quinta-feira, 23 de abril de 2009

Jose Amaro

Decorreu no passado fim de semana (18 e 19) o 2º Prémio de ciclismo Jose Amaro. A prova foi destinada à categoria de Masters / open.
Mas antes de falar alguma coisa sobre a corrida (isso fica para registar mais tarde), parece-me importante falar sobre Jose Amaro.
Jose Amaro natural de Grandola, foi um corredor que marcou o seu tempo, anos 70 e 80. Representou os principais clubes Portugueses, Sporting, FC Porto e Benfica. Participou em várias Voltas a Portugal, o Tour e outras grandes provas internacionais. Deixou o ciclismo ainda jovem com 31 anos . Jose Amaro morreu apenas com 33 anos de idade...vitima de doença. Em termos de imagens ficou conhecido, como aquele ciclista colega de Joaquim Agostinho no Sporting, que o ajudou a terminar a etapa de Quarteira da Volta ao Algarve após a queda de que foi vitima e que teve o trágico fim que todos conhecem.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Volta ao Concelho de Almodovar (Parte II)


Fotografia tirada na chegada da 1ª etapa.
Conforme tinha dito aqui no meu espaço quando publiquei a mensagem acerca desta prova, vou aqui registar as classificações obtidas e uma curta reflexão acerca das mesmas, pois já aqui deixei as minhas impressões acerca desta corrida num post anterior.

Etapa 1 : 92 kms - Almodovar - Alto do Santo Amaro

Estiveram à partida 117 corredores. Etapa muito selectiva pela proximidade das 2 contagens de montanha, km 66 e 71, e principalmente pelo forte vento que se fez sentir, o que aliás foi decisivo na forma como decorreu não só esta etapa, mas toda a Volta ao Concelho de Almodovar.
Senti-me melhor do que aquilo que esperava, tendo em conta o que me tinha acontecido durante a semana que anteceu a corrida (ver comentário anterior acerca desta prova). Digo mesmo...sofri bastante para seguir na frente até à entrada para a contagem de montanha final, que coincidia com a meta final. Aguentei-me melhor do que aquilo que eu próprio esperava. No final da 1ª etapa, 20º classificado a 18 segundos do vencedor João Portela do C.C. Salvaterra que gastou 2h 27 m 21s . Nesta etapa houve 10 desistencias e 10 corredores que chegaram fora de controle. Algo invulgar nesta categoria de Masters...corredores chegarem fora de controle...diz bem da dificuldade da corrida.
Na geral individual após a 1ª etapa ocupava o 19º lugar, isto porque segundo o comunicado da prova, houve um corredor espanhol (o 16º na etapa) que foi penalizado em 20 segundos e multa de 50 francos suiços por ter feito meio fundo prolongado. Dai ter sido 20º na etapa e aparecer em 19º na geral.

Etapa 2 : 75 kms. Almodovar - Alto Santinha

97 corredores partiram para esta etapa. No final da etapa mais 9 desistentes e 2 chegaram fora de controlo. Foi mais uma etapa dificil principalmente a parte final, coincidente com contagem de montanha. A sorte não quis nada comigo...furar a cerca de 2.5 kms da meta final, em plena contagem de montanha...o pelotão ia todo esfrangalhado, e claro os carros de apoio não podiam estar logo ali...andei cerca de 1 km com a roda em baixo, à espera que o carro chegasse...e acabei por mudar a roda para fazer ainda o 1.5 km final. Acabei por chegar na 55º posição e perder 2m40s para o vencedor da etapa, Vitor Faria campeão nacional B da equipa C.C. Salvaterra. Na geral individual após a 2ª etapa cai do 19º posto para 30º classificado.

Etapa 3 : 59 kms. Almodovar - Almodovar

86 corredores à partida para a ultima etapa. O circuito urbano que estava no programa, tinha sido alterado, devido ao numero elevado de corredores desta prova para um percursso maior de cerca 29 kms. a ser percorrido 2 vezes.
Havia antes desta ultima etapa 3 corredores de diferentes equipas na frente da classificação com o mesmo tempo...era de esperar guerra!!! E assim foi. 1ª volta foi para moer, a 2ª foi para derreter!!!
Dos 86 que partiram para a etapa apenas 22 chegaram na frente com o mesmo tempo. Obtive o 5º lugar ao sprint, numa etapa ganha pelo camisola amarela João Portela que assim se sagrava vencedor desta prova.

