Decorreu no passado sábado 1 de Setembro a 15ª edição do Prémio Volkswagen – Autoeuropa no escalão de Masters, prova de ciclismo integrada nas festas das vindimas de Palmela.
69 corredores na linha de partida, no parque da fábrica Autoeuropa para percorrer 81 km, com chegada em Palmela. Percurso em tudo idêntico aos anos anteriores, inclusive as 4 metas volantes ao longo do traçado, estavam marcadas no mesmo local (Palmela 1ª passagem, Aguas de Moura, Poceirão e Pinhal Novo).
A diferença era a chegada. Desta vez foi retirada a chegada no empedrado (em mau estado) , e a meta encontrava-se junto aos bombeiros, bem no alto de Palmela. A dificuldade existia na mesma, pois a aproximação à meta era feita pela Lagoinha e as dificuldades começavam ainda a faltar 3 km para a meta. O ultimo km apresentava 300/400 mts com inclinações que atingiam os 14%...com os últimos 300 mts numa reta em plano ainda inclinado, uma chegada bem durinha e selectiva.
A corrida foi sempre bastante movimentada, apesar do calor e algum vento que se fazia sentir.
A nossa equipa teve uma prestação excelente, pois estivemos em praticamente todas as tentativas de fuga. Na 1ª passagem por Palmela, o pelotão partiu em 2 grandes grupos. Mas o entendimento no grupo da frente não existiu e rapidamente houve junção. Mais tarde dá-se uma fuga com Vitor Lourenço (Viveiros VL) e Celso Mendão (C. Benfica Almodôvar) a única onde não tínhamos um corredor na frente. E ai foi o Chão das Donas que moveu a perseguição, anulando a fuga.
Fugitivos alcançados e no ultimo terço de corrida os ciclistas da Casa do Benfica de Almodôvar atacaram forte, enquanto no pelotão voltava a equipa dos Viveiros a controlar a corrida. Esta situação fez com que a equipa dos Viveiros VL chegasse à entrada da subida para Palmela (últimos 3 km) algo desgastada, no entanto o trabalho efectuado deu frutos, pois mais nenhum corredor conseguiu ganhar tempo que pudesse permitir chegar isolado à meta.
A dificuldade da chegada fez o resto. Quem estava mais forte resistiu mais tempo na frente.
Com boas sensações durante a prova, terminei a corrida no 3º lugar.
Destaco a excelente corrida da equipa do Chão das Donas. Atacou, esteve nas fugas, tentamos as metas volantes e na única fuga que não tínhamos um corredor, assumimos a corrida e perseguimos até alcançar os fugitivos. Por tudo aquilo que a equipa fez, merecemos estar no pódio através do 3º lugar na Geral Individual e também na Geral Equipas.
Sem comentários:
Enviar um comentário