sexta-feira, 26 de junho de 2009

Estou presente!!!


Agora sim!
Está confirmado!
Estarei presente na 1ª edição da Volta a Portugal Masters!!!!
Estava previamente inscrito, porque a minha equipa assim o entendeu fazer, mas o que é certo é que estive longe de poder participar. Na verdade, não tinha férias marcadas coincidentes com o periodo em que vai decorrer o evento.
Mas houve um volte-face!
O que acontece é que vou gozar uma licença parental com inicio a 9 de Julho e termina a 7 de Agosto. São 30 dias consecutivos de licença parental, graças a uma nova lei publicada em Maio ultimo que permite aos pais 30 dias adicionais a juntar aos 120 ou 150 que os pais escolheram.
Agradeço emenso à minha mulher, que atempadamente foi informada desta alteração à lei e me deu a mim a possibilidade de ser eu a gozar os 30 dias, uma vez que isto obriga-a a ir ainda à escola, apesar de já estarmos em férias escolares, mas os professores ainda tem reuniões nesse periodo.
Só assim posso pensar em estar presente na Volta que decorrerá de 22 a 26 Julho, e obviamente tudo farei para ter uma prestação interessante.
O site oficial da prova é : www.voltaportugalmasters.com
Obrigado ESPOSA!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

ORBEA Starship


Apresento aqui no meu blog a minha bicicleta de estrada!
É da marca ORBEA, modelo STARSHIP de 2002. A minha bike com quadro de aluminio e escórias e forqueta TIME de carbono. Vem equipada com o Shimano Dura-Ace. As rodas são umas Mavic Ksirium SL, embora na foto não sejam essas as rodas. São umas outras rodas Mavic que uso para treinar, para "poupar" as Ksirium.
Têm sido uma boa bicicleta, pois apenas o desgaste natural do material é que tem feito despesa. Logo no inicio tive um problema com o aro da roda traseira, pois estalou junto a um raio. Teve de ser substituido. Isto aconteceu 2 vezes...não sei porquê...talvez deficiente enraiamento! Acabei depois por substituir tambem o aro da roda da frente, porque senão andava com uma roda de pneu e uma de boyaux. Sim porque as rodas originalmente eram de boyaux. Agora é pneu que uso! Que me lembre foi a unica despesa anormal que tive com esta máquina.
Já levou uma manete (há cerca de 3 meses), a do lado direito onde trabalha as mudanças da cassete, porque já não passava as mudanças. Houve uma peça que não me lembro o nome agora que ficou de tal forma gasta que deixou de transmitir o movimento ao cabo que faz a mudança de carreto. A manete agora nova é Ultegra. O meu pai tinha comprado há um tempo atrás em Loulé, prevendo ja esta situação, e como ainda uso 9 velocidades a maior parte das lojas só têm em stock manetes de 10 velocidades.
De resto é o desgaste normal dos calços de travão, pneus, câmaras de ar, corrente, cassete e tambem já foi substituido o prato 53.
Foi uma oferta do meu pai...na altura foi cerca de 380 contos!!! Estou-lhe grato!
A bicicleta foi comprada após pertencer durante o ano de 2002 à equipa de ciclismo profissional MAIA. Foi a bicicleta do Klaus Moller, ciclista dinamarquês que nesse mesmo ano venceu a Volta a Portugal.
No final da época (Outubro), as bicicletas das equipas profissionais de ciclismo são devolvidas ao representante da marca, que trata de as colocar no mercado através das lojas que comercializam a marca em causa. Por vezes fazem-se bons negócios. No meu caso, adquiri na altura uma bicicleta topo de gama por menos de 2.000€. O preço dela nova rondaria os 4.500€.
Normalmente o ciclista profissional têm uma bicicleta para treinar e outra para competir. A que é usada na competição, todos os dias após uma etapa é lavada e é feita uma revisão pelo mecânico da equipa, que assim possibilita uma boa manutenção do material.
É a minha companheira de alcatrão!


