quarta-feira, 17 de junho de 2009

ORBEA Starship


Apresento aqui no meu blog a minha bicicleta de estrada!
É da marca ORBEA, modelo STARSHIP de 2002. A minha bike com quadro de aluminio e escórias e forqueta TIME de carbono. Vem equipada com o Shimano Dura-Ace. As rodas são umas Mavic Ksirium SL, embora na foto não sejam essas as rodas. São umas outras rodas Mavic que uso para treinar, para "poupar" as Ksirium.
Têm sido uma boa bicicleta, pois apenas o desgaste natural do material é que tem feito despesa. Logo no inicio tive um problema com o aro da roda traseira, pois estalou junto a um raio. Teve de ser substituido. Isto aconteceu 2 vezes...não sei porquê...talvez deficiente enraiamento! Acabei depois por substituir tambem o aro da roda da frente, porque senão andava com uma roda de pneu e uma de boyaux. Sim porque as rodas originalmente eram de boyaux. Agora é pneu que uso! Que me lembre foi a unica despesa anormal que tive com esta máquina.
Já levou uma manete (há cerca de 3 meses), a do lado direito onde trabalha as mudanças da cassete, porque já não passava as mudanças. Houve uma peça que não me lembro o nome agora que ficou de tal forma gasta que deixou de transmitir o movimento ao cabo que faz a mudança de carreto. A manete agora nova é Ultegra. O meu pai tinha comprado há um tempo atrás em Loulé, prevendo ja esta situação, e como ainda uso 9 velocidades a maior parte das lojas só têm em stock manetes de 10 velocidades.
De resto é o desgaste normal dos calços de travão, pneus, câmaras de ar, corrente, cassete e tambem já foi substituido o prato 53.
Foi uma oferta do meu pai...na altura foi cerca de 380 contos!!! Estou-lhe grato!
A bicicleta foi comprada após pertencer durante o ano de 2002 à equipa de ciclismo profissional MAIA. Foi a bicicleta do Klaus Moller, ciclista dinamarquês que nesse mesmo ano venceu a Volta a Portugal.
No final da época (Outubro), as bicicletas das equipas profissionais de ciclismo são devolvidas ao representante da marca, que trata de as colocar no mercado através das lojas que comercializam a marca em causa. Por vezes fazem-se bons negócios. No meu caso, adquiri na altura uma bicicleta topo de gama por menos de 2.000€. O preço dela nova rondaria os 4.500€.
Normalmente o ciclista profissional têm uma bicicleta para treinar e outra para competir. A que é usada na competição, todos os dias após uma etapa é lavada e é feita uma revisão pelo mecânico da equipa, que assim possibilita uma boa manutenção do material.
É a minha companheira de alcatrão!


1 comentário: