Isto já vem com algum atraso, até porque entretanto já participamos numa outra prova...mas não deixo de deixar aqui uma crónica sobre este Prémio José Amaro, uma das melhores provas que se realizam em Portugal para o escalão de Masters. Foi no passado dia 17 e 18 de Abril, que se realizou esta prova que homenageia o ex corredor José Amaro, natural de Grândola, falecido aos 33 anos vitima de doença. A prova incluía 2 etapas. No sábado com 82 corredores à partida, o pelotão fez-se à estrada para percorrer 95.9 km na ligação Grândola - Sra. da Penha. Logo à partida, chuva intensa e granizo! No entanto ao longo da 1ª hora de corrida a chuva acabou por dar tréguas. A 1ª etapa com 5 contagens para o prémio da montanha, 2 metas volantes e 2 sprints especiais prometiam "aquecer" a corrida. Logo na 1ª contagem de montanha, começou a formar-se um grupo de fugitivos. Após a contagem ao aperceber-me que a minha equipa não tinha lá nenhum representante, decidi atacar e juntar-me aos fugitivos. A colaboração lá na frente não era a melhor. Sempre pensei que a fuga iria dar em nada, pois não "andávamos" na frente e o pelotão provavelmente iria reagir. Ainda passei em 2º na 2ª contagem para o prémio da montanha (Serra de Grândola). No entanto o pelotão também não reagia, talvez porque a maior parte das equipas tinha representantes na fuga. Na aproximação à 3ª contagem do prémio da montanha do dia, atacam 3 corredores do grupo de fugitivos que já não seriam alcançados. Faltaria na altura cerca de 20 quilómetros para a meta. No grupo de fugitivos, José Silva atacou na 3ª contagem de montanha e apenas o Humberto Xavier (Almodôvar), Gualdim Carvalho (Grândola) e eu seguimos a sua roda. Mais tarde ainda se juntaram alguns corredores. No final, já "sem pernas" para a ultima subida, acabei no 7º lugar.
Nesta etapa, foi pena o azar que o meu colega João Antunes teve ao furar após a Serra de Grândola, quando seguia na frente da corrida. Já não voltou ao grupo da dianteira e foi absorvido pelo pelotão.
A 1ª etapa foi ganha pelo Carlos Coelho (CC Salvaterra).
No domingo, correu-se a 2ª etapa já sem chuva, felizmente. Após inúmeras tentativas de fuga, um grupo consegue formar-se na dianteira. Nesse grupo estava o meu colega de equipa David Caetanita. Logo atrás, seguia um 2º grupo onde eu estava, também o camisola amarela seguia nesse 2º grupo. Mantive-me tranquilo nesse 2º grupo, pois tinha um colega na frente da corrida. Na aproximação a Grândola, onde se iria percorrer a parte final da etapa em circuito de 3.3 km num total de 11 voltas, iria assistir-se a uma corrida emotiva. Quando chegamos a Grândola, havia cerca de 30 segundos entre o 1º e o 2º grupo. O restante pelotão, mais atrasado, foi mandado "encostar" pelos comissários que consideraram o atraso significativo. Portanto dos 80 corredores, sobrava cerca de 20 para o circuito final. No circuito, enquanto o grupo da frente consegue importante vantagem (cerca de 2 minutos), uma decisão corajosa do DD do CC Salvaterra, que mandou os 2 corredores que tinha no 1º grupo, esperarem pelo camisola amarela Carlos Coelho que seguia no 2º grupo, onde eu estava. Foi o volte face na prova. Com o CC Salvaterra na perseguição a quem seguia isolado, a velocidade aumentou e já próximo do fim, após grande trabalho da equipa de Salvaterra os fugitivos são apanhados, faltariam 2 voltas para o final. No sprint final fui encostado por um corredor do Grândola... tive de travar nos últimos 50 mts!!! O corredor que seguia à minha direita junto ao gradeamento, desvia a trajectória nos últimos metros para o interior da avenida, e por pouco (caso eu não travasse) não vou ao "tapete". Eu e o camisola amarela. Fiz queixa ao comissário, mas nada se passou...afinal o corredor era da equipa da casa (Grândola). Esta 2ª etapa foi ganha pelo Luís Machado (Viveiros V. Lourenço / Sintra CC), vencedor da Volta a Portugal Masters de 2009. Nesta 2ª etapa cortei o risco em 8º, isto depois de ter sido impedido de sprintar. Do mal o menos, não cai porque defendi-me ao travar nos últimos metros. O 3º Prémio Jose Amaro foi ganho por Luis Pinela da equipa do Prorace/Évorabike/CC Évora . Por equipas, a equipa Burguer Ranch / Portimão ficou no 6º lugar.
Classificações :
1ª etapa » 7º lugar
2ª etapa » 8º lugar
Classif. Final » 7º lugar
Sem comentários:
Enviar um comentário