terça-feira, 13 de abril de 2010

20º Circuito Ciclista Concelho de Palmela


A sorte não me acompanhou neste fim de semana, na prova disputada em Palmela. Assim, a cerca de 15 quilómetros para a meta fui vitima de furo na roda traseira num momento muito complicado da corrida...aquilo ia a andar nas horas do cara...!!
Estradas em mau estado, tal como há um mês atrás na prova de abertura, propiciavam isto mesmo. Acontece que acabei por ter o furo precisamente numa zona onde a estrada até nem está muito má. Foi após a passagem por Águas de Moura, portanto já na estrada nacional em direcção a Setúbal. Compreendo que sendo a corrida denominada por "volta ao Concelho de Palmela", o seu trajecto fosse composto por passagens em estradas do concelho. Mas no estado em que estas estradas se encontram é complicado não haver azares...e se não há alternativas..."temos pena". Ao menos não houve quedas (julgo eu), do mal o menos.
Após inúmeras tentativas de fuga, o pelotão nunca deu veleidades a nenhum fugitivo (s), a maior parte das vezes a corrida foi sempre controlada pela equipa dos Viveiros Vítor Lourenço / Sintra CC e também pelo CC Salvaterra. E foi precisamente esta equipa que endureceu o ritmo de corrida nos últimos 25 quilómetros sensivelmente. Andamento forte imprimido na frente do pelotão.
Depois de furar, e só para ajudar ao momento, a corrente ainda ficou presa no esticador quando mudava para a roda suplente, talvez mais uns 30 segundos "a mais", se calhar provocado pelo facto de querer fazer rápido ou talvez pelo "stress" da situação...era um pouco como ver o "comboio" a partir e eu ali parado na "estação".
Certo, é que consegui reentrar no pelotão a cerca de 10 quilómetros para a meta. Fiz um esforço tremendo para o conseguir. Quando reentrei estava completamente "queimado". Num instante chegamos aos ultimos 3 quilómetros, que indicava o inicio de subida para a chegada em Palmela. Precisava das energias gastas naquele enorme esforço, despendido após o furo para recolar ao pelotão para o final de corrida, sempre difícil de Palmela...
Ainda assim tentei o melhor possível, acabando no 14º lugar. Mas nos últimos 200 metros em subida, nem consegui levantar-me do selim. Senti alguma frustração no final pelo sucedido, mas tenho de aceitar que é algo que faz parte de uma prova de ciclismo. Como em tudo a sorte é sempre necessária.
Em termos colectivos a minha equipa conseguiu um interessante 4º lugar, melhorámos o 5º posto da prova de abertura e Volta ao Concelho de Almodôvar.
Num pelotão com 107 corredores, terminaram 95 e sagrou-se vencedor o David Costa da equipa Fundiarte / Credito Agrícola Costa Azul. A equipa de Grândola venceu ainda colectivamente. Bom inicio de época da equipa alentejana, que já tinha vencido a Volta ao Concelho de Almodôvar com o Rui Rodrigues.

1 comentário:

  1. Boas, será que com andamentos destes, no ciclismo amador, os próprios ciclistas profissionais, conseguem aguentar estes andamentos, é estranho não é, mas é o ciclismo que temos...

    ResponderEliminar