Na classificação geral final acabei ainda por terminar no 25º lugar a 2m 52s do vencedor da prova.
Terminaram esta 2ª Volta ao Concelho de Almodovar 75 corredores. À partida eram 117... uma prova muito dura, muito selectiva a fazer todos esses estragos!!! Até na etapa final, no circuito de 2 voltas, houve 3 corredores eliminados por chegarem fora de controlo imagine-se!
Ufa!!! Foi um fim de semana bem durinho!!

Prova de abertura Masters


Decorreu no passado dia 8 de Março em Palmela a prova de abertura Masters na distancia de 75 kms. Um percursso sem grandes dificuldades à partida. A excepção seria a passagem pela Lagoinha por volta do km 20, e claro, a chegada a Palmela sempre selectiva pois essa localidade fica situada num alto e qualquer corrida de ciclismo com chegada a Palmela tem essa dificuldade. A corrida decorreu sempre num ritmo alto, o que se verifica pela média registada pelo vencedor 40.8 km/h.

Foi a 1ª corrida da época, e como acontece sempre nesta situação, há sempre aquela questão de o atleta não saber como está o seu estado de forma, para encarar a 1ª corrida. Antes da partida, questiono-me a mim próprio: " Vamos ver como me sinto...". Tive boas sensações, pois fiz toda a prova sem exagerada dificuldade, onde só na parte final fui ao limite.

A corrida ficou marcada por uma fuga de 3 ciclistas que nunca chegaram a ganhar grande vantagem, até porque desde logo a equipa de Grandola, uma das mais fortes assumiu a dianteira do pelotão para fazer a caça aos 3 fugitivos. A partir da 2ª metade da prova (Km 35 /40) o andamento foi sempre vivo, e não mais abrandou. A cerca de 10 km da meta os 3 fugitivos são alcançados, estava dificil, a vantagem era curta pois estavam sempre à vista do pelotão, mas demorou até a equipa do Grandola anular a fuga. Depois de absolvidos surgem as naturais escaramuças, e já na parte final, em plena subida para Palmela a cerca de 3 kms. da meta decido tentar a minha sorte. Ganho alguns metros, alguma vantagem mas curta e na viragem para dentro de Palmela a cerca de 400 mts. da meta quando inicio a parte mais dura da subida (um topo curto de 150 mts. com uma inclinação de 10 /12%) fiquei sem mais para dar. Ainda sonhei quando entrei isolado no ultimo kilómetro... Dei tudo naqueles 2 a 2.5 kms antes de entrar nessa parte inclinada para ganhar a maior distancia possivel...mas os tubarões vinham já ali...

É assim mesmo, ha que tentar. Senão se experimenta nunca se sabe ate onde se pode ir. Foi o que fiz.

Digo tambem, que quando decidi atacar foi porque notei uma certa indefinição na cabeça do pelotão, a equipa do Grandola que vinha a controlar a corrida, ficou entretanto sem Homens suficientes na frente do pelotão para assumir o controle, e por vezes nessas indefiniçoes decidem-se corridas.

Acabei por concluir a prova no 19º lugar com 1h 51m 16s.

O vencedor fez 1h 50m 56s., ou seja perdi 20 segundos nos ultimos 400 mts.

É normal, pois dei tudo quando ataquei, e quando fui apanhado a 400 mts da meta, eles pareciam que iam de mota e eu a pé...

