sexta-feira, 11 de setembro de 2009

II Raid BTT do G.P.Portelas

Que bem que soube esta Cola ...


Manuel Vitorino (dorsal 118) a mostrar os seus dotes de BTTista !!!


O meu pai (dorsal 163) a evidenciar a sua classe tambem na vertente BTT


No domingo 6 de Setembro, fui participar no II Raid BTT Grupo Popular das Portelas. Isto depois de no sabado ter estado em Palmela, para participar no 12º Prémio Autoeuropa em ciclismo, onde fiz um breve resumo no post anterior.

A iniciativa partiu do amigo Roberto, um BTTista, que desta vez fazia parte da organização, mandou-me uma mensagem a dar-me conta do Raid de BTT que se iria realizar. Na altura, não tive interesse pelo facto de ter a corrida em Palmela no dia anterior, isso tornava uma esforço demasiado grande ir participar numa maratona de BTT no dia seguinte. No entanto após uma conversa telefónica com o meu primo Manuel Vitorino, acabei por mudar de opinião e fiz a nossa inscrição para o raid. Eu inscrevi-me na maratona (75 kms), e ele nos 45 kms.

Acabei, passado uns dias por inscrever o meu pai tambem. Ia ser a estreia dele numa maratona. Ele tambem estaria na de 45 kms. Se tivesse pensado melhor, tambem eu devia ter ido à dos 45 kms, principalmente depois de sentir na "pele" as dificuldades que passei neste raid BTT.
A maratona acabou por ser muito exigente, talvez mais porque tinha o desgaste do dia anterior. Estive algum tempo com um atleta que seguia à minha frente, sempre em vista (um atleta do BTT de Loulé que não consegui identificar), mas não conseguia chegar próximo dele. O que é certo é que por volta do Km 40, tive de alterar o meu andamento. Comecei a ter dificuldades fisicas e tive de abrandar o ritmo. A partir dessa altura, pensei para mim próprio :
" Acho que está na altura de desfrutar do raid...".

Já fazia algum tempo que andava sozinho, não via ninguem, nem atrás, nem à minha frente. Não parei no 1º abastecimento, no alto do Espinhaço do Cão. Viria a parar no 2º abastecimento, por volta do kilometro 50 e no 3º por volta do kilometro 62,63. Era por esta altura que os 2 percurssos se juntavam, o de 45 e o de 75. E a partir do ultimo abastecimento, o trajecto ate ao final acabou por ser bastante acessivel. Fiz esta ultima parte na companhia do Bruno da equipa Extremosul/Maxfinance, já treinamos juntos varias vezes na estrada, ate porque ele já veio ate às Cardosas ao domingo para andar de bicicleta. e ainda um outro atleta que não conheço. Fomos juntos até ao fim, e ainda fomos conversando. Certo é que mesmo sem forçar, tive de sair da bicicleta uma vez por ataque de cãibras...elas já vinham ameaçando e acabaram por "morder2 mesmo. Mas tudo bem, quem gosta deste desporto, sabe que a bicicleta é uma modalidade que exige um determinado espirito.
Espirito foi o que o meu primo Manuel Vitorino teve, ao iniciar-se este ano nesta actividade desportiva. No inicio do ano foi a aquisição de uma bicicleta de BTT. No Verão adquiriu uma bike de estrada, e calmamente vai aprendendo e evoluindo neste mundo das 2 rodas.
O meu pai tambem gostou do Raid, e os dois acabaram por fazer grande parte do percursso perto um do outro. No fim o meu pai confessou-me que estava surpreendido com o Vitorino...para quem só este ano começou a andar de bike, com alguma regularidade, esteve bastante bem. Só a titulo de curiosidade, de entre os 130 BTTistas que concluiram na integra o percursso dos 45 kms, eles fizeram o percursso em 2h 27m. o que deu para o lugar 35 e 36...prestação interessante! Ainda mais quando o propósito da participação neste evento não era o lugar ou o tempo...ou seja aquilo não era nenhuma corrida.
Foi um raid interessante. Gostei do percursso de uma forma geral. Um pouco duro o percursso dos 75 kms, fiz em 3h 29m o que deu um 5º lugar, entre 40 participantes que concluiram o percursso dos 75 kms.
Tudo correu bem, sem azares mecânicos ou quedas, logo é motivo para considerar que foi bom ter ido participar, ainda mais com a companhia do meu pai e do meu primo Vitorino.

Venha de lá o próximo...

3 comentários:

  1. Boas amigo Joao Coelho quero agradecer a tua(vossa) presença no nosso raid ,para quem fez uma prova de estrada na dia anterior reconheço que não é facil para o ano conto com a voçes outra vez.
    Obrigado
    João Fialho

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário João Fialho.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. DASSS!!
    so agora vi este post!!
    Espetaculo ate tenho direito a foto!!!!
    ate me deixas emocionado com as tuas palavras.
    continua!!!

    ResponderEliminar