domingo, 26 de abril de 2015

Prémio do Torrão

Ontem decorreu a 20ª edição desta prova, e já é uma clássica do ciclismo amador.
Corrida com algum vento mas sem chuva.
Na subida à saída de  Alcácer do Sal dá-se uma fuga, que viria a resultar. Alguns ciclistas no grupo, e mais tarde após a saída de Alcácer juntam-se mais alguns elementos formando um grupo de fugitivos com 7 elementos.
A fuga conseguiu chegar, e discutir a vitória na corrida, embora a cabeça do pelotão tivesse praticamente encostado já no ultimo km aos fugitivos.
No entanto os 6 primeiros foram corredores que integraram a fuga.
Terminei na 10ª posição na Geral Individual e 3º no meu escalão Master 40.
Entrei mal colocado na chegada ao Torrão, no inicio da subida que antecede a localidade, nem nos 25 primeiros estava...o que me obrigou a desgastar para entrar nos últimos 300 mts. melhor posicionado.
Dei o que tinha e por isso só tenho de estar satisfeito.


Foto 1 : o pelotão em direção a Alcácer do Sal.




Foto 2 : Top 10 do 20º Prémio do Torrão

sábado, 18 de abril de 2015

Extreme Road - Albufeira

Este evento que decorreu no passado domingo 12 de Abril, organizado pela Extremosul, contava com 2 etapas ;
A 1ª um C/R. de 6,5 kms na Marina e a 2ª uma etapa em Linha de 120 km ou em alternativa um percurso com 70 km.
Cerca de 200 participantes num evento que se quer alem da vertente competitiva, (por isso as classificações), mas tambem de lazer e convívio.
A dureza da etapa da tarde no percurso de 120 km, talvez tivesse sido algo demasiado, tendo em conta que o objetivo é que seja uma "Prova para Todos", o tal ciclismo de massas que tanto se vê no BTT.
Há aspetos a melhorar, mas num modo geral foi uma boa organização da Extremosul.

 
 
 
Classificações :
 
1ª etapa C./R. : 13º  classif.
 
2ª etapa : 20º classif.
 
Geral final : 15º classif. 
Master 40 : 3º classif. 

terça-feira, 7 de abril de 2015

Taça Regional do Algarve # 3 - Monte Ruivo

A localidade de Monte Ruivo acolheu a 3ª prova da Taça Regional do Algarve de XCM.
Depois de Tunes e Odemira desta vez a prova desenrolou-se no interior algarvio. E como é característico desta zona a prova foi fisicamente exigente com um acumulado de subida acima dos 2000 mts.
O que achei de bom foi pelo facto de ter sido uma maratona dura, é verdade, onde a forma física de cada um prevalece; e aqui quem mais e melhor treina...mais possibilidades tem!
Muito fraca nas marcações, enganei-me 2x... e por várias vezes tive de olhar para perceber para onde devia seguir. Não fui o único, houve mais atletas com o mesmo problema, logo...
Quanto às condições para os banhos eram poucas, e o almoço fraco ou muito fraco.
Desportivamente falando, próximo do km 60 ainda antes de iniciar a ultima grande dificuldade do dia, a subida do Malhão, dei o estouro físico! Cãibras a atacar de tal forma que me obrigaram a sair da bike e fazer alongamento na perna direita e por ali fiquei perto de 2 min. Recomecei mas desde logo senti que a coisa estava má e prestes a agarrar de novo...
É como quem diz que "ia sem óleo no motor"...e até final só perdi um lugar! O que acabou por não ser nada mau tendo em conta que ainda faltava 20 km para o fim.
No final dos 80 km da prova terminei na 5ª posição.  
Refletindo um pouco sobre a prova, acabei por perceber que não ingeri líquidos suficientes durante a prova, tendo em conta o grau de  dificuldade e algum calor... cheguei desidratado com o equipamento cheio de sal da transpiração.
Errei na ingestão de líquidos durante a prova, e acabei por pagar caro com uma quebra física monumental que me deixou de rastos.
E terminar no 5º posto, tendo em conta o sucedido, e a competitividade existente no escalão Master40 acaba por ser um bom resultado.