Iniciaram esta prova de abertura Masters 97 ciclistas tendo terminado a corrida 77.
Foi um inicio de época bom, sem azares e a corrida decorreu dentro do que poderia esperar.

terça-feira, 14 de abril de 2009

1º BTT - Cidade de Portimão - Portitrilhos

Foi no passado dia 5 de Abril de 2009 que se realizou o "1º Passeio BTT - Cidade de Portimão - Portitrilhos". Decidi inscrever-me depois de saber que a corrida que estava marcada para esse mesmo dia em Palmela (Circuito Ciclista de Palmela), ciclismo de estrada, havia sido adiada para 12 Julho. E fiquei no geral satisfeito com a opção de ir fazer este BTT, acima de tudo por 2 fortes motivos.
1º - Sentia saudades de andar de bike pelo campo. Foi em 2003, portanto há sensivelmente 6 anos que participei pela 1ª vez numa maratona, foi a Maratona Extreme S. Brás de Alportel 80 kms. com um grau de dificuldade alto, dai a designação "Extreme". É verdade há 6 anos que não andava na bicicleta de BTT por caminhos de terra, trilhos, enfim o contacto directo com a natureza que só o BTT proporciona...
2º Apesar de este BTT - Cidade de Portimão não ter cariz competitivo, para mim a intenção de o fazer não foi a de realizar um passeio, mas sim um treino. Portanto acabei por encontrar o meu ritmo desde muito cedo para assim chegar ao fim sem mazelas e com o dever (o de treinar) cumprido.
Consegui tudo isto...ou seja matei saudades de andar pelo campo, e acabei por fazer um bom treino. Felizmente a minha Scott Vail que faz 10 anos este ano portou-se à altura e não me deixou pendurado ai pelo meio do mato com algum problema mecânico...
Em relação à organização do clube de BTT de Portimão - Portitrilhos, e tendo em atenção que realizava um evento destes pela 1 ª vez, julgo, e é a minha opinião esteve de parabens.
Digo isto, mesmo apesar de eu e o meu colega de equipa Marco Nunes (que até seguia na frente na altura), nos termos enganado no percursso ali próximo da aldeia da Figueira. Tivemos de voltar para trás e eu acabei por fazer cerca de 4 kms a mais e ele talvez uns 5... Atenção que o nosso engano não se deveu a distracção, ai a organização não teria culpas no cartório, mas sim à falta de sinalização ou a presença de um elemento da organização ( após o nosso engano passou a existir esse elemento) numa altura em seguiamos na estrada que vai em direcção à Figueira, havia uma viragem à esquerda para caminho de terra não assinalada e acabamos por seguir em frente. Paciencia, foi uma falha que nestes eventos podem facilmente acontecer.
A organização, apesar da denominação "Passeio", mimou os melhores registos de tempo com uns trofeus originais.
Acabei por fazer o 2º melhor tempo da maratona (65 kms.) com 3h 00m 47s. O melhor fez menos 7 segundos... O que é curioso é que depois do meu engano não mais cheguei a avistar o atleta de Monchique que efectuou o melhor tempo, isto apesar de antes do engano, ele trazer segundo me disseram, cerca de 7/8 minutos de atraso em relação à minha passagem e ainda faltava cerca de 15 kms para o final...para bom entendedor meia palavra basta...
Mas tudo bem, isso tambem não era o mais importante para mim.
Para finalizar, este meu comentário aqui no "O meu espaço", dar uma palavra de consolação ao Marco Nunes, até porque muito provavelmente ele vai ler o que eu aqui escrevi (eheheh), dizer-lhe que depois dos furos e avaria que o Gonçalo Brito teve, ele teria naturalmente o melhor registo. Com o engano de que foi vitima, acabou por ser penalizado, bem mais do que eu diga-se, passando assim de lider da maratona na altura para o 3º melhor registo. O Marco é uma mota no BTT!!
Foram cerca de 240 BTTistas que estiveram presentes, uns para disfrutar, outros para passear e conviver e outros (onde me incluo) que deram o melhor de si na busca de um registo de tempo interessante.
Para se perceber bem a diversidade dos atletas presentes deixo aqui esta ideia:
Na meia maratona (30 kms) o melhor registo foi 1h 25m e o ultimo registo 3h 56m.
Na maratona (65 kms) o melhor registo foi de 3h 00m e o ultimo 6h 08m.
Foi portanto um evento para todos, e eu 6 anos depois voltei aos caminhos de terra...bem bom!!!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sexta-feira Santa

Hoje decidi não ir treinar ao contrário do que tinha pensado. Quando me levantei por volta das 8h estava a chover. Aguaceiros apenas...mas voltei para a cama e pensei que já não iria andar de bicicleta, mas o tempo rapidamente melhorou e ficou apenas nublado isto ainda antes das 9h. Já tinha dito à minha mulher que estava a chover um pouco, e ela ripostou logo : "e vais andar de bicicleta assim?"...percebi a mensagem...
Bom, de facto o tempo ate dava perfeitamente para ir treinar, mas sinceramente estas 2 ultimas semanas foram um autentico estoiro no trabalho! Xiça!! Sinto-me cansado, tem sido 2 semanas muito intensas no trabalho, muito serviço e 2 fins de semana tambem bem puxados com a Volta ao Concelho de Almodovar e o passeio de BTT (foi tudo menos passeio...) no passado domingo. Assim aproveito hoje para ficar por casa a descansar que bem preciso!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Faz hoje 2 meses...


...que nasceu a minha filha! Inês é o seu nome! Felizmente que tudo correu bem com ela e com a mãe, e tudo tem corrido maravilhosamente bem. Beijinhos às 2 mulheres da minha vida!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Paris - Roubaix


É já no próximo domingo dia 12-04-2009, que se realiza a clássica Paris - Roubaix. São cerca de 260 kms. Esta prova faz parte da Taça do Mundo no calendário da UCI. Mas quem visitar este meu espaço, poderá perguntar: "Porquê falar desta corrida aqui...?"
A resposta é simples :
É a minha corrida favorita!!!
Alguem poderá perguntar...
"Mas e então, uma daquelas etapas miticas do Tour de France?...não será melhor espectaculo?..."
Pois...é tudo uma questão de gosto e de perspectiva...mas posso assegurar que o Paris - Roubaix é para mim uma paixão especial e diferente de todas as outras corridas de bicicleta, mesmo sendo uma corrida de um dia!!!
É a classica das classicas!!!
É a dureza das durezas!!!
Fazer uma corrida de cerca de 260 kms. com passagem por vários sectores de pavé (empedrado), são 27 sectores se não estou em erro, pavé bem antigo...daquele que já existe há centenas de anos...a famosa floresta de Arenberg...o publico que assiste na estrada à passagem dos ciclistas, verdadeiros heróis todos eles, desde os primeiros até aos ultimos que conseguem concluir esta mitica prova!
Favoritos?
Ora bem, se me perguntarem em relação ao Tour de 2009...a minha resposta é rápida...ALBERTO CONTADOR...mas isso fica para falar noutra altura.
Agora em relação ao Paris - Roubaix é sempre dificil apontar baterias...existe secalhar um lote de 10 naturais favoritos e mais 10 candidatos e mais 10 "outsiders"...enfim. Portanto mais dificil apostar...até porque tudo se decide num dia, e a corrida devido à dificuldade quer para o ciclista quer para a sua máquina é propicia a situações que arrumam um qualquer favorito.
Está previsto a presença de um Português. O jovem Rui Costa actualmente na equipa Caisse D`Épargne, (uma das melhores do planeta), na sua época de estreia no pelotão internacional está na lista de inscritos e para ele o objectivo será conseguir terminar a corrida...o que é um feito!!!
Assim, no próximo domingo no canal Eurosport...a não perder... PARIS - ROUBAIX 2009!
Termino deixando 3 nomes para a vitória...são eles:
Tom Boonen (Bel) ;
F. Cancellara (Sui) ;
Alessandro Ballan(Ita) - campeão do Mundo.
Julgo que são 3 grandes candidatos...mas como disse atrás, é muito dificil apostar em qualquer ciclista numa corrida com estas caracteristicas!!! Não resisto a apontar tambem o S. Devolder (Bel) que mostrou no passado fim de semana estar em grande forma ao vencer o Tour de Flandres com grande categoria, a classica que antecedeu o Paris - Roubaix.
Haja espectaculo!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Fotografia da chegada da 3ª etapa da 2ª Volta ao Concelho de Almodovar


