quinta-feira, 27 de maio de 2010

Campeonato Nacional de Masters 2010


É já no próximo domingo que se realiza a prova mais importante do escalão de Masters, o Campeonato Nacional. Com um traçado duro, o pelotão vai subir a Serra da Arrábida 3 vezes para a categoria A (120 km), que é tambem a minha, 2 vezes para os Masters B (80 km) e 1 vez para os mais velhos Masters C (40 km). Com partida e chegada na cidade do Sado, a passagem na Serra vai concerteza seleccionar os melhores para a disputa do titulo nacional.
Um Nacional bem durinho...será feito à medida dos "trepadores"?
Domingo veremos isso...
e eu lá estarei presente com a minha equipa BURGUER RANCH / PORTIMÃO, nesta que será a minha 3ª participação em nacionais de Masters.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

III brevet "Terras do Infante" Lagos

Foi no passado domingo, dia 23 de Maio, que decorreu nas estradas do barlavento algarvio o III Brevet "Terras do Infante" organizado pelo Ciclo Clube de Lagos. Após o meu amigo Fernando ter-me feito o desafio de participar no raid, em conjunto com a minha equipa, decidimos marcar presença no evento. Alem de estarmos presente num evento aqui na região, para nós acabava por ser um bom treino de conjunto. Assim a equipa apresentou-se com os seus 8 elementos mais 1 convidado, o Amílcar "Chagas" que frequentemente nos acompanha nos treinos e este ano até nalgumas provas, uma vez que também ele está federado, no caso como individual. A juntar aos 97 kms. do Brevet havia ainda a ligação Portimão - Lagos e o regresso de novo a Portimão no final do evento onde tínhamos um almoço à espera no Clube Chão das Donas já previamente combinado o que fez com que não marcássemos presença no almoço que a organização propunha aos participantes no evento (dizem que foi um almoço de qualidade e quantidade). No total foram 132 kms. de treino e 3h 58m..
Tudo correu bem. Efectuamos um bom treino de equipa (aproveitando a presença do David Caetanita que reside em Almodôvar e do César Mestre que veio de faro). No inicio tinha ficado logo definido que o ritmo seria vivo, mas sem perda de qualquer elemento do grupo. Portanto iniciamos com 9 ciclistas o Brevet e teríamos de chegar juntos os mesmos 9, à cidade de Lagos. Houve a necessidade de ajustar o ritmo, pois o percurso até era exigente. Realizamos 2h 43m para o trajecto do Brevet de Lagos, embora a organização tivesse dado o tempo de 2h53m. Essa diferença deve-se apenas ao facto de termos parado nos 2 abastecimentos por breves instantes, mas principalmente porque no 2º abastecimento o colega David Caetanita enganou-se e em vez de seguir em direcção às Romeiras seguiu para Marmelete, e o restante grupo acabou por ficar à espera logo após as Romeiras. Corrigido o erro lá regressamos ao nosso ritmo a caminho de Lagos.
Com 12 equipas participantes este evento foi na minha opinião um sucesso.
O pessoal da organização muito prestável, abastecimentos líquidos e sólidos de qualidade e quantidade...desde sumos, ice -tea, Coca Cola, snacks, bolos, fruta e até bebida isotonica existia!!!
Uma maravilha!
Oficina móvel e tudo, do amigo João Gil com o patrocínio BIKE ZONE!!! Não faltava nada...
Este sim, um evento para todos os amantes das bicicletas! Ciclismo para todos naquela manhã de domingo!
Para os amantes das "almoçaradas", no qual a bicicleta é apenas um pretexto para o "pára e bebe" da maior parte dos passeios de cicloturismo, pois talvez não seja o evento mais adequado para participar.
Para todos aqueles em que a prática do ciclismo, seja ele de lazer ou de competição, mas que efectivamente gostam e praticam a modalidade com alguma regularidade, este é um evento que não devem perder, se continuar nos próximos anos nestes moldes.
Tanto para aqueles que procuram se superar e realizar um bom registo em termos de tempo gasto no percurso (atenção que este é um raid de roda livre mas por equipas...), como para os que procuram uma manhã de ciclismo de lazer com o seu grupo onde o tempo que gastam para percorrer a distancia não tem importância, este Brevet "Terras do Infante" é de participação obrigatória!
Parabéns Ciclo Clube de Lagos!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

III Trofeo Pablo Olavide (Espanha)

Foto : esta era a viragem para a meta situada a 500 mts.
3 faixas de rodagem em cada sentido...e circuito fechado ao trânsito, outro mundo o ciclismo em Espanha.

No domingo, dia 16 de Maio estive em Espanha, na localidade de Dos Hermanas situada a sul de Sevilha (10 kms. sensivelmente) para disputar o III Trofeo Pablo Olavide, prova pontuável para a Copa Andaluzia.
Outro mundo...estes espanhóis! Mais de 200(!!??) corredores das várias categorias, desde sub-23 a Masters 60. Tudo isto dividido em duas corridas. Primeiro correram os mais velhos (Masters 40, 50 e 60) perfazendo um pelotão de 94 corredores onde estiveram o meu colega João Cerol e outro companheiro de pedaladas Amílcar Pato, este a nível individual.
Depois foi a minha vez de entrar em acção num pelotão com os Sub-23/ Seniores e Masters 30.
128 corredores na linha de partida para percorrer 10 voltas a um circuito de 8 kms cada volta.
Um circuito com traçado plano, sem quaisquer dificuldades, excepção feita a um "topo" de 500 / 600 mts. que era onde estava instalada a partida e chegada das duas provas que se disputaram.
Inúmeras tentativas de fuga, mas apenas no ultimo terço da prova se deu a grande fuga com um grupo com cerca de 10 elementos que nunca conseguiu mais de 20 a 25 segundos de vantagem para o grande pelotão, que apenas nos últimos 500 mts. (no tal "topo" para a meta) conseguiu "caçar" os fugitivos, absorvidos em pleno sprint pela cabeça do pelotão. A excepção foi o vencedor da corrida, o espanhol Javier Pardo (Polsando) que havia abandonado os seus companheiros de fuga nos metros finais e assim resistiu à velocidade louca com que o pelotão fez os últimos kilómetros.
Terminei a corrida na 21ª posição, num final muito rápido, mas com algum perigo, tendo inclusive ocorrido uma queda. Entrei bem posicionado na ultima rotunda a 500 mts da meta mas depois senti falta de alguma protecção naqueles metros finais, bem como medo de arriscar uma queda...e as pernas também já não podiam...
Este tipo de corrida, em circuito, apesar de ser um circuito já com alguma extensão (8 kilómetros), é óptimo para ganhar "andamento"...e eu notei a falta dele (do andamento) quando houve a aceleração final nos últimos metros de corrida.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mais fotos da maratona BTT da Guia











Mais algumas fotos que foram disponibilizadas no forum BTT acerca da I maratona realizada pelo GUIA FC .

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Maratona de BTT na Guia


Foi uma estreia muito enlameada para a minha bike. Não choveu no domingo dia do Raid BTT do Guia F.C., mas o que choveu no dia e madrugada anterior foi o suficiente para deixar muita água no terreno, dando mais dificuldade à travessia do terreno "pesado". Foi uma boa estreia, percurso acessível a todos, e foram cerca de 300 BTTistas os que se deslocaram até à Guia para participar no evento.
Para mim, esta participação tinha 2 pontos de interesse:
1º Era o facto de querer estrear a bicicleta de BTT que tinha adquirido em Fevereiro.
2º A participação iria ser feita em forma de treino, ou seja andamento sempre "alto", desta forma substituía de certo modo aquilo que iria fazer na estrada, caso não estivesse ali a participar na maratona.
Bom, e assim os 2 pontos foram atingidos! Estreei a bike num dia difícil devido à muita lama, e andei sempre rápido. Ainda me enganei no percurso uma vez, quando já seguia sozinho, o que me fez percorrer cerca de 1.5 km a mais dos 50 previstos. Nesse espaço de tempo deu para 4 atletas que seguiam no meu encalço passarem para a frente. Mas rapidamente cheguei próximo deles, e voltei a pôr o ritmo que me convinha, e já próximo do final apenas um atleta do CC Loulé me acompanhava, e acabamos por chegar os 2 juntos à meta, apesar de eu passar o risco em 1º. O próprio BTTista do CC Loulé disse para eu passar a linha de meta em 1º, visto que já me tinha enganado no percurso quando seguia sozinho na frente, e como tinha conseguido chegar junto da dianteira e acabei por quase sempre ser eu a impor o ritmo, de uma forma desportiva (considero eu) ficou acertado de que seria eu a terminar a maratona no 1º lugar.
Mas isso não era o mais importante. Significativo para mim, foi o facto de o percurso ter permitido que eu efectuasse um excelente treino para as próximas provas de estrada que se avizinham neste mês de Maio, a corrida em Espanha no próximo domingo e o Campeonato Nacional de estrada no dia 30.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Terei eu mais férias que os outros trabalhadores?

São 3 dias de férias e 2 dias de compensação de horas de sábados efectuados! Fazem com que esteja por casa toda esta semana!!! Porreiro! É tempo de aproveitar, e tentar melhorar um pouco a forma física!
Para esclarecer algumas mentes, não sei se invejosas ou curiosas, tenho direito a 25 dias de férias por não ter faltado um unico dia em 2009.
Este ano, gozei 3 dias na altura da Volta ao Algarve, 4 dias no final de Abril, mais estes 3 dias. Perfaz 10 dias...portanto tenho ainda 15 para gozar.
Esses 15, vão ser gozados 5 dias em Junho, na altura do Mundial de Futebol e 10 dias em Julho.
Estão esclarecidos?

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Prova na Vidigueira anulada

O 3º Prémio da Vidigueira / Capital do Pão Alentejano para o escalão de Masters, agendado para o próximo dia 15 de Maio (Sabado) afinal já não se realiza. Para compensar, a minha equipa Burguer Ranch/Portimão vai se deslocar no próximo domingo a Sevilha (Esp.) para disputar o III TROFEO VIAL PABLO OLAVIDE na localidade Dos Hermanas.
Esta prova é pontuável para a Copa da Andaluzia de Masters.
Depois...vem ai o Campeonato Nacional de estrada.
O Campeonato Nacional Masters de 2010, irá disputar-se em Setúbal, a 30 de Maio, e terá como palco a serra da Arrábida.

domingo, 9 de maio de 2010

Quadro Moser 333


Após 3 meses de espera, chegou finalmente o meu Quadro MOSER 333.

Agradeço ao Sergio Rodrigues da loja ALLBIKES em Olhão, pelo facto de me ter cedido a titulo de empréstimo um Quadro igual ao meu. Isso permitiu-me não ficar "descalço" nestes meses de Fevereiro, Março e Abril. Caso contrário não poderia ter participado nas 5 provas de estrada que efectuei até este momento. Espero agora ter mais sorte com o Quadro que me foi entregue!

sábado, 8 de maio de 2010

A estreia


Amanhã é dia de estrear a minha bike de BTT no I raid BTT do Guia FC. Ainda me consegui inscrever há ultima da hora...e lá vou dar uma perninha.
É que a bicicleta já cá está há 3 meses e ainda não foi baptizada no terreno dela...ou seja, no campo. Apenas 47 kms. feitos na estrada e alguns treinos nos rolos no mês de Março.
Amanhã, pelas previsões é um baptizo molhado, pois prevê-se chuva!

sábado, 1 de maio de 2010

Totais de Abril

Em Abril foram 17 treinos com 1278 kms percorridos.
Participei em 3 provas ( 2 provas de 1 dia, Palmela e Torrão ; 1 prova de 2 etapas em 2 dias, Grandola) com 334 kms na totalidade.
No Total foram 1612 kms.
Total acumulado desde 1 Janeiro de 2010 : 4750 kilómetros