sexta-feira, 31 de maio de 2013
2º Circuito Ciclista Jorge Nunes - Grândola
No próximo domingo irei estar em Grândola para a 2ª edição do circuito ciclista Jorge Nunes, prova realizada pela Casa do Benfica de Grândola.
A Prova destina-se à categoria de Masters e Elites / Sub 23 amadores.
Decorrerá ainda uma prova aberta a Não Federados.
quarta-feira, 29 de maio de 2013
Classificações do Campeonato Nacional Contra - Relógio
Após a classificação dos Nacionais de Contra - Relógio lançada no site da Federação Portuguesa de Ciclismo na 2ª feira,...classificações essas que se encontravam erradas e que penalizavam-me em pelo menos 3 MINUTOS...enviei um e-mail à Associação de Ciclismo de Setubal a dar conta do sucedido.
Hoje, Quarta - Feira o comunicado com a classificação do Campeonato Nacional de Contra - Relógio aparece rectificado.
Retiraram 3 minutos certinhos ao meu tempo...aproximando-o do tempo que registei no meu GPS. Não sei se estará totalmente certo os 33m10s que me atribuem agora, porque não parei o cronómetro (GPS) logo após cruzar a linha de chegada e como tal não tenho essa referência mais precisa, mas se não for esse o tempo certo, pelo menos estará próximo da realidade.
Classificações:
http://www.uvp-fpc.pt/index_noticia_ver.php?id_noticia_new=3172&pag=1
Hoje, Quarta - Feira o comunicado com a classificação do Campeonato Nacional de Contra - Relógio aparece rectificado.
Retiraram 3 minutos certinhos ao meu tempo...aproximando-o do tempo que registei no meu GPS. Não sei se estará totalmente certo os 33m10s que me atribuem agora, porque não parei o cronómetro (GPS) logo após cruzar a linha de chegada e como tal não tenho essa referência mais precisa, mas se não for esse o tempo certo, pelo menos estará próximo da realidade.
Classificações:
http://www.uvp-fpc.pt/index_noticia_ver.php?id_noticia_new=3172&pag=1
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Campeonato Nacional Contra - Relógio : Que trapalhada!!!
Decorreu ontem dia 26 de Maio em Setubal os Campeonatos Nacionais de Contra -Relógio para Masters.
A fraca adesão dos corredores foi a nota dominante destes Nacionais, onde a participação nas categorias A, B e C não totalizava 30 corredores. O que é lamentável que aconteça, pois este ano houve prova, no próximo ano provavelmente não haverá tendo em conta o reduzido numero de ciclistas a participar. Esses que faltaram, lá terão os seus motivos mais ou menos válidos, consoante o ponto de vista de cada um.
Mas não foi só a pouca adesão dos corredores que tirou brilho a este Nacional de Contra -Relógio.
Os corredores tiveram dificuldade em perceber quando iriam para a estrada efetuar a sua prova.
Os primeiros foram os Masters C onde percorriam uma volta.
Depois dos C´s terminarem todos a sua prova, uma pequena pausa e saiam os do escalão B.
Terminado o escalão B e após nova pausa iniciam os do escalão Master A. Os corredores partiam com 1 minuto de intervalo.
No caso dos A´s estavam divididos em 2 Séries de 8 corredores cada.
Eu como fiquei colocado na 2ª série tive ainda de aguardar que a 1ª série terminasse...ou seja quando chegou a hora de partir para o Crono já era quase 13h...isto depois de estar a aquecer nos rolos tempo indeterminado...
Quando todos terminaram a sua prova, como não havia contagens de tempo electrónicas (chips) os comissários, que eram quase tantos (!?!?) como os corredores participantes, à pergunta que alguns fizeram acerca do comunicado com as classificações houve como resposta: "Amanhã veem na internet, no site da FPC e Associação de Setubal".
Hoje depois de me terem telefonado e enviado mensagens a perguntar se tinha sucedido alguma coisa durante a minha prova, respondi que correu dentro da normalidade. Mas quando me disseram que havia um erro no meu tempo e por consequência na minha classificação na prova, não liguei muito.
Só depois percebi que esse engano vai para além dos 3 MINUTOS e que fui colocado no ultimo lugar, senão vejamos:
- fui o 2º a partir da minha série, alcancei e ultrapassei o corredor que havia partido 1 minuto à minha frente ; na classificação esse mesmo corredor ficou à minha frente com menos tempo de prova...
