No passado fim de semana decorreu a 2ª Volta ao Concelho de Almodovar para a categoria de Masters / Open. Constituida por 3 etapas, no sabado de tarde percorreu-se 92 kms. numa ligação entre Almodovar e Alto de St. Amaro coincidente com uma contagem de montanha de 3ª categoria. Domingo de manhã, 2ª etapa na distancia de 75 kms. entre Almodovar e Santa Clara (Santinha), tambem coincidente com contagem de montanha de 3ª categoria. Domingo de tarde, 3ª e ultima etapa num circuito de 30 kms. a ser percorrido por 2x (total de 60 kms.) com partida e chegada a Almodovar. Esta etapa sofreu uma alteração, uma vez que, o que estava previsto era um circuito urbano de 4.5 kms percorrido por 10x que totalizava 45 kms. Esta alteração deveu-se ao facto de o nº de atletas inscrito ser muito alto, o que tornaria o circuito urbano perigoso para os ciclistas presentes. Haja bom senso!
Posso afirmar com toda a clareza, que esta foi a prova mais dura que já experimentei nesta categoria de Masters. Não estive presente na edição do ano passado porque ainda não estava inscrito na federação, mas ouvindo as palavras dos meus colegas que estiveram presentes nessa 1ª edição desta prova, recordo-me das dificuldades sentidas e manisfestadas pela leitura que fizeram dessa corrida. Portanto sabia que iria ser um fim de semana dificil.
E confirmou-se, foi 3 etapas = 3x sofrimento!!!
Percursso selectivo, e o muito vento que se fez sentir complicou (e de que forma !!!) a corrida. Considero até que esta dureza é excessiva para esta categoria. Estamos a falar de Amadores!!!...apesar de saber que existe um naipe de ciclistas ali que se prepara muito para estar em plenas condições fisicas no dia da corrida. É gente que tem vida para fazer isso! Não é o meu caso e o de outros! Há 2 semanas atrás estive uma semana de férias que me permitiu treinar bem. Não foi o caso da semana que antecedeu esta corrida, pois fui atacado por uma virose que me deixou de rastos. Nessa semana, sai para ir treinar na terça-feira por volta das 18h15 após uma consulta no médico dentista (o meu amigo Dr. Pedro, tambem ele amante da modalidade). Desde logo confirmei que não estava bem. Simplesmente não andava! O meu corpo estava de tal forma anémico que na minha bicicleta de BTT o conta kilometros não passava dos 25 kms/h!!! Nem sentia força para forçar...o melhor é voltar já para casa. Fiz 20 kms. Não dava...
Pensei : "Bom, o que tenho a fazer é esperar que o corpo recupere ate ao fim de semana...sabendo desde já que o trabalho efectuado durante a semana das férias...acabou algum por se perder..."
Como disse aqui no blog, (na mensagem anterior) só voltei a pegar na bicicleta na sexta-feira. Sai durante 1 hora só para rodar um pouco, pois no dia seguinte era a sério...
Por tudo isto não tinha grandes ilusões para esta prova. Sabia que ia passar dificuldades, o importante era passar o dia de sabado, a 1ª etapa, porque depois concerteza estaria melhor para o dia de domingo com o corpo a recuperar daqueles 2/3 dias (2ª, 3ª e 4ª feira principalmente) que me deitaram abaixo!
O balanço da prova, fá-lo-ei mais em pormenor quando tiver comigo os comunicados com as classificações da corrida.
Mas à excepção do furo ocorrido a cerca de 2.5 kms finais da 2ª etapa (domingo de manhã), isto já na contagem de montanha para a meta!!! (Azar do cacete!) tudo correu pelo melhor, sem quedas que é o mais importante.
Balanço positivo nesta 2ª Volta ao Concelho de Almodovar.
Sem comentários:
Enviar um comentário