No ranking actualizado após a 3ª prova da Taça Regional do Algarve BTT-XCM realizada em Messines estou na 11ª posição da categoria Vet. A.
Link: http://www.bttloule.com/images/stories/doc/20120101taxcm_ranking.pdf
sábado, 30 de junho de 2012
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Próximo destino: Amoreiras - Gare
É já no próximo domingo, 1 de Julho que decorre mais uma prova pontuável para a Taça do Algarve de XCM.
Desta vez o local que acolhe a 4ª prova da Taça é Amoreiras Gare, já em pleno solo Alentejano. 62 km é a distância da maratona da Taça.
Existem mais dois percursos alternativos para o lazer com distâncias de 30 e 45 km.
Esta é a 6ª edição desta maratona intitulada de “ Rota do Medronho”.
Mais informações em www.gdr-amoreirasgare.com
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Rescaldo Maratona Extremo Sul - Taça do Algarve XCM#3
Decorreu no passado domingo em S.
B. Messines, a 3ª prova do calendário da
Taça Regional do Algarve XCM-BTT , organizada pela Associação Extremo Sul.
Com temperaturas a rondar os
40º, o forte calor foi um adversário de
peso para os participantes a juntar a um percurso bem durinho, com algumas
rampas de nível físico e técnico bem exigentes para um traçado de 74 km e 1600
mts de acumulado.Em termos de organização, o percurso estava muito bem escolhido, fisicamente exigente, e as marcações estavam impecáveis. Não ouvi nem um único comentário negativo em relação a isso, o que só por si é significativo. Para quem está na parte da competição, o percurso e as marcações serão porventura o mais importante de uma prova de BTT-XCM.
É preciso lembrar que a Extremo Sul assegurou a organização desta 3ª maratona da Taça do Algarve à última da hora, por desistência do anterior organizador, o Clube Xelb, uma vez que no calendário constava a maratona de Silves. Não será fácil organizar um evento deste género em tão pouco tempo…
Em relação à minha prestação, tive um dia muito difícil…
A partir do km 50, foi mesmo um martírio. Cãibras umas atrás das outras, de tal forma que me obrigavam a ter de desmontar da bike, cheguei a ter cãibras nas duas pernas ao mesmo tempo!! Não conseguia, fazer o movimento de pedalar mesmo suave que fosse. Foi muito complicado o que passei. Uma fadiga muscular extrema.
No inicio da prova consegui andar bem e encontrar um bom ritmo que me permitiu estar entre os primeiros da prova.
Na passagem pela ZA1 por volta do KM 32 estava na 3ª posição em Vet. A, e dentro do Top 10 da Geral Absoluta. Pouco mais à frente depois de ser alcançado por outro atleta concorrente do meu escalão (A. Madeira da equipa Peçamodovar), segui ainda alguns Kms com ele, mas foi coisa pouca. Quando chegamos à zona mais dura da prova, situada entre o Km 40 e 50, rapidamente perdi a roda dele e pior que isso, instalava-se em mim uma sensação de “vazio”. As “piranhas” começaram a aparecer, e de que maneira…
Não foi a 1ª vez que que sofri deste mal, mas desta forma só me lembro de algo parecido numa prova de estrada, realizada ao serviço da Selecção Nacional de Portugal. Foi em Espanha na “Vuelta Extremadura” e na altura, no já longínquo ano de 1994, não me esqueço que também fui obrigado a estender-me no asfalto porque foi de tal forma forte, que quando as cãibras me agarravam, os músculos prendiam, e assim ficavam durante largos segundos.
Portanto, este domingo foi dia de “carroça” e daquelas valentes! Passaram 3 dias, e ainda tenho dores musculares nas pernas precisamente, nas zonas musculares onde mais sofri.
Com tudo isto, os últimos 15 km foram extremamente penosos e fui ate final naturalmente sempre a perder lugares, acabando por finalizar na 10ª posição em Vet.A.