- não fui ultrapassado pelo corredor que me seguiu na ordem de partida, 1 minuto após eu ter partido; no entanto na classificação aparece com o tempo gasto de quase 3 minutos a menos que o meu...
- O medalha de Bronze Claudio Paulinho abalou 2 minutos depois da minha saida; não me ultrapassou nem me alcançou...chegou bem depois de eu ter chegado. No entanto o Claudio realizou o tempo de 31m14s, quase 5 minutos a menos do que o tempo que me atribuiram...
- Que eu saiba o meu GPS GARMIN não está avariado!
Coloquei-o a zeros antes de subir o palanque de partida do Crono onde terá logo ai marcado 4,5 ou 6 seg. , o normal quando se tem o start / stop automático.
Na Chegada, parei o tempo já vários segundos depois de ter terminado a prova, porque quando pisei o risco de meta logo não me lembrei de o parar.
- Com estes acréscimos todos, o tempo registado no meu GARMIN foi de 33m 18s. O tempo é oficioso bem sei, o oficial está do lado dos juizes e cronometristas.
-Na classificação disponibilizada hoje no site da FPC tenho 36m10s de tempo registado no Contra - Relógio.
Em jeito de conclusão, lembro a estes comissários, juizes, cronometristas ou seja quem for, que o meu esforço, dedicação e acima de tudo a minha dignidade não é posta em causa por um bando de irresponsáveis, que de uma forma gratuita e descuidada realizam as suas acções de uma forma totalmente inaceitável.
Sei que não sou vendedor de flores e não ofereço "fruta" a ninguem, e pertenço a uma equipa humilde mas digna (Chão das Donas).
Dei o meu melhor no Campeonato Nacional de Contra -Relógio, fiz o que me competia tudo isto sem rodas lenticulares ou bicicletas de Crono, cabras ou cabrestes no entanto alguns cabrões que por ali andavam apenas com o intuito de ganhar o dia NÃO fizeram o trabalho deles.
Aqui o Coelho em pessoa, tal como o animal pode ser muito sossegado e tranquilo, mas não me façam passar por palerma e banana que eu não deixo!
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Taça do Algarve XCM#4 - Benafim
Entretanto decorreu no passado dia 12 de Maio, em Benafim, a 4ª prova pontuável para a Taça Regional do Algarve BTT.
Nessa mesma data estive no norte do pais para participar no Campeonato Nacional de Estrada que decorreu em Pedras Salgadas.
Como não podia estar em 2 locais ao mesmo tempo, optei pela mais importante, o Nacional de Estrada.
Em termos de Taça do Algarve XCM, a minha ausencia significou somar 0 pontos no ranking e por consequência baixar da 3ª para a 7ª posição em Masters A.
Faltam 3 provas para fechar a Taça Regional do Algarve BTT-XCM e recuperar a posição anterior vai ser bem complicado. No final faz-se as contas.
Naquilo que diz respeito a esta maratona de Benafim, como não participei não vou opinar nada.
Mas fica aquilo que ouvi acerca da prova...e quando várias pessoas me dizem:
- "não perdeste nada..." ;
- ou "parecia uma prova de orientação...";
- ou ainda "olha foi dentro da mesma miséria que aconteceu o ano passado nas maratonas da Conceição de Faro e em Loulé..."
Nada de positivo...
A Taça até estava a decorrer muito bem, com boa qualidade naquilo que mais interessa para a competição, com as 3 provas já realizadas (Conceição de Tavira, Alte e Lagos).
Mas parece que descarrilou quando chegou a 4ª prova em benafim...
Esperamos (todos!) que as 3 provas restantes da Taça sejam justas e que decorram dentro da normalidade, e que vençam os mais fortes, sem ninguem ser derrotado...pela organização.
Campeonato Nacional de Contra-Relógio
No próximo domingo dia 26 de Maio, irá decorrer em Setubal o Campeonato Nacional de Contra-Relógio para Masters.
No meu escalão, Master A a distância a percorrer será de 21,6km. Para Masters B serão 14,4km e os Masters C percorrem 7,1 km.
