Após um sábado onde competi no 13º Prémio Volkswagen - Autoeuropa, o domingo estava reservado para um Raid BTT na localidade da Bela Vista (Parchal) no concelho de Lagoa organizado pela Associação Académica da Bela Vista (AABV). Inscrevi-me no Raid juntamente com o meu pai (participaria na "Meia"; Raid 30 km) e o Luís Alves, um amigo da estrada que fazia a sua estreia no BTT.
A organização esteve impecável! Muito bom o nível organizativo para uma 1ª vez. O pessoal da AABV sempre disponível e atento para proporcionar uma bela manhã de BTT. Desta vez optei também por almoçar. Foi nas Fontes de Estombar...uma maravilha!
Falhou a hora de partida. Aprazada para as 8h, embora a organização já tivesse pensado atrasar 30 min. Acabamos por sair apenas pelas 8h45m...
Parece que a org. decidiu esperar por um grupo de malta de Monchique que se atrasara. Na próxima tragam um sandes de presunto para a malta...para compensar o atraso.
Para mim, o mais importante num Raid maratona é o percurso do evento.
Não gostei do percurso. Das minhas participações no BTT até hoje, este foi o que menos gostei...aliás diria mesmo que detestei a partir do Km 17 , onde estava a ZA1 (Zona abastecimento 1), a partir dai achei o percurso uma BOSTA.
Até ai (KM 17) o traçado pareceu-me apetecível e acessível a todo o tipo de participantes, ao fim ao cabo isto era um Raid / Passeio e não uma competição.
Na minha opinião um Raid Maratona deve ser mais ciclável, envolvendo sempre que possível uma dose equilibrada de situações; trilhos, estradões, descidas, subidas, planos...
As descidas estavam bem assinaladas e até achei fácil de as fazer.
As subidas eram quase inexistentes o que também não "carregava" demasiado o físico, pois não esquecer que era um Raid / Passeio.
Na minha opinião, mau ou muito mau mesmo foi a zona das falésias próximo do Carvoeiro. Teve que se subir um autentico penhasco com a bike às costas, e após isso, cá em cima quase não se conseguia pedalar devido ao terreno rochoso.
Houve algum pessoal com quem falei que se queixou de se ter enganado várias vezes. Comigo isso tambem aconteceu. Mas verdade seja dita, que não foi por falta de sinalização, pois nesse aspecto até foi dos melhores Raids.
A questão do exagero de trilhos, e toda aquela zona rochosa das falésias, ao fim ao cabo o problema do traçado ou percurso em si proporciona em certa medida esses enganos de percurso.
Caso o participante fosse menos atento (por ir muito rápido, ou ir a observar a paisagem por exemplo) facilmente se enganava no seu trajecto.
Chegou a acontecer comigo quando seguia na frente do Raid com mais 3 participantes (até à ZA1 sensivelmente) todos nós nos enganarmos sem darmos de imediato conta do nosso lapso.
Realizei o Raid / 60 km "Rota da Sardinha" em 2h45m o que em termos de classificação deu o 10º lugar entre os 68 participantes que terminaram o Raid.
Sem comentários:
Enviar um comentário