quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Rescaldo do Campeonato Nacional maratona BTT

No passado domingo, 4 de Outubro decorreu na aldeia da Pedralva, próximo da Vila do Bispo o Campeonato Nacional de maratona BTT. Estiveram presentes os melhores do BTT nacional e eu aproveitei o facto do campeonato nacional ser no Algarve para participar.
Bom, mas de facto nem tudo correu bem. A nível de organização foi mau demais na minha opinião. Não sou um "habitué" nos raids de maratonas, mas quando se participa num campeonato nacional onde naturalmente vão ser atribuídos os títulos de campeões nacionais espera-se uma prova digna desse facto. Mas não foi isso que eu vi infelizmente. E até podia ser eu que estivesse desenquadrado com o "filme" em questão, mas quando vou a um fórum btt e vejo o que lá se escreve acerca deste nacional e a sua organização, é fácil chegar à conclusão de que outros houve que tiveram a mesma má experiência que eu, refiro-me ao nível da organização.
A organização deste campeonato nacional estava a cargo da GEAPRO uma empresa de eventos outdoor e a UVP/FPC. De facto, a GEAPRO tem um site todo bonito, mas é só aparência...
No domingo quando cheguei à Pedralva desloquei-me desde logo ao local onde fazia o levantamento dos frontais. 1ª dor de cabeça...cerca de meia hora para confirmarem a minha licença federativa levantar o dorsal para a prova e noutra fila à parte o chip para a bicicleta. Depois daquela confusão, foi altura de vir ate à carrinha equipar e preparar para a partida marcada para as 11 horas. A chamada dos atletas era às 10h30....
Os atletas foram chamados por escalão, primeiro os Elites depois Masters A...por ai fora ate aos Femininos.
A partida acabou por ser por volta das 11:40, o sol já batia bem alto...
O pior estava para vir...os abastecimentos!
O 1º abastecimento estava por volta dos 25 km, o segundo 50 e o 3º por volta dos 75km.
No 2º abastecimento quando cheguei após uma íngreme rampa, (onde ninguém fez montado na bicicleta, tal era a inclinação!!!), não havia água para os atletas!!! Acho isto muito grave! Isso é gozar com o esforço dos atletas! Não é admissível. Água é coisa que nunca poderia ter faltado...por mais que a organização se defenda com argumentos que não têm validade nenhuma.
Quando cheguei ao 2º abastecimento vinha sem água nos 2 bidons. E apenas consegui ter meio bidon de agua porque uma pessoa que prestava apoio ao Gonçalo Brito do C.C. Portimão (meu colega na equipa do Chão das Donas) me forneceu uma garrafinha. E foi com esta agua que segui...
Foi uma falha enorme, chegar ao abastecimento e não haver água! Quando perguntei pela água, resposta da organização : "A agua acabou, o pessoal que vai trazer mais águas DEVE estar a chegar..." isto com os atletas a chegar e a passar. Abastecimento aqui, só por parte das equipas ou aqueles que lá tinham pessoal a prestar auxilio... PATÉTICO!!!!
Quando cheguei à meta, diga-se com o corpinho completamente arrasado, ainda tive de levar mais uma seca para entregar o chip e reaver a minha licença federativa. Pior era impossível!
Acho que a única coisa positiva que tenho a dizer em relação à organização era a de que o percurso estava bem marcado. Eu nem quero imaginar o sentimento daqueles que pagaram para participar na promoção...25€ julgo eu para participar num raid que só tinha o percurso do campeonato nacional disponível...ou seja 103 (??!!) km...para a promoção. Levaram uma t-shirt do evento e pronto...há ia me esquecendo que no ultimo abastecimento já havia água, umas pêras e uns frisumos. Na chegada havia uma caixa maçãs. Pura brincadeira com o pessoal.
Provas de BTT organizadas por estes senhores (GEAPRO), NÃO OBRIGADO!
Deixo aqui o link do fórum-btt onde existe várias manifestações de desagrado dos participantes e outros que viram foram até aos locais possíveis para acompanhar a prova. O que se passou neste Nacional... : http://www.forumbtt.net/index.php/topic,66963.0.html
Agora, passado estas palavras de desagrado para com a organização, é altura de dizer de minha justiça.
Mais de 200 atletas estiveram presentes.
Comecei mal. Logo após o tiro de partida, e ainda no 1º quilómetro fui ao tapete...ou melhor à terra. Numa curva à esquerda sem qualquer dificuldade acabo por ser traído por um "rego" onde a roda da frente da bicicleta entrou e já não consegui controla-la. Não me apercebi do desnível do piso porque naquela altura o pessoal ia todo muito junto, a partida acabara de ser dada. A minha preocupação na altura foi levantar-me o mais rápido possível para não ser atropelado por ninguém. Esperei na berma do trilho que todos passassem. Isto significava que era logo à saída da prova um dos últimos classificados...mas isso até não era o problema maior, pior foi ter ficado magoado e raspado no braço e perna esquerda, e com o calção marcado na zona da anca também do lado esquerdo. Doía-me e só no final da maratona é que vi a "medalha" que ganhei na anca.
Isto começou mal...
Passei dificuldades a partir da 2ª metade da maratona porque andei bastante tempo sem água, culpa da GEAPRO (organização). Por volta dos 60 km. de prova viria a acontecer a parte mais "engraçada" da maratona. Fiquei sem o manipulo da mudança. Na altura pensei que se tivesse partido. Mas não, deve ter desapertado e caiu quando eu ia a desfazer a mudança para mais leve. Resultado : Não poderia mais mexer nas mudanças...para continuar tinha de fazer os cerca de 43 km finais no penúltimo carreto, que era a posição da mudança na altura que fiquei sem o manipulo. Apenas podia alternar o andamento nas 3 pedaleiras da frente. Era assim que tinha de seguir para conseguir terminar a prova.
Depois da queda no 1º quilometro, andar sem água e agora ficar sem mudanças...se eu nesta altura do ano já não tinha grandes condições físicas para enfrentar uma prova de BTT com 103 km, então depois...
Tive para desistir após o ultimo abastecimento, por volta dos 75 km. Este abastecimento foi junto à estrada de Sagres, depois da Vila do Bispo. Mas pensei : " se calhar se eu for pela estrada até à Pedralva acabo por fazer mais ou menos os mesmos kilometros que faltam ate ao final da maratona. E como me tinham falado que os últimos 15 km eram planos, ou seja não havia grandes inclinações que pudessem deixar-me em dificuldades pois estava sem mudanças, decidi continuar. E assim foi...com muita dificuldade física!! Nos últimos 7/8 kilometros estava com cãibras e penei muito para concluir a prova.
Cheguei ao fim desidratado, pois a água que ingeri no 3º abastecimento e nos últimos 25 km não compensam nunca a fase que andei sem água. Como se costuma dizer na gíria do ciclismo, "cheguei completamente empenado"!!!
Sempre foram 4h 55m 18s que precisei para concluir na 34ª posição este Campeonato Nacional XCM Master 2009... quase 5 horas de bicicleta!!! Não me lembro a ultima vez que estive tanto tempo a pedalar, e essa ultima foi certamente na bicicleta de estrada há muito tempo atrás...agora 5 horas na bicicleta de montanha, com 103 km (95% desses kilometros foram feitos no campo) nunca tinha tido uma experiência destas...nem coisa que se pareça!
Para terminar, registo aqui que estiveram na partida 63 atletas participantes na minha categoria, conseguiram concluir a prova 49 tendo se sagrado campeão nacional de Masters A Rui Lavarinhas da equipa Lacoviana/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas. Este Lavarinhas é ex corredor de estrada que agora se dedica ao BTT. Luis Leão Pinto da mesma equipa do Lavarinhas conquistou o titulo de Campeão Nacional Absoluto.