Esta será a minha 4ª prova de estrada esta época.
quinta-feira, 16 de maio de 2013
TOP 10 do Campeonato Nacional Masters 2013
Master A
Cla Nº Nome Equipa TEMPO
1 311 José António Carvalho Silva Individual 02:32:57
2 48 Marco Filipe da Conceição Nunes Chão das Donas 02:32:57
3 157 Cláudio Filipe Moreira Paulinho Viveiros Vitor Lourenço 02:32:57
4 433 Hugo Manuel Ribeiro Marques C. D. C. de Navais 02:33:10
5 111 Francisco José Teixeira Anjos Team BTT Clube de Chaves 02:33:45
6 266 Luís Ricardo Ferreira Lameira Skoda Irmãos Leite 02:33:55
7 60 João Filipe Domingos Portela Peçamodovar 02:33:55
8 270 João Filipe Pereira Perna Coelho Chão das Donas 02:33:55
9 184 David R F Morais Sport Zone 02:33:55
10 267 Carlos Alberto Ferreira Lameira Skoda Irmãos Leite 02:33:55
quarta-feira, 15 de maio de 2013
Rescaldo: Campeonato Nacional Masters
No passado domingo dia 12 de Maio, a localidade Transmontana das Pedras Salgadas acolheu os Nacionais de Masters. Foram cerca de 695 km desde a minha casa até chegar à outra ponta do Pais.
Manhã de sábado, logo bem cedo foi tempo de seguir para o Norte, para uma viagem longa e cansativa.
Pouco depois de chegarmos ao local onde iriamos pernoitar, uma aldeia tipica transmontana de nome Parada do Corgo, próximo de Vila Pouca de Aguiar, foi só tempo de arrumar algumas coisas e sair para a estrada para realizar um ligeiro treino para desentorpecer as pernas após uma viagem de várias horas.
O treino consistiu em reconhecer, ou neste caso em relembrar o percurso do Campeonato Nacional que se iria disputar no domingo a partir das 12h15.
Relembrar porque o circuito era o mesmo do Campeonato Nacional de 2012. Apenas com a diferença do local de Partida e Chegada. O ano passado foi em Vila Pouca de Aguiar, e este ano foi em Pedras Salgadas.
Essa diferença seria o facto de a Chegada ser em calçada os ultimos 1500 mts ;
e a outra diferença é que logo após a partida, e ainda dentro do 1º kilómetro de corrida termos logo a grande dificuldade do circuito com uma subida de 5.200 mts, bem agressiva diga-se com percentagens de inclinação com 7,8,9 e 10% em muitos sectores e 14% nos ultimos metros da subida. Como a subida era logo no inicio do circuito, isso tambem significava este ano, no caso de um corredor descolar em plena subida, teria mais tempo para recuperar a descer (caso não perdesse muito na subida), porque havia que descer para Vila Pouca de Aguiar e depois ainda para Pedras Salgadas.
Como já tinha dito é um circuito para trepadores, e onde não deixa duvidas, nem margem a ninguem, que para fazer uma boa corrida é preciso ter feito "o trabalho de casa". A subida é muito exigente e não dá facilidades a ninguem que não esteja muito bem preparado.
Como tal tinha referido, que para mim, o objectivo era terminar e se possivel melhorar a classificação do ano anterior. Achei acima de tudo ser um objectivo realista.
No sabado quando fiz 2 voltas ao circuito, as sensações pareciam boas, tinha acima de tudo a sensação que estaria em melhores condições do que o ano passado. Mas é na corrida que se vê...
No domingo durante a corrida essas sensações confirmaram-se.
Os Masters A teriam de percorrer 5 voltas ao circuito num total de 90 km de prova.
Os kms de prova e mesmo o tempo de prova (pouco mais de 2h30) não seriam exigentes, se não fosse o facto de com essas 5 voltas, ao passar aquela subida 5x isso significava 26 kms de subida!!! Bem durinho o circuito!!!
O que é certo é que procurei defender-me da melhor forma e apenas na 4ª volta ao descolar (incrivel o ritmo imposto pelo Jose Silva, que viria a vencer) fui obrigado a fazer a perseguição na descida para tentar entrar na ultima volta, e ultima subida no grupo de frente. Como não havia perdido muito tempo, consegui recolar e entrar na ultima volta no restrito grupo da frente da corrida talvez com uns 20 corredores. No inicio da ultima volta, mais uma vez o "Zé Silva" impôs um ritmo infernal logo desde o inicio, e pôs toda a gente em dificuldades. O grupo partiu-se e 5 corredores conseguiram isolar-se. Eu mantive-me no que restava do grupo... que passava a grupo perseguidor.
