quarta-feira, 19 de maio de 2010

III Trofeo Pablo Olavide (Espanha)

Foto : esta era a viragem para a meta situada a 500 mts.
3 faixas de rodagem em cada sentido...e circuito fechado ao trânsito, outro mundo o ciclismo em Espanha.

No domingo, dia 16 de Maio estive em Espanha, na localidade de Dos Hermanas situada a sul de Sevilha (10 kms. sensivelmente) para disputar o III Trofeo Pablo Olavide, prova pontuável para a Copa Andaluzia.
Outro mundo...estes espanhóis! Mais de 200(!!??) corredores das várias categorias, desde sub-23 a Masters 60. Tudo isto dividido em duas corridas. Primeiro correram os mais velhos (Masters 40, 50 e 60) perfazendo um pelotão de 94 corredores onde estiveram o meu colega João Cerol e outro companheiro de pedaladas Amílcar Pato, este a nível individual.
Depois foi a minha vez de entrar em acção num pelotão com os Sub-23/ Seniores e Masters 30.
128 corredores na linha de partida para percorrer 10 voltas a um circuito de 8 kms cada volta.
Um circuito com traçado plano, sem quaisquer dificuldades, excepção feita a um "topo" de 500 / 600 mts. que era onde estava instalada a partida e chegada das duas provas que se disputaram.
Inúmeras tentativas de fuga, mas apenas no ultimo terço da prova se deu a grande fuga com um grupo com cerca de 10 elementos que nunca conseguiu mais de 20 a 25 segundos de vantagem para o grande pelotão, que apenas nos últimos 500 mts. (no tal "topo" para a meta) conseguiu "caçar" os fugitivos, absorvidos em pleno sprint pela cabeça do pelotão. A excepção foi o vencedor da corrida, o espanhol Javier Pardo (Polsando) que havia abandonado os seus companheiros de fuga nos metros finais e assim resistiu à velocidade louca com que o pelotão fez os últimos kilómetros.
Terminei a corrida na 21ª posição, num final muito rápido, mas com algum perigo, tendo inclusive ocorrido uma queda. Entrei bem posicionado na ultima rotunda a 500 mts da meta mas depois senti falta de alguma protecção naqueles metros finais, bem como medo de arriscar uma queda...e as pernas também já não podiam...
Este tipo de corrida, em circuito, apesar de ser um circuito já com alguma extensão (8 kilómetros), é óptimo para ganhar "andamento"...e eu notei a falta dele (do andamento) quando houve a aceleração final nos últimos metros de corrida.

Sem comentários:

Enviar um comentário