Depois de um fim-de-semana anterior bastante adverso, naturalmente que tinha espectativas para realizar uma boa prova em Messines, até porque a equipa Extremo Sul corria em casa. Infelizmente não foi assim, e agora é esperar por melhores dias.
sexta-feira, 22 de junho de 2012
XCM Extremo Sul - Taça do Algarve # 3
Próximo domingo dia 24 a Associação Extremo Sul organiza a 3ª prova do calendário da Taça do Algarve BTT-XCM.
São 75 km com 1600 mt de acumulado.
Após o ultimo fim de semana bastante atribulado, espero desta vez ser mais feliz e não ter problemas que possam influenciar a minha prestação.
Se assim acontecer, espero contribuir com uma boa prestação para o Team Extremo Sul, nesta prova que "corremos em casa"!
Domingo lá estarei na luta!
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Rescaldo: Taça do Algarve BTT-XCM #2 Maratona Conceição de Faro
Realizou-se no passado domingo dia 17, a 2ª prova a contar para a Taça Regional do Algarve BTT - XCM com partida e chegada na Conceição de Faro.
A organização esteve a cargo do Clube BTT Conceição de Faro.
Quanto ao percurso, com pouco mais de 1200 mts. de acumulado para 70 kms, não parecia oferecer muitas exigencias de nivel fisico.
Este foi um traçado mais tecnico, do que fisico com muita dose de single tracks. Zonas tecnicas com muita pedra e claro com este tipo de percurso fica mais dificil andar em ritmos mais altos.
Certo é que para este tipo de percurso as marcações precisam ser mais pormenorizadas para que não ofereça duvidas a quem não conhece os trilhos. E aqui foi o descalabro total da organização da prova. Marcações insuficientes, e nalguns casos pouco visiveis. Noutros casos, nem existia marcações, nomeadamente junto a um acampamento de ciganos. Será que não era previsivel que as marcações desaparecessem nessa zona??
Isto resultou pelo que ouvi em um sem numero de atletas perdidos (eu fui um deles) e outros houve que entraram no percurso mais tarde conseguindo chegar à meta, e serem classificados à frente de outros que completaram o percurso na integra.
Apesar de uma boa aparencia em termos de envolvencia de prova, isto é o "cenário" estava vistoso em termos de logistica na partida e chegada, não faltando nada, falhou o mais importante; as marcações do percurso.
Foi muito mau para uma prova oficial, integrada na Taça do Algarve de maratonas BTT.
Em termos pessoais esta prova não quis nada comigo, por acaso (ou não) era o frontal n º13.
O que posso dizer quando tive 4 (!!?) furos?? O facto de tambem ter andado perdido em relação ao percurso nem me fez incomodar muito, pois na altura em que sucedeu a prova já estava "perdida", só me fez perder ainda mais uns minutinhos... o 1º furo foi logo por volta do KM 4 numa altura em que seguia no grupo da frente, já bastante reduzido (9 atletas), embora como é obvio as diferenças ainda fossem curtas, estavamos no inicio. So terminei a prova (a mais de 1 hora do vencedor), 1º porque o meu amigo Cesar Mestre emprestou-me uma camara de ar, e 2º, porque ele insistiu em seguirmos até ao fim da prova, porque se não fosse isso eu tinha desistido na ZA 3 ao KM 55.
Depois do sucedido na prova de estrada no sabado, este foi um domingo com azares a mais para um fim de semana atipico...
Com 113 atletas participantes na prova de Taça, terminei na 73ª posição da Geral Absoluta (36º em Vet. A) com 4h 05m.
Classificações do XXVIII Circuito San Juan del Puerto
O link com as classificações da prova disputada no passado sabado dia 16/06 em Espanha.
Cerca de 180 corredores marcaram presença, das categorias Senior a Master 60.
