domingo, 31 de outubro de 2010

Outubro

Foto: César Mestre, Eu, David Caetanita e o amigo José Martins (o algarvio da equipa Fundiarte/ Costa Azul/CCLA). A foto foi tirada no 3º Prémio José Amaro em Abril deste ano.
Outubro termina hoje.
Deixei os treinos, mas o gosto em andar de bicicleta existe, e como tal há que dar umas voltinhas bem na desportiva para satisfazer o prazer em andar de bicicleta sem intuitos competitivos.
Estes 3 meses (Outubro, Novembro e Dezembro) irão ser assim, espero eu.
Pedalar com...tranquilidade.
Eis os totais deste mês:
162 kms » 2 saidas na bike de estrada.
63 kms » Campeonato Regional Algarve XCM_BTT 2010
Após o regional do Algarve em BTT, montei 2 pneus de estrada na bicicleta de Todo-o-Terreno e têm sido esta a bicicleta que uso agora.
255 kms » 4 saidas com a bike de BTT.
No total foram 480 kms este mês.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O escalão Master



Quando o praticante de ciclismo chega à idade sénior, o corredor segue a via profissional através de uma equipa Sub-23 e mais tarde caso tenha mostrado valor para tal, um lugar no pelotão Elite ou seja nos profissionais.
Embora no escalão Sub-23 o corredor já seja um profissional da bicicleta, pois o treino aqui exige bastantes horas, para além de haver provas marcadas nos dias úteis da semana. Assim é complicado gerir uma carreira de corredor de bicicleta com uma outra actividade, mesmo em regime part-time.
Esta é um ideia resumida daquilo que é o seguimento natural de um corredor profissional na idade sénior.
A alternativa em caso de querer competir, e não pretenda (ou não possua qualidades para) fazer do ciclismo a sua profissão, é o ciclismo amador, ou seja o escalão de Masters que se divide em vários escalões etários. Os Masters é um pouco o ciclismo para todos. Dos mais novos aos mais velhos.
O único senão no facto de Sub-23 e Elites integrarem o pelotão de Masters, é o facto de haver a tendência de algumas equipas em "prescindir" de ter nas suas fileiras alguns Masters mais velhos (mas esses sim os verdadeiros Masters para quem este pelotão devia estar orientado) e procurarem os mais jovens, provavelmente porque poderão oferecer outra qualidade à equipa em causa. Em Portugal o numero de atletas federado no ciclismo é algo limitado.
Fazer uma corrida só para Masters, e outra para os Sub-23 e Elites amadores sai caro. Assim os organizadores fazem um género de 2 em 1.
As equipas Masters são o encaminhamento natural do atleta (maior de 18 anos) que pretende participar em provas de ciclismo. Ainda assim as equipas deste escalão não abundam. Alguns corredores que pretendem competir, e não encontram equipa que os receba, o mais provável é entrarem no pelotão Master como "Individual", procurando depois mostrar qualidades que possam chamar a atenção de alguma equipa. Os Masters estão divididos em 3 escalões etários, com inicio a partir dos 30 anos de idade. Entre os 18 e os 29 anos o atleta é primeiro Sub-23 e depois Elite (amadores). Por isso a maior parte das provas são designadas de Masters / Open para poderem participar os Sub-23 e elites amadores.
Os Masters estão divididos em 3 categorias de idade. Assim: Masters A (30-39 anos); Masters B (40-49 anos); Masters C (a partir dos 50 anos).
As corridas normalmente incluem todas estas categorias, existindo depois para alem da classificação geral individual as classificações por categoria.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os escalões no ciclismo

Como está organizado o ciclismo em Portugal?
Vejamos:
Fase 1
O ciclismo na fase "escola" ou "aprendizagem" posso incluir:
»Benjamim
»Iniciado
»Infantil
Fase 2
O ciclismo de formação:
»Juvenil
»Cadete
»Junior
Fase 3
O ciclismo Sénior:
»Sub-23
ȃlite
»Veterano/Master
Brevemente, uma descrição do que é o ciclismo no escalão de Masters.

sábado, 23 de outubro de 2010

Aniversário!


Completo hoje 35 anos de existência!!!
Começo a ser um "verdadeiro" veterano...eheheh!
A maior prenda é ter saúde para continuar a trabalhar e ver crescer os meus 2 filhotes, Tomás e Inês!
Com uma "ginástica" de tempo, continuarei a dar umas voltas de bicicleta.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fotos do Campeonato Regional BTT- XCM











Algumas fotos do Campeonato regional de BTT - XCM.
No final a lama abundava na bike e na roupa. Mas até nem era muita, tendo em conta o que choveu nos 2/3 dias anteriores à prova.
A bicicleta sofre...e o equipamento nunca mais é o mesmo...ainda por cima quando tem o branco como cor principal.




