sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Fissura no Quadro


Infelizmente, não tive sorte com a minha nova bicicleta, o Quadro mais propriamente.
Há algumas semanas atrás (em Outubro penso eu), quando efectuava uma vulgar limpeza à bike, senti ao passar o pano, algo como uma pequena lasca no tubo que vai do eixo pedaleiro ao selim. Algo estranho...
Na altura pensei que alguma pedra tivesse resvalado de um pneu de uma qualquer bicicleta de um companheiro de "pedaladas". Mas naquela zona, meio escondida isso seria difícil de acontecer.
Acabei por pedir a opinião a várias pessoas mais entendidas do que eu, como o meu primo Hélder de Loulé, também ele um aficionado do ciclismo, ou o meu amigo João Gil da BIKEZONE de Portimão, e acabamos por chegar à conclusão de que o Quadro havia estalado. Tirou-se o espigão do selim para fora e verificamos que o tubo do quadro tem uma espécie de guia em alumínio para receber o espigão e há uma diferença de espessura quando termina essa guia e se chega ao carbono. Essa diferença de espessura parece dar origem a uma pequena folga, ou espaço existente entre o espigão e o tubo do quadro. Pode ter sido a origem para aquela falha. Uma pequena fissura que fica muito próxima da ligação do tubo superior (do espigão de selim à testa do Quadro), ao tubo que vai do espigão de selim ao eixo pedaleiro.
Bom, mas falei com o Sérgio Rodrigues, um antigo corredor algarvio, pois foi na sua loja em Olhão que comprei a bicicleta em Agosto passado e desde logo tranquilizou-me, pois não haveria qualquer problema. "Troca-se o Quadro, claro", confidenciou-me, aliás é o normal. pois está na garantia.
Agora aguardo que chegue de Itália um quadro novo, pois a minha medida (57) o importador nacional já não tinha mais nenhum.
Até se pode dar o caso de receber o novo Quadro mas o modelo de 2010, caso não exista na fábrica o de 2009 medida 57.
O quadro de 2010 é igual ao de 2009, não muda nada segundo o Sérgio me disse. A diferença é apenas na pintura e mesmo ai, as diferenças são mínimas.
Tambem me disse que o meu foi o 1º quadro (modelo 333) que deu problema, pois até agora não tinham tido qualquer reclamação com nenhum outro, nem com os quadros que foram utilizados pela equipa profissional de ciclismo C.C.Loule/Louletano/Aquashow, que como é obvio estão sujeitos a enorme desgaste. Aliás o modelo 111, sim, já tinha tido uma reclamação mas apenas 1 caso e neste mesmo modelo, não no 333.
Do mal o menos...e ainda bem que foi numa altura em que apenas ao domingo saio para andar de bicicleta, logo não foi grande transtorno.

Sem comentários:

Enviar um comentário