quinta-feira, 16 de abril de 2009

Prova de abertura Masters


Decorreu no passado dia 8 de Março em Palmela a prova de abertura Masters na distancia de 75 kms. Um percursso sem grandes dificuldades à partida. A excepção seria a passagem pela Lagoinha por volta do km 20, e claro, a chegada a Palmela sempre selectiva pois essa localidade fica situada num alto e qualquer corrida de ciclismo com chegada a Palmela tem essa dificuldade. A corrida decorreu sempre num ritmo alto, o que se verifica pela média registada pelo vencedor 40.8 km/h.

Foi a 1ª corrida da época, e como acontece sempre nesta situação, há sempre aquela questão de o atleta não saber como está o seu estado de forma, para encarar a 1ª corrida. Antes da partida, questiono-me a mim próprio: " Vamos ver como me sinto...". Tive boas sensações, pois fiz toda a prova sem exagerada dificuldade, onde só na parte final fui ao limite.

A corrida ficou marcada por uma fuga de 3 ciclistas que nunca chegaram a ganhar grande vantagem, até porque desde logo a equipa de Grandola, uma das mais fortes assumiu a dianteira do pelotão para fazer a caça aos 3 fugitivos. A partir da 2ª metade da prova (Km 35 /40) o andamento foi sempre vivo, e não mais abrandou. A cerca de 10 km da meta os 3 fugitivos são alcançados, estava dificil, a vantagem era curta pois estavam sempre à vista do pelotão, mas demorou até a equipa do Grandola anular a fuga. Depois de absolvidos surgem as naturais escaramuças, e já na parte final, em plena subida para Palmela a cerca de 3 kms. da meta decido tentar a minha sorte. Ganho alguns metros, alguma vantagem mas curta e na viragem para dentro de Palmela a cerca de 400 mts. da meta quando inicio a parte mais dura da subida (um topo curto de 150 mts. com uma inclinação de 10 /12%) fiquei sem mais para dar. Ainda sonhei quando entrei isolado no ultimo kilómetro... Dei tudo naqueles 2 a 2.5 kms antes de entrar nessa parte inclinada para ganhar a maior distancia possivel...mas os tubarões vinham já ali...

É assim mesmo, ha que tentar. Senão se experimenta nunca se sabe ate onde se pode ir. Foi o que fiz.

Digo tambem, que quando decidi atacar foi porque notei uma certa indefinição na cabeça do pelotão, a equipa do Grandola que vinha a controlar a corrida, ficou entretanto sem Homens suficientes na frente do pelotão para assumir o controle, e por vezes nessas indefiniçoes decidem-se corridas.

Acabei por concluir a prova no 19º lugar com 1h 51m 16s.

O vencedor fez 1h 50m 56s., ou seja perdi 20 segundos nos ultimos 400 mts.

É normal, pois dei tudo quando ataquei, e quando fui apanhado a 400 mts da meta, eles pareciam que iam de mota e eu a pé...

Iniciaram esta prova de abertura Masters 97 ciclistas tendo terminado a corrida 77.
Foi um inicio de época bom, sem azares e a corrida decorreu dentro do que poderia esperar.

Sem comentários:

Enviar um comentário