Na frente (Jose Silva, Claudio Paulinho e o meu colega Marco Nunes) já não seriam apanhados. Outros 2 corredores que seguiam em posição intermédia tambem chegariam isolados.
Logo depois o grupo com 13 corrdores onde eu seguia, para a disputa de um lugar honroso no Nacional de Estrada.
Ao sprint fui o 3º do grupo o que me permitiu terminar este Campeonato Nacional de Estrada na 8ª posição.
Uma prestação que me deixa bem satisfeito, ao conseguir melhorar o 17º lugar do ano passado, e acima de tudo a conseguir passar muito melhor (com sofrimento é claro) a dura subida do circuito.
Não podia deixar de elogiar a GRANDE corrida que o meu colega Marco Nunes fez, ao conseguir o 2º lugar, medalha de prata!!! Discutiu a vitória no Nacional até ao ultimo metro com o Jose Silva (1º) e o Claudio Paulinho (3º) da equipa dos Viveiros V.L.. Os 3 corredores mais fortes deste Nacional de Masters!
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Rescaldo: Maratona do GPP
Só hoje recebi através do meu clube as classificações da ultima prova de BTT, disputada no passado domingo dia 5 de Maio. Prova essa pontuável para a Taça Regional do Algarve em BTT - XCM.
A Associação de Ciclismo do Algarve, entidade responsável por este Trofeu, demorou quase 1 semana (!!!??) a publicar os resultados da ultima prova disputada em Lagos.
Facto negativo, a que o clube organizador é alheio, e que em nada belisca a qualidade organizativa do GPP nesta que foi já a 6ª edição do seu Raid BTT.
No calendário da Taça, esta 3ª prova (7 no total) pontuável para o Regional esteve de novo a "top" em tudo aquilo que se espera de uma prova de BTT com cariz competitivo. Marcações impecáveis e um percurso com muita qualidade, a fazer uso da sigla BTT (Bicicleta Todo-oTerreno), onde encontramos, singles, trilhos, estradões, troços em alcatrão, subidas e descidas, zonas mais técnicas e zonas mais rápidas.
O unico senão foi a presença ainda de água acumulada num ou dois locais, mas é claro, próprio de um Inverno e tambem Primavera muito rigorosos em termos de chuva. Apenas ai não seria ciclável o percurso.
Posto isto há que dizer que esta edição da Taça, está a correr sobre "rodas", pois após as 3 provas (Conceição de Tavira, Alte e Lagos) já realizadas, o panorama é bem positivo em termos de organizações.
Ao contrário do ano passado onde em 2 das 7 provas ( Conceição de Faro e Loulé) o percurso escolhido (Loulé) e as marcações (Conceição de Faro) estiveram muito aquem do desejado segundo opinião de grande parte dos intervenientes, a roçar mesmo o fraquinho, inclusive deturpando a verdade desportiva.
Este ano até ao fim vamos ver.
Em termos pessoais, em Lagos novamente o 3º lugar. Óptimo! É o meu 2º pódio em 3 provas realizadas, não podia pedir mais.
Penso até, que 50% daquilo que idealizava para a edição 2013 da Taça do Algarve BTT já o consegui.
No próximo domingo (dia 12) será a 4ª prova da Taça em Benafim.
Infelizmente, devido à minha presença no Campeonato Nacional de Estrada a disputar em Pedras Salgadas tambem no domingo dia 12, irei falhar a prova em Benafim.
Com essa ausencia, são 0 pontos somados, e irei concerteza perder o 3º lugar que ocupo após a 3º prova, e baixar alguns lugares no Ranking.
No final da época se verá a consequência em termos de Ranking Final a ausência na prova de Benafim.
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Campeonato Nacional Masters
É já no próximo domingo dia 12 de Maio, que se disputa em Pedras Salgadas o titulo de Campeão Nacional de Masters.
