sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Querem medalhas?


Querer não é poder. Era bom que tudo fosse tão fácil como ir comer um gelado ao café do lado.
Oiço e leio as críticas à suposta fraca participação nos Jogos Olímpicos de Londres. A maior parte dessas críticas são feitas por pessoas que nunca tiveram ligação a algum desporto.
Não conhecem o desporto por dentro, pois nunca estiveram federados numa qualquer modalidade desportiva, ou nem sequer experimentaram a prática desportiva apenas por lazer.
Provavelmente o maior feito terá sido sair de casa e ir a pé até ao café do outro lado da rua. Um feito! Uma caminhada diria alguem! Se o café ficar do outro lado da rua, o mais provável é irem de carro até à porta do café…e que tal entrar no café com o carro e beber o café no banco do carro? Mais confortável e menos cansativo!
Portugal não gosta de desporto, embora se fizéssemos um inquérito, se calhar a resposta seria contrária, porque se está convencido de que gosta e não admite ser contrariado.
Para se gostar do desporto é preciso saber o que é.
A imprensa também não ajuda. Só o futebol interessa, porque vende mais um qualquer treino ou aquecimento de um Benfica, Sporting ou FC Porto do que a prova x ou y de outra modalidade… então nesta altura as primeiras páginas dos jornais desportivos estão cheias de jogadores que chegam ou às vezes supõem que chegam para este ou aquele clube… e por fim, há o quadradinho das outras modalidades… Isto em altura de Jogos Olímpicos, a competição desportiva mais importante do mundo! No nosso cantinho, os Portugueses (a maioria) limitam-se a dizer que os nossos atletas são uns fracotes.
Gostar das outras modalidades, não é chegar à altura dos JO e fazer um zapping de uns minutos e saber das últimas das modalidades que estão presentes nos Jogos.
Será possível comparar as condições e apoios aos atletas Portugueses em relação aos existentes em Espanha, França e por essa europa fora?
A resposta é obvia. Será que existe alguma estratégia pensada para a alta competição? E a baixa competição alguém se lembra que existe?
Ouvir expressões como:  “ foram a Londres às compras” ou “estão a gastar o meu dinheiro dos impostos naqueles indivíduos…” é do mais medíocre que se pode dizer…
Até pode haver algum consenso quanto à prestação de um ou outro atleta de quem se esperava muito, ou seja uma medalha. Dai a se considerar um fracasso a participação Portuguesa nos Jogos há um caminho longo.

Haja bom senso!


Sem comentários:

Enviar um comentário