Fiquei na posição 39 (entre os 83 Masters30 inscritos) calmamente instalado na retaguarda do pelotão.
http://www.andaluciaciclismo.com/AndaluciaCiclismo/calendarioclasif.asp?id=308
Cerca de 180 corredores marcaram presença, das categorias Senior a Master 60.
Fiquei na posição 39 (entre os 83 Masters30 inscritos) calmamente instalado na retaguarda do pelotão.
http://www.andaluciaciclismo.com/AndaluciaCiclismo/calendarioclasif.asp?id=308
sábado, 16 de junho de 2012
Que azia...
João Antunes a mostrar o cabedal!! Ehehe!
Boa estreia do amigo Ricardo Costa do GPP numa corrida de ciclismo
" Ó Cesar hoje és o 69...tás em grande pá"
O rescaldo está azedo:
Esta jornada dupla deste fim de semana começa com uma grande dose de azia!
É o desalento total...
Depois de esta manhã "ter sido enganado" pela organização do XXVIII Circuito San Juan Del Puerto ao encurtarem uma volta às 3 previstas, (e só os Portugueses lá presentes é que não sabiam), chego a casa e quando retiro a bike do suporte do carro vejo o selim partido numa das calhas...
Nem com uma caixa de Kompensam isto me passa!!
Estava previsto um circuito com 3 voltas de 40 km cada para os Masters 30.
Á entrada de San juan Del Puerto, no final da 2ª volta o andamento era elevado. Os Masters 40 terminam a corrida à 2ª volta - pensei eu... e era o previsto no panfleto.
Deixei - me ficar na retaguarda do pelotão e quando passei a linha de meta vejo todos os corredores a travar e a parar "os cavalos" ao mesmo tempo que via a Guarda Civil Espanhola a estacionar as suas motas...a corrida terminou???!!!
Fiquei incrédulo! Eu e os Portugueses que ali estavam na prova. Eramos 4 do Clube Chão das Donas (Eu, João Antunes, David Caetanita e Cesar Mestre), um da Casa do Benfica de Almodovar (Valadas), um Individual, e o Ricardo Costa do G.P.Portelas que ali se estreava (Parabens Ricardo!!) numa corrida de ciclismo.
Como se isto não fosse suficiente, quando cheguei a casa e fui retirar a bike do carro é que vi que tinha partido o selim Selle Italia SLR no apoio direito...
Ainda na passada semana foi o sapato direito que rachou a sola...
Pffffffffff....
Boa estreia do amigo Ricardo Costa do GPP numa corrida de ciclismo
" Ó Cesar hoje és o 69...tás em grande pá"
O rescaldo está azedo:
Esta jornada dupla deste fim de semana começa com uma grande dose de azia!
É o desalento total...
Depois de esta manhã "ter sido enganado" pela organização do XXVIII Circuito San Juan Del Puerto ao encurtarem uma volta às 3 previstas, (e só os Portugueses lá presentes é que não sabiam), chego a casa e quando retiro a bike do suporte do carro vejo o selim partido numa das calhas...
Nem com uma caixa de Kompensam isto me passa!!
Estava previsto um circuito com 3 voltas de 40 km cada para os Masters 30.
Á entrada de San juan Del Puerto, no final da 2ª volta o andamento era elevado. Os Masters 40 terminam a corrida à 2ª volta - pensei eu... e era o previsto no panfleto.
Deixei - me ficar na retaguarda do pelotão e quando passei a linha de meta vejo todos os corredores a travar e a parar "os cavalos" ao mesmo tempo que via a Guarda Civil Espanhola a estacionar as suas motas...a corrida terminou???!!!
Fiquei incrédulo! Eu e os Portugueses que ali estavam na prova. Eramos 4 do Clube Chão das Donas (Eu, João Antunes, David Caetanita e Cesar Mestre), um da Casa do Benfica de Almodovar (Valadas), um Individual, e o Ricardo Costa do G.P.Portelas que ali se estreava (Parabens Ricardo!!) numa corrida de ciclismo.