5 comentários:

  1. Bom, hoje tiraste o dia para escrever!
    Realmente não se admite num nacional haver falhas extremamente graves, pois a água deveria ser a preocupação fundamental.
    Mas o que gostei mesmo deste post foi: "cheguei completamente empenado".
    Como gostaria de ter visto isso!

    ResponderEliminar
  2. ,,,JP, eu há 2 dias que escrevo este post aos poucos, conforme a disponibilidade...só hoje terminei! Tambem gostas é de ver desgraça!! Eheheh!

    ResponderEliminar
  3. Boas amigo João tal não foi esse empeno e ainda por cima sem agua.
    Estas organizações não são como o GPP que até coca-colas frescas tem para os participantes.
    Os homens quanto menos gastarem em generos melhor.
    A gente ve-se por ai.
    As melhoras

    ResponderEliminar
  4. Obrigado João Fialho! A organização do Nacional deixou muito a desejar...não ter água para os atletas é algo que nunca pode acontecer...
    O vosso raid do GPP, à excepção de uma parte do percurso que tinha muita pedra esteve muito bem organizado. Vocês dão 15-0 à GEAPRO!! Ao vosso raid fiquei com vontade de voltar a aparecer...agora um raid maratona organizado pela GEAPRO...só se me pagarem a mim para estar presente!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado amigo Joao não precisa tanto eu fico contente só com 1-0.
    É com muito prazer que te recebemos novamente para o ano a data do nosso raid será no dia 5-10-2010,já estamos a trabalhar para o proximo raid para podermos estar melhor ou pelo menos ao mesmo nivel deste ano.
    Fica bem
    A gente vê-se por ai

    ResponderEliminar