"Oscar Pereiro foi alvo de um controlo anti-dopagem, na passada semana, numa cervejaria em Santiago de Compostela, noticiou a Voz da Galiza. O vencedor do Tour 2006 encontrava-se naquela cidade quando recebeu um telefonema da brigada médica da UCI que o esperava em casa para realizar um controlo de sangue e urina. Perante a recusa do corredor em voltar ao seu domícilio e abandonar o local onde permanecia na companhia de amigos, os inspectores médicos deslocaram-se à cervejaria tendo feito o controlo num corredor de acesso à casa de banho, num local público de passagem e que, segundo o corredor, não reunia quaisqueres condições de higiene ou privacidade."
Noticia in " Jornal Ciclismo"
Ao ler esta noticia senti-me algo estupefacto com a situação...
Nunca aqui falei sobre o tema do Doping.
Sou totalmente contra esta prática.
Sou a favor da luta contra o Doping no desporto...mas noticias como esta são no minimo caricatas...
Isto parece mais perseguição do que outra coisa.
Mas tambem é verdade que foi a própria modalidade, ou as pessoas que "dirigem" o ciclismo que quiseram este caminho... para combater o flagelo do doping, e assim cada vez mais se associa a modalidade ao doping.
O problema maior é que quando vem a publico uma noticia de um controlo positivo, já poucos procuram saber o porquê desse positivo...a conclusão é logo do tipo :
"olha mais um pastilhado..."
Isto leva a um outro problema.
É que a lista de produtos proibidos é imensa e não é muito dificil a algum atleta, principalmente amador, porque é este que não tem acompanhamento médico permanente, dirigir-se à farmácia ou ao seu médico de familia para procurar um medicamento para curar uma simples constipação, ou uma gripe, ou até caiu de bicicleta e tem umas feridas para sarar...e é lhe receitado um medicamento para solucionar o problema...
Mas é esse mesmo medicamento que até pode conter alguma substancia proibida...e pode ali armar-se um sarilho. Ora se o individuo é chamado a um controlo anti-doping nas semanas seguintes, pode ter problemas.
O certo é que ao acusar "positivo" uma vez, não se livrará da má fama que a situação traz consigo e este individuo não se dopou para melhorar o rendimento, mas sim para solucionar um problema.
Mas o mais certo é ficar conotado com o doping da mesma forma do que os outros que procuram produtos ilicitos (doping) para melhorar o seu rendimento desportivo, pelo menos para aqueles observadores que acompanham a modalidade de forma casual.
Sem comentários:
Enviar um comentário