quarta-feira, 18 de abril de 2012

Rescaldo: Taça do Algarve XCM # 1



No passado domingo foi dia de estreia oficial pela minha nova equipa Extremo Sul CA Messines no VII Raid BTT Terras da Conceição.
Com partida e chegada na mata da Conceição de Tavira esta 1ª prova a contar para a Taça do Algarve contou nada mais nada menos do que 139 (!) atletas federados na linha de partida!! Depois havia ainda os inscritos na parte do lazer.
Com uma manhã extremamente desagradável, com frio e vento forte...ao menos não choveu como havia acontecido no sabado.
A partida foi dada com algum atraso, para cumprir os 63 kms da maratona, que propunha um acumulado de mais de 2200 mts. de subida o que se afigurava desde logo como uma tarefa com um grau de exigência fisica elevado para todos os participantes.
Depois da chamada (que confusão !?!) do top 20 do ranking geral da Taça de 2011 para a frente da linha de partida, acabei por sair com talvez uns 40 atletas na minha frente, e passados 300 mts. de alcatrão entramos logo em terreno de terra o que nem me possibilitou sequer aproximar-me da cabeça da prova.
O inicio foi muito rápido, e claro os mais fortes desde cedo começaram a destacar-se.
Acabei por fazer uma prova de trás para a frente, cautelosa diria, pois a minha ainda curta experiência em BTT não me deixou o "à vontade necessário" para enfrentar as zonas mais sinuosas de forma confiante, e isso faz-me perder tempo.
No entanto fiquei satisfeito com a prestação conseguida, o 5º lugar em VET.A em 50 atletas do escalão VET.A e 13º lugar na Geral Absoluta em 139 participantes deixam-me moralizado.
Existe margem de progressão, e espero melhorar alguns aspectos.
No entanto, a maior satisfação foi o nivel fisico que sinto estar cada vez melhor, com uma base sólida. Nunca tive qualquer quebra fisica, e cheguei ao fim com a sensação que poderia ter feito mais uns valentes kilómetros ao mesmo ritmo, que estaria em condições para tal.
Boa prestação da equipa Extremo Sul com 2 pódios ( Jacinto Neves 3º em VET.A e Jose Martins 2º em VET.C) e 4º na Geral por equipas.
Em termos de organização, lamento o atraso que se verificou na partida, onde os comissários da A.C.A. são os responsáveis. Grande confusão para chamar os 20 melhores para a frente da linha de partida...situação que se repetiu por mais de uma vez.
Porque não criam " boxes" para organizar a partida?
Em termos de percurso nada a dizer, bem marcado, 100% ciclável e exigente. A organização esteve bem.
Ponto negativo: Muito mau, aliás péssimo foi a seca que a organização proporcionou até chegar a hora da entrega dos troféus das diferentes categorias...foi já próximo das 17h. É que assim há muita gente que já não está presente...e alguns só estão porque o regulamento obriga o atleta a estar presente no pódio, caso contrário pode ser desclassificado e perder os pontos conquistados na prova.
A próxima prova da Taça do Algarve será na Conceição de Faro em Junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário