quarta-feira, 10 de abril de 2013

Taça do Algarve de Maratonas BTT - Conceição de Tavira #1


Teve inicio no passado domingo 7 de Abril a edição de 2013 da Taça do Algarve XCM com a realização da 1ª prova pontuável para o troféu, o 8º Raid BTT "Terras da Conceição".
Com partida e chegada na mata da Conceição de Tavira, o percurso foi idêntico (igual ?) ao do ano anterior, uma prova fisicamente exigente com um acumulado de subida a rondar os 1900 mts. e 63 km de extensão.
Em termos de organização, pouco ou nada a apontar, pois no essencial não houve falhas, isto é: percurso bem marcado e 100% ciclável.
Quanto à minha prestação, começei esta Taça 2013 da mesma maneira que acabei a de 2012 (maratona de Lagos), com um 3º lugar.

Satisfeito com o rendimento obtido, mas mais importante do que o pódio foi a aproximação que consegui no tempo gasto na prova em relação aos 2 primeiros classificados, Valério Ferreira e Marco Nunes. Olhando ao ano transacto, foram estes os 2 atletas que dominaram na totalidade a Taça e o Campeonato de maratonas do Algarve quase sempre com um fosso considerável em relação aos restantes participantes do escalão Master A.
Terminar a prova a apenas 36 seg. do vencedor, dá-me boas indicações acerca do que poderei fazer nas restantes provas, principalmente nas maratonas mais exigentes fisicamente, e menos complicadas a nivel técnico, como foi o caso desta 1ª prova da Taça do Algarve de maratonas BTT.

No entanto nem tudo foi positivo.
A 4 km da meta as "piranhas" atacaram...e com a consequente prisão muscular a obrigar-me a deixar de pedalar por algum tempo. Julgo ter sido a consequência dos poucos liquidos ingeridos durante a prova. Uma enorme falha minha.
Esse espaço de tempo foi suficiente para largar os 2 atletas do BTT Loulé que a todo o custo vinham a tentar "descarregar-me"...eram eles, Tiago Gabriel e Valério Ferreira.
Essa quebra fisica tirou-me a possibilidade de algo mais...mas tudo isso faz parte de uma permanente aprendizagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário