domingo, 26 de maio de 2019

Taça Algarve XCO #2 Alface

Foi a 1ª vez que participei numa prova de XCO. Disputou-se no passado 5 de maio em Alface, próximo de Faro, e a prova era pontuável para a Taça do Algarve de XCO.
Apesar de já ter participado, poucas vezes, em provas como o TRP, um circuito de resistência em bicicleta BTT, o índice técnico está longe das provas de XCO.
Experiência agradável num circuito com muita condução, tendo 16 participantes o meu escalão, Masters 40, percorriam 4 voltas.
Como não tinha pontos no Ranking, sai da ultima fila da grelha de partida. Logo na 1ª volta, na parte inicial dei um tralho que me deixou na ultima posição da corrida.
Uma Queda sem consequências, um tombo para o lado num drop em curva...
Sabia ao que ia e segui a meu ritmo, confortável q.b. e preocupado em não correr riscos desmedidos para evitar alguma queda.
Acabou por ser um bom treino, com o pulso a trabalhar "lá no alto" como é norma nas provas de XCO.
Terminei na 12ª posição, mas mais que isso fiquei com vontade em voltar a participar, onde a técnica dita leis, embora a condição física também seja importante. 




domingo, 5 de maio de 2019

Uma estreia absoluta...XCO - Taça Algarve


24º Prémio J. F. Torrão

25 abril 2019, e mais uma edição do clássico Prémio do Torrão.
Prova disputada mais uma vez entre Torrão - Alcácer do Sal - Torrão, na distância de 78 km.
Pelotão Master com mais de 100 unidades, e este ano alguns participantes Não Federados, uma vez que a Prova é "Open".
Na 2ª metade da corrida, já no regresso após Alcácer do Sal, a corrida foi muito movimentada, chegando o pelotão a partir-se em vários grupos, fruto da velocidade e o vento lateral que chegou a ajudar a endurecer a corrida.
No final chegada ao sprint.
Termino no 17º da Geral e 4º Master 40.
As sensações podiam ser melhores...