mas muito perigoso para quem lá anda a correr.
Estive bem colocado na parte final para tentar uma boa classificação, mas essa queda feia (logo atrás de mim) resfriou-me um pouco os ânimos. Na ultima volta, já nem seguia em posição de ir disputar o sprint final, e deixei-me seguir no que restava do pelotão que entretanto seguia já bastante fragmentado, por causa da queda (cortou o pelotão) e tambem devido à velocidade.
 Embora tambem a frescura fisica não fosse a melhor para discutir um sprint final em pelotão maciço, pois estive muito activo durante a corrida, a saltar para muitas tentativas de fuga...e no final esse desgaste  paga-se!
No final fui o 25º classif. em Masters 30.
Média final de 42.99 km/h .

Classificações em: http://www.andaluciaciclismo.com/AndaluciaCiclismo/calendarioclasif.asp?id=220

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Dose dupla!!!

No próximo fim de semana é a dobrar a competição!
Sábado dia 15, participo com a equipa do Chão das Donas numa prova de ciclismo em Espanha. O  XXIX CIRCUITO CICLISTA SAN JUAN BAUTISTA em San Juan del Puerto. Esta prova faz parte do Circuito Provincial de Huelva e é pontuável para o Ranking Andaluz.

No domingo é dia de BTT.
E a representar o Team Extremosul, vou estar na III Maratona das Veredas de São Brás, é a 5ª prova da Taça do Algarve de Maratonas que irá decorrer em S. Brás de Alportel.
Pernas fortes precisam-se!!!

domingo, 9 de junho de 2013

Rescaldo: 2º Circuito Jorge Nunes - Grândola


Foi no passado domingo dia 2 de Junho, que decorreu em Grândola o 2º Circuito ciclista "Jorge Nunes" organizado pela Casa do Benfica de Grândola.
 O sr. Matias antigo ciclista e grande apaixonado pelo ciclismo é o "pai" desta prova que se realiza em circuito urbano, e que motiva e mexe com as gentes locais, trazendo a festa do ciclismo à rua.
Assim e a partir das 15h, realizaram-se 4 corridas que preencheram toda a tarde da "Vila morena" de Grândola.
1º uma prova para Populares, corredores não federados, que iriam percorrer 8 voltas ao circuito. O vencedor seria um antigo ciclista, Raul Matias que venceu isolado.
Após a corrida dos "Populares" era a vez dos Masters B e C realizarem a sua prova. Aqui dominou o Vitor Faria (Master B) da equipa de Peçalmodovar / Casa Benfica Almod. que tambem venceu isolado.
A 3ª corrida do dia seria a dos Masters A, que teriam de percorrer 15 voltas ao circuito.
Após várias iniciativas de fuga, 3 ciclistas das equipas mais representadas, conseguem isolar-se e já não viriam a ser alcançados. A equipa do Chão das Donas tinha lá um corredor (D. Caetanita). Portanto para nós (Chão das Donas) a corrida estava "fechada", era só seguir no pelotão e ter atenção para que mais nenhum corredor conseguisse sair. E assim foi. Os 3 chegaram isolados e o vencedor foi o ciclista da equipa da Ribeira S. João, com o J. Portela do Almodôvar em 2º e o David Caetanita a fechar o pódio.
No sprint final, saltou-me a corrente do prato grande para fora...e por muita sorte não fui ao "tapete". Normalmente isto dá queda...
Fiz os ultimos 300 mts. a deslize...pois a corrente saiu para o lado direito da bike e não quis mais entrar. Falta de sorte por um lado e alguma felicidade por outro, diria eu. Acabei por terminar na 15ª posição já com tempo perdido para o pelotão.
Por ultimo correram os Elites e Sub -23 amadores tambem 15 voltas, e esta seria a unica prova que foi discutida ao sprint, com vitória para um corredor "possante" da Vulcal.
O Chão das Donas fez 5º na Classif. por Equipas.