Circuito durissimo, igual ao ano passado. A unica diferença é que desta vez a partida e chegada é em Pedras Salgadas em vez de Vila Pouca do Aguiar, Terra de Trás-os-Montes que recebeu os Nacionais no ano 2012.
Por norma os Campeonatos Nacionais de Estrada costumam ser disputados em circuitos duros, selectivos. Este é bem diferente...
O circuito que já tinha acolhido os Nacionais de Estrada de Masters o ano passado é na realidade uma corrida para trepadores...pouco ou nada tem a ver com as minhas caracteristicas.
Terminar a prova é o que ambiciono, e se melhorar o 17º lugar do Campeonato Nacional de 2012 estarei com razões para estar satisfeito.
Noticia sobre os Nacionais no site da FPC:
Pedras Salgadas vai coroar primeiros campeões nacional de estrada do ano |
UVP-FPC |
O Campeonato Nacional de Masters vai disputar-se no próximo
domingo, 12 de maio, a partir das 12h15, em Pedras Salgadas. O pelotão de
veteranos terá a honra de discutir entre si os primeiros títulos nacionais de
estrada da época de 2013. Os mais jovens de entre os veteranos, os masters 30, vão completar cinco voltas ao circuito de 18 quilómetros, tendo de cumprir 90 mil metros. Os masters 40 vão correr 71,850 quilómetros, enquanto os masters 50 vão pedalar ao longo de 53,7 quilómetros. |
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Taça do Algarve XCM #3
E é já no próximo domingo 5 de Maio, que se disputa o 6º Raid BTT das Portelas - Lagos, 3ª prova pontuável para a Taça Regional do Algarve 2013.
Por norma, o pessoal do GPP costuma brindar-nos com organizações de excelente qualidade, do melhor que se faz aqui no Sul do nosso Pais.
Até Lagos!
quarta-feira, 1 de maio de 2013
Rescaldo : ALTE 2013
Disputou-se no passado domingo mais uma edição, a 15ª, da famosa maratona BTT de Alte. Prova incluida no calendário da Taça de Portugal, e este ano tambem pontuável para a Taça do Algarve de maratonas .
Percurso quase igual ao ano anterior, com algumas pequenas diferenças, mas mantendo o carisma desta maratona, ou seja, percurso fisicamente exigente e com dificuldade técnica acentuada.
Um traçado com 87 km, mais 5 que o ano passado, a proporcionar muitas dificuldades a todos os que participam nesta prova em Alte.
Quanto à minha prestação, terminei na 21ª posição em Masters A, com 4h04m.
Com este tipo de percurso com muita pedra, descidas de loucos e single tracks exigentes técnicamente, sabia que isso iria me proporcionar algumas dificuldades «extra» e poderia estar em perda para outros atletas mais tecnicistas e tambem por consequência mais afoitos, principalmente nalgumas descidas que proporcionam grande adrenalina aos que adoram se "lançar" descida a baixo. Eu prefiro descer sem arriscar, digamos sem sair da minha "zona de conforto", mesmo que isso signifique perder tempo para alguns atletas.
Acabei satisfeito com a prova que fiz, tendo em conta que:
» Cheguei ao fim sem qualquer problema fisico ou tecnico, ao contrário da 1ª prova da Taça na Conceição de Tavira onde tive dificuldades fisicas (cãibras) a 4 km da meta.
» Com o 21º lugar consegui amealhar alguns pontos para a Taça do Algarve de maratonas.
» Uma vez que já sei que não vou estar presente à partida da 4ª prova da Taça em Benafim (dia 12 Maio) e como consequência dos 0 pontos, serão todas as restantes 6 provas da Taça do Algarve importantes para somar pontos. Dai que em Alte era importante chegar num lugar que me desse pontos...ou já seriam 2 provas sem pontuar. Para quem não sabe, no apuramento das contas finais, são apuradas as 6 melhores provas de cada atleta, sendo a pior eliminada, para efeitos de ranking final. Espero que no meu caso, a prova a eliminar seja Benafim...
» Apenas 2 atletas (Valério Ferreira e Marco Nunes) que participam no regional terminaram à minha frente, o que significa que está tudo na mesma em termos de posições e mantenho o 3º lugar Master A do Ranking da Taça do Algarve de maratonas.
Venha Lagos, já no próximo domingo com a 3ª prova da Taça do Algarve de maratonas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)