Como se isto não fosse suficiente, quando cheguei a casa e fui retirar a bike do carro é que vi que tinha partido o selim Selle Italia SLR no apoio direito...
Ainda na passada semana foi o sapato direito que rachou a sola...
Pffffffffff....
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Jornada dupla...
Este fim de semana é dose dupla!
Irei participar em representação do Clube Chão das Donas, numa prova em Espanha denominada XXVIII Circuito San Juan Del Puerto na distância de 120 kms, um circuito de 40 km a ser percorrido por 3x para a categoria Masters 30.
No domingo está de regresso a Taça do Algarve de BTT-XCM com a 2ª prova pontuável para o troféu. É a maratona BTT Conceição de Faro com uma distância de 70 km e cerca de 1300 mts de acumulado com passagem no Cerro de S. Miguel. Vamos lá TEAM EXTREMO SUL!!!!
Irei participar em representação do Clube Chão das Donas, numa prova em Espanha denominada XXVIII Circuito San Juan Del Puerto na distância de 120 kms, um circuito de 40 km a ser percorrido por 3x para a categoria Masters 30.
No domingo está de regresso a Taça do Algarve de BTT-XCM com a 2ª prova pontuável para o troféu. É a maratona BTT Conceição de Faro com uma distância de 70 km e cerca de 1300 mts de acumulado com passagem no Cerro de S. Miguel. Vamos lá TEAM EXTREMO SUL!!!!
sábado, 9 de junho de 2012
Próximo sábado disputa-se o XXVIII Circuito San Juan del Puerto, localidade próxima de Huelva. Trata-se de um circuito de 40km a ser percorrido por 3x (isto para o escalão Senior e Master 30), totalizando 120 km. Apesar de no dia seguinte, domingo, disputar-se a maratona da Conceição de Faro, integrada na Taça do Algarve XCM # BTT, estou a pensar deslocar-me até à vizinha Espanha para disputar esta corrida.
É uma oportunidade de voltar a participar numa corrida de estrada, após a participação no Campeonato Nacional no passado mês de Maio.
terça-feira, 5 de junho de 2012
Raid Portimão -Foia
No passado domingo decorreu mais uma edição do já conhecido Raid organizado pelo Centro de Ciclismo de Portimão. Eu tambem participei, com mais 3 colegas de equipa (João Antunes, Marco Nunes e Pedro Lourenço "fumaça") a representar o Clube Chão das Donas.
Tambem nos fez companhia o Luis Janeiro, antigo ciclista que aproveitando mais uma estadia (férias) pelo Algarve tambem deu o seu contributo na nossa equipa.
Foram umas pedaladas de confraternização, com tranquilidade, apesar de o percursso ser exigente, com subida do Monchicão (5,5 kms de subida) e a subida final à Foia (7,4 kms) pela variante sul.
Deu para treinar e disfrutar do evento, uma vez que este Raid é por equipas o que permite que cada equipa, ou cada elemento possa pedalar com toda a liberdade.
O amigo ciclista Luis Alves "Lacrau" desta vez vestiu a pele de fotógrafo e tirou umas "chapas" ao pessoal que em bom numero aderiu ao evento.
Tambem nos fez companhia o Luis Janeiro, antigo ciclista que aproveitando mais uma estadia (férias) pelo Algarve tambem deu o seu contributo na nossa equipa.
Foram umas pedaladas de confraternização, com tranquilidade, apesar de o percursso ser exigente, com subida do Monchicão (5,5 kms de subida) e a subida final à Foia (7,4 kms) pela variante sul.
Deu para treinar e disfrutar do evento, uma vez que este Raid é por equipas o que permite que cada equipa, ou cada elemento possa pedalar com toda a liberdade.
O amigo ciclista Luis Alves "Lacrau" desta vez vestiu a pele de fotógrafo e tirou umas "chapas" ao pessoal que em bom numero aderiu ao evento.
Subscrever:
Mensagens (Atom)