Classificação da 3ª etapa da Volta ao Concelho de Almodovar
1º João Portela (C.C. Salvaterra)
2º Tito Timóteo (Aluvia / Valongo)
3º Vitor Lourenço (Viveiros Vitor Lourenço)
4º Humberto Xavier ( C. Benfica de Almodovar)
5º João Coelho (C.R. Chão das Donas)

2ª Volta ao Concelho de Almodovar

No passado fim de semana decorreu a 2ª Volta ao Concelho de Almodovar para a categoria de Masters / Open. Constituida por 3 etapas, no sabado de tarde percorreu-se 92 kms. numa ligação entre Almodovar e Alto de St. Amaro coincidente com uma contagem de montanha de 3ª categoria. Domingo de manhã, 2ª etapa na distancia de 75 kms. entre Almodovar e Santa Clara (Santinha), tambem coincidente com contagem de montanha de 3ª categoria. Domingo de tarde, 3ª e ultima etapa num circuito de 30 kms. a ser percorrido por 2x (total de 60 kms.) com partida e chegada a Almodovar. Esta etapa sofreu uma alteração, uma vez que, o que estava previsto era um circuito urbano de 4.5 kms percorrido por 10x que totalizava 45 kms. Esta alteração deveu-se ao facto de o nº de atletas inscrito ser muito alto, o que tornaria o circuito urbano perigoso para os ciclistas presentes. Haja bom senso!
Posso afirmar com toda a clareza, que esta foi a prova mais dura que já experimentei nesta categoria de Masters. Não estive presente na edição do ano passado porque ainda não estava inscrito na federação, mas ouvindo as palavras dos meus colegas que estiveram presentes nessa 1ª edição desta prova, recordo-me das dificuldades sentidas e manisfestadas pela leitura que fizeram dessa corrida. Portanto sabia que iria ser um fim de semana dificil.
E confirmou-se, foi 3 etapas = 3x sofrimento!!!
Percursso selectivo, e o muito vento que se fez sentir complicou (e de que forma !!!) a corrida. Considero até que esta dureza é excessiva para esta categoria. Estamos a falar de Amadores!!!...apesar de saber que existe um naipe de ciclistas ali que se prepara muito para estar em plenas condições fisicas no dia da corrida. É gente que tem vida para fazer isso! Não é o meu caso e o de outros! Há 2 semanas atrás estive uma semana de férias que me permitiu treinar bem. Não foi o caso da semana que antecedeu esta corrida, pois fui atacado por uma virose que me deixou de rastos. Nessa semana, sai para ir treinar na terça-feira por volta das 18h15 após uma consulta no médico dentista (o meu amigo Dr. Pedro, tambem ele amante da modalidade). Desde logo confirmei que não estava bem. Simplesmente não andava! O meu corpo estava de tal forma anémico que na minha bicicleta de BTT o conta kilometros não passava dos 25 kms/h!!! Nem sentia força para forçar...o melhor é voltar já para casa. Fiz 20 kms. Não dava...
Pensei : "Bom, o que tenho a fazer é esperar que o corpo recupere ate ao fim de semana...sabendo desde já que o trabalho efectuado durante a semana das férias...acabou algum por se perder..."
Como disse aqui no blog, (na mensagem anterior) só voltei a pegar na bicicleta na sexta-feira. Sai durante 1 hora só para rodar um pouco, pois no dia seguinte era a sério...
Por tudo isto não tinha grandes ilusões para esta prova. Sabia que ia passar dificuldades, o importante era passar o dia de sabado, a 1ª etapa, porque depois concerteza estaria melhor para o dia de domingo com o corpo a recuperar daqueles 2/3 dias (2ª, 3ª e 4ª feira principalmente) que me deitaram abaixo!
O balanço da prova, fá-lo-ei mais em pormenor quando tiver comigo os comunicados com as classificações da corrida.
Mas à excepção do furo ocorrido a cerca de 2.5 kms finais da 2ª etapa (domingo de manhã), isto já na contagem de montanha para a meta!!! (Azar do cacete!) tudo correu pelo melhor, sem quedas que é o mais importante.
Balanço positivo nesta 2ª Volta ao Concelho de Almodovar.