quarta-feira, 13 de outubro de 2010

5º Passeio de cicloturismo do Clube Chão das Donas

No próximo dia 7 de Novembro o Clube Recreativo Chão das Donas vai organizar um passeio de cicloturismo que integra as comemorações do aniversário do clube. É a 5ª edição do passeio organizado por este clube da cidade de Portimão. O passeio irá percorrer as estradas do concelho Portimonense. As inscrições poderão ser feitas através do e-mail do clube (crcdonas@iol.pt) ou através do nº de telemóvel 96 3965325.
Eu vou estar presente e contribuir para que o passeio seja uma saudável confraternização entre os participantes. Qualquer esclarecimento que seja necessário tambem poderão deixar aqui mensagem ou através do meu telemovel 962341402, e talvez possa ajudar.
Vamos ver se o tempo também ajuda.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Rescaldo do campeonato regional maratonas XCM


Ontem participei no campeonato regional de maratonas XCM em Loulé, duas semanas após terminar os treinos da minha época desportiva.
O campeonato organizado pelo Club BTT Loulé e Associação de Ciclismo do Algarve teve um percurso equilibrado, e que se tornou mais duro e exigente para o físico, após as chuvas dos últimos dias, que deixaram o terreno muito macio e com lama à "fartazana".
O percurso estava bem sinalizado.
É de louvar o Club BTT de Loulé que apenas teve duas semanas para preparar a prova, pois esta estava anteriormente entregue a um Clube de S. Brás que falhou...
Um inicio de prova rápido em alcatrão, ajudou a seleccionar na frente um restrito grupo, talvez de umas 15 unidades. Seriam à priori os atletas com pretensões aos lugares cimeiros da classif. Geral e mais bem preparados para esta prova que estariam na frente.
Eu optei desde logo por não entrar em loucuras e procurar desde o inicio o meu próprio ritmo. Assim o fiz logo que deixamos o alcatrão (3 a 4 kms iniciais) e entramos na terra.
Nesta altura já sem treinar, tentar seguir os da frente o mais tempo possível era cometer um suicídio. No calor da prova essa era a minha tentação, mas conscientemente sabia que depois a factura a pagar na parte final seria bem pesada...
Assim acabei por terminar a maratona sem chegar ao limite e sem grande sofrimento.
3h 02m foi o meu tempo para os 63 kms, e o 20º lugar da Geral individual (classif. Vet. A).
Estiveram em Loulé 62 atletas para disputar os títulos de campeões regionais de BTT XCM, num dia marcado pela muita lama, mas sem chuva.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Campeonato Regional Algarve XCM 2010

No próximo dia 10 de Outubro vai-se realizar em Loulé o Campeonato Regional de Maratonas de BTT (XCM), a prova vai ser organizada pela Associação de Ciclismo do Algarve.
Apesar de já ter terminado os treinos, vai para 2 semanas, irei participar no próximo domingo no Campeonato Regional.
Esta prova já aparece fora de tempo para mim, mas irei estar presente, obviamente sem ilusões quanto a resultados.
No entanto, e dentro das possibilidades que esta altura me permite, irei fazer o melhor possivel nos 63 kms da maratona.
É hora de voltar a pôr a minha SCOTT SCALE 50 a rodar no campo.

sábado, 2 de outubro de 2010

Totais de Setembro

Bicicleta de estrada
» 1035 kms
» 12 treinos
» 2 provas;
- 13º Prémio Volkswagen-Autoeuropa (80kms);
- XXXIII Cto. de Las vendimias (116 kms) em La Palma (Espanha)

Bicicleta de BTT
» 2 Raid Maratona com total de 100 kms aprox. ;
- I Raid BTT "Rota da Sardinha" 58 kms
-3º Raid BTT do GPP 42 kms (Meia Maratona)
No total (estrada mais BTT) do mês perfaz 1135 kms.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Juan J. Lobato Del Valle no campeonato do Mundo Sub-23


Depois de ter ficado surpreendido com a presença da equipa Andalucia-Cajasur na ultima corrida que disputei em La Palma del Condado (Esp.), e de ter descoberto por casualidade através da net, da presença de um corredor dessa equipa nos Mundiais deste ano na Austrália a representar a selecção Espanhola de ciclismo, fiquei a aguardar a prestação desse jovem corredor espanhol na prova de estrada do Mundial.
Juan Jose Lobato Del Valle classificou-se na 9º posição. O melhor espanhol neste mundial. Depois de ter sido 6º no Europeu deste ano na Turquia, agora novo resultado de relevo.
Note-se que o 3º lugar acabou por ser atribuido a 2 corredores!?!
Nem comissários, nem chips electrónicos, nem foto finish conseguiram separar o Norte Americano Phinney e o Canadiano Boivin na atribuição da medalha de bronze. Situação rara.
Nelson Oliveira foi o melhor Português na 23ª posição. Mas o Português já havia participado dias antes na prova de Contra-relógio, a sua especialidade, e falhou uma medalha por 3 segundos!!??
Classificação:
1 Michael Matthews (Australia) 4:01:232
2 John Degenkolb (Germany)
3 Taylor Phinney (United States Of America)
3 Guillaume Boivin (Canada)
5 Arnaud Demare (France)
6 Sonny Colbrelli (Italy)
7 Laurens De Vreese (Belgium)
8 Sebastian Lander (Denmark)
9 Juan Jose Lobato Del Valle (Spain)
10 Viacheslav Kuznetsov (Russian Federation)