segunda-feira, 15 de junho de 2009

Quo Vadis BENFICA


Ate onde vais BENFICA?
Esta é a minha pergunta para o clube do meu coração.
Eu não tenho resposta para esta pergunta.
Alguem sabe?
Deixe aqui a resposta...quem sabe pode ser uma idéia para quem manda no Glorioso.
Aquilo que sei, pelo que vem a publico, e não há fumo sem fogo como diz o ditado é que "é mais do mesmo"!
Novelas e mais novelas...
Quique é treinador do Benfica para a próxima época. Depois já não é. Depois é, e emite-se um comunicado à CMVM a confirmar que Quique mantem-se como treinador.
Depois rescindem contrato com o treinador espanhol...
...e nisto passou quase 1 mês a falar -se neste assunto...o do treinador do SLB que era e já não é. É Jesus de certeza!!!
Afinal está mais complicado o "processo Jesus".
O Benfica demora tanto tempo a resolver as coisas, que só pode queixar-se de si próprio das telenovelas que vende na comunicação social.
A BOLA e o RECORD agradecem!
Estou convencido, de que caso Jesualdo tivesse saido do FC Porto, hoje Jorge Jesus já tinha contrato assinado com os dragões. Sou um Benfiquista com olhos de ver, não tenho nenhumas talas nos olhos para ver só a direito!
Fui socio do clube durante 10 anos. Comprei acções da SAD. Comprei o Cartão adepto 2 épocas.
Ia frequentemente de Portimão a Lisboa ver o Benfica jogar, desde um jogo da Liga dos Campeões com o Manchester Utd. a um jogo da liga Portuguesa com o Moreirense. Portanto tenho à vontade para dizer e escrever aquilo que acho!
Dizem que o tempo de Quique tinha chegado ao fim...que já não tinha condições para continuar mais um ano. Onde é que eu já vi isto?...
Jogadores dados como certos no Benfica...depois assinam pelo FC Porto, neste Verão temos o caso do defesa esquerdo Uruguaio, Alvaro Pereira.
Tenho a dizer, que o Benfica melhorou nalguns aspectos.
Construiu um estadio, um centro de formação e acima de tudo tiraram o meu Benfica da bancarrota. São as pessoas que estão na liderança do clube que conseguiram isto.
O Benfica já vai ganhando titulos nacionais nas camadas jovens de Futebol.
Campeão no basquetebol mais de uma decada depois do ultimo titulo...
Mas continua a faltar algum profissionalismo admnistrativo no clube...ainda há pouco tempo o ex-presidente Manuel Vilarinho disse que o titulo conquistado pelo basquetebol é...nada!
Enfim...
O SL Benfica é um clube ecletico, não pode ser só o futebol.
Luis Filipe Vieira apesar do que tem feito pelo Benfica, é demasiado mercantil...parece o politico Paulo Portas quando vai visitar feiras.
Oxalá esteja enganado, mas o Benfica vai começar outra época com episódios e telenovelas que já vi em anos anteriores e com os resultados que todos conhecem.
Novo treinador...novas ideias...novo projecto...muita espectativa!
Não sei se virá mais algum camião de jogadores para as ideias do novo treinador...
É mais uma vez o ano 0 do Benfica.
Eleições antecipadas...hmmm...porquê??
Será que Luis F. Vieira, está ja com medo de um inicio de epoca deficiente da equipa de futebol e isso podia influenciar uma eleição no mes de Outubro? Medo que Jose Veiga se candidate?
A justificação dada pela direcção para a antecipação do acto eleitoral é no minimo estranha.
Bom, esperar para ver...com a certeza que o meu desejo é de ver o clube no lugar que merece. Ou seja a GANHAR!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Top Ten do Campeonato Nacional Masters A 2009

