Quando o praticante de ciclismo chega à idade sénior, o corredor segue a via profissional através de uma equipa Sub-23 e mais tarde caso tenha mostrado valor para tal, um lugar no pelotão Elite ou seja nos profissionais.
Embora no escalão Sub-23 o corredor já seja um profissional da bicicleta, pois o treino aqui exige bastantes horas, para além de haver provas marcadas nos dias úteis da semana. Assim é complicado gerir uma carreira de corredor de bicicleta com uma outra actividade, mesmo em regime part-time.
Esta é um ideia resumida daquilo que é o seguimento natural de um corredor profissional na idade sénior.
A alternativa em caso de querer competir, e não pretenda (ou não possua qualidades para) fazer do ciclismo a sua profissão, é o ciclismo amador, ou seja o escalão de Masters que se divide em vários escalões etários. Os Masters é um pouco o ciclismo para todos. Dos mais novos aos mais velhos.
O único senão no facto de Sub-23 e Elites integrarem o pelotão de Masters, é o facto de haver a tendência de algumas equipas em "prescindir" de ter nas suas fileiras alguns Masters mais velhos (mas esses sim os verdadeiros Masters para quem este pelotão devia estar orientado) e procurarem os mais jovens, provavelmente porque poderão oferecer outra qualidade à equipa em causa. Em Portugal o numero de atletas federado no ciclismo é algo limitado.
Fazer uma corrida só para Masters, e outra para os Sub-23 e Elites amadores sai caro. Assim os organizadores fazem um género de 2 em 1.
As equipas Masters são o encaminhamento natural do atleta (maior de 18 anos) que pretende participar em provas de ciclismo. Ainda assim as equipas deste escalão não abundam. Alguns corredores que pretendem competir, e não encontram equipa que os receba, o mais provável é entrarem no pelotão Master como "Individual", procurando depois mostrar qualidades que possam chamar a atenção de alguma equipa. Os Masters estão divididos em 3 escalões etários, com inicio a partir dos 30 anos de idade. Entre os 18 e os 29 anos o atleta é primeiro Sub-23 e depois Elite (amadores). Por isso a maior parte das provas são designadas de Masters / Open para poderem participar os Sub-23 e elites amadores.
Os Masters estão divididos em 3 categorias de idade. Assim: Masters A (30-39 anos); Masters B (40-49 anos); Masters C (a partir dos 50 anos).
As corridas normalmente incluem todas estas categorias, existindo depois para alem da classificação geral individual as classificações por categoria.