Class Nome Clube Tempo

1º Paulo Martins C. C. Salvaterra 3:12:30
2º Humberto Silva Casa do Benfica de Almodôvar 3:12:30
3º José Rodrigues CRC - Famalicao.com 3:12:30
4º Ezequiel Lobo Intermarchê / Évorabike / C. C. Évora 3:12:30
5º Paulo Oliveira Xyami / Casema / Nova Vida 3:12:30
6º Luis Machado EC - Madeinox / Boavista 3:12:43
7º Carlos Carneiro XPZ - Bona - CDC Navais 3:12:43
8º Celso Pereira C. C. Salvaterra 3:12:43
9º João Coelho Clube Recreativo Chão das Donas 3:12:43
10º Mário Fernandes Rodabike/Cycles Oliveira/Lapierre/GAS 3:12:43

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Campeonato Nacional de Masters


Um pelotão de 142 ciclistas estiveram em Grandola no passado dia 31 de Maio (Domingo), para disputar os titulos de Campeão Nacional de estrada no escalão de Masters (A, B e C). Eu tambem estive presente em mais um Nacional , o meu 2º CN no escalão de Masters depois do lugar obtido no ano passado. O muito calor que se fez sentir ajudou ao elevado numero de desistentes, bem como o percursso, 5 voltas a um circuito de aproximadamente 23 kms. com passagem na serra da Grandola, uma subida suave de cerca de 5 kms. o que dava no total 25 kms. de subida ao final das 5 voltas, com o evoluir da corrida a serra ia marcando diferenças.
5 voltas para os Masters A, 4 voltas para os Masters B e 3 voltas para os Masters C. 123 kilometros no total.
O nervosismo existia, mas um pouco acima do habitual, justificado pela importancia da prova, toda a gente sonha com um bom desempenho num campeonato nacional, seja ele do que for...
Eu tive a presença da minha familia em Grandola, o que aumentava ainda mais a minha motivação. A minha mulher, a minha bebe Inês, o meu filhote Tomás, os meus sogros e ainda o meu primo Helder de Loulé tambem ele um aficionado do ciclismo marcaram presença.
A corrida na minha categoria decidiu-se na ultima volta, antes de entrarmos pela ultima vez na subida da serra de Grandola. Numa fase de ligeira calmia, houve um ataque de 3 corredores que ganharam desde logo alguma vantagem, nenhum era natural favorito e o pelotão rolava calmo previsivelmente à espera de entrarmos na serra, altura em que naturalmente iria haver ataques e mexidas dos mais fortes corredores que podiam decidir a corrida.
Ainda não tinhamos começado a subir, e o Paulo Martins (CC Salvaterra) ataca e leva com ele o Humberto Xavier (CB Almodovar) mais conhecido por tubarão. O pelotão não reage como era esperado, ou pelo menos como eu esperava. Já na subida na serra, ataca tambem o Jose Rodrigues (ex-profissional da Liberty em 2008) e ganha vantagem sobre o pelotão. Este ciclistas juntaram-se na frente e conseguiram uma pequena diferença, pois estiveram sempre à vista do pelotão, ou o que restava dele. 10, 20 segundos era a diferença. E assim foi até chegarmos a Grandola, onde 5 elementos chegariam com 13 segundos sobre os primeiros do "mini" pelotão.
Acabei por finalizar na posição, é uma classificação interessante, mas deixou-me algum amargo de boca. Sempre acreditei que aquela vantagem minima conseguida pela fuga, não iria dar para chegar ate Grandola, onde eu apostava chegar o mais fresco possivel para discutir um bom lugar. Para isso acontecer, tinha de me resguardar, pois como costumo dizer o meu revolver não tem muitas balas para gastar, e tenho de saber utilizá-las nas alturas próprias. Para quem como eu tem uma vida pessoal e profissional que lhe deixa pouco tempo livre para treinar é obrigado a jogar um pouco "à defesa". O mesmo já não acontece com outros ciclistas, que tendo outra disponibilidade podem gastar mais "balas", ou seja, dito por outras palavras podem arriscar mais, tentando mais vezes lançar um ataque que possa ter sucesso no final.
Mas isto é mesmo assim, e cada um tem a vida que tem, não vale a pena lamentar...
Para a história fica o 9º lugar.
Mais um no top-ten em campeonatos nacionais que disputei. Foram 6 até ao momento (6 épocas federado), por 4x terminei nos primeiros 10 de um campeonato nacional de estrada.