quarta-feira, 31 de março de 2010

Novo ciclo

Com a chegada do horário de verão na ultima madrugada de sábado para domingo, é também altura de poder pedalar na estrada durante a semana. Já encostei os rolos num canto da minha arrecadação. Já ansiava por poder pedalar à semana...
Por norma será à 2ª, 4ª e 6ª feira que irei treinar.
O meu treino tem ainda outra vertente: é que a bicicleta passa a ser o meu transporte nos dias mencionados.
Assim desloco-me para o trabalho de manhã, saindo por volta das 7h30, para 1 hora de bicicleta. À tarde após o término do serviço (18h30) volto a realizar mais 1 hora sensivelmente de regresso a casa.
Este será o meu treino até final de Setembro.
Mato 2 coelhos com 1 bala...poupo no combustível do carro e faço o meu treino.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Rescaldo da 3ª Volta ao Concelho de Almodovar


Depois da prova de abertura em Palmela, surge no calendário de provas para 2010 aquela que prometia ser uma corrida dura e complicada, principalmente para os menos preparados nesta fase do ano. E assim foi.
Um reduzido pelotão (não chegava aos 60 corredores) iniciou no sábado à tarde esta Volta com uma 1ª etapa onde a selectividade foi-se fazendo de forma natural e gradual em virtude de um terreno acidentado, com 4 contagens para o prémio de montanha, uma delas coincidente com o final de etapa e ainda 2 metas volantes.
A minha equipa (Burguer Ranch / Portimão) fez-se representar por 6 elementos. O David Caetanita era o ciclista em quem nós apostávamos para um lugar cimeiro na geral individual. O David corria “em casa”, pois vive em Almodôvar, e conhece muito bem o traçado da prova. Acima de tudo era o corredor que tínhamos nesta altura, em melhores condições físicas para a discussão da classificação geral individual. No sábado fez 5º na etapa com o mesmo tempo do vencedor Vitor Lourenço.
Na 2ª etapa, o David e um ciclista do Peçamodovar / Albitur/ Almodôvar atacaram no início da subida para a meta instalada na Santinha em Santa – Clara-a-nova. Tentou a sua sorte. Mas no último quilómetro atacou Rui Rodrigues da equipa de Grândola que com um ritmo muito forte ultrapassa os 2 corredores (David Caetanita e Fernando Duarte) e ganha a etapa. Aqui no último quilómetro tentei ajudar ao máximo o meu colega D. Caetanita, ficando próximo dele e levá-lo até à meta, prescindindo eu de uma melhor classificação na etapa e porventura consequente subida na classificação geral. É que o David vinha “apeado” como se diz na gíria. Isso é normal depois da tentativa que o David fez para ganhar a etapa.
Na etapa da tarde, houve ainda bastante movimentação na corrida, mas a maior dificuldade acabou por ser o vento que fraccionou o pelotão em 2. Nós a equipa Burguer Ranch /Portimão tínhamos antes desta 3ª etapa o 5º lugar seguro por pouco mais de 1 minuto de vantagem sobre a equipa do C.C. Évora, 6ª classificada à partida da etapa. No 1º pelotão estava o David Caetanita, o Marco Nunes e eu. O que nos dava para assegurar o 5º posto da classificação colectiva.
Eu não me sentia em condições físicas para ir sprintar (as pernas já pesavam e muito…) e portanto disse ao D. Caetanita que iria tentar levá-lo o melhor colocado possível na parte final da etapa para ele poder sprintar na chegada.
A equipa do CCLA (Grândola) controlou muito bem a etapa para que o seu ciclista Rui Rodrigues mantivesse a camisola amarela e assim se sagrasse vencedor desta 3ª edição da Volta ao Concelho de Almodôvar.
Em resumo, julgo que a prova foi bem organizada pela Casa do Benfica de Almodôvar. Apenas fica a nota negativa sobre o percurso escolhido para a 1ª etapa.
Em termos pessoais fico satisfeito com a minha prestação. Ajudei na medida do possível o corredor da minha equipa que se encontrava em melhores condições para esta corrida. Ainda assim consegui o 13º lugar na classificação geral final.
No colectivo, a equipa esteve à semelhança da prova de abertura, num bom nível. Veja-se: colocamos um ciclista (David Caetanita) no 9 º lugar da geral individual. Conseguiu-se também o 5º lugar na classificação por equipas.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Blog faz 1 ano

Foto : Eu, o Ezequiel Lobo (C.C. Évora), João Antunes e o Amilcar Pato na recente Volta ao Concelho de Almodovar



Foi a 25 de Março de 2009 que dei inicio ao meu blog.
Agradeço a todos os que o visitam, com maior ou menor regularidade. Neste 1º ano de blog, houve cerca de 5500 visitas. Um obrigado também aos que por vezes comentam aqui no blog. Espero que todos compreendam que um blog não é um espaço de discussão de ideias. Para esse fim existem fóruns onde se podem discutir assuntos de variada ordem. No entanto, pretendo que o meu blog seja um espaço onde todos estejam à vontade.
Obrigado pelas visitas!

terça-feira, 23 de março de 2010

A dureza da 3ª Volta ao Concelho de Almodovar



No fim-de-semana de 20 e 21 de Março estive presente na 3ª Volta ao Concelho de Almodôvar, prova do escalão de Masters, este ano integrado no calendário nacional da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Em 2009, na altura a 2ª edição desta prova, esta havia sido para mim a corrida mais dura de toda a época. Agora em 2010 já esperava algo semelhante…muita dureza…
Refiro-me principalmente à 1ª etapa. Estavam previstos 98 kms, mas acabaram por ser 103 kms para ajudar ainda mais à “festa”.
De facto é uma crítica que faço aos organizadores e principalmente às pessoas que escolheram os trajectos da corrida. Acho que a própria organização só fica a perder, ao optar por um percurso demasiado duro. Isso notou-se no número de atletas inscritos. O pelotão não chegava aos 60 ciclistas na sua totalidade. Se calhar algumas equipas e ciclistas ao saberem o que os espera optam por não comparecer nesta corrida. Se bem me lembro no ano transacto o pelotão rondava os 120 corredores…este ano baixou para metade! A continuar assim, talvez consigam arranjar uns 20 ciclistas numa próxima edição. Coisa de loucos, diria eu!!!
Eu baseio esta crítica com argumentos:
1º Estamos em início de época…provavelmente, e só a título de exemplo, na semana anterior ocorreu uma prova para profissionais (A Volta ao Concelho de Albufeira) mais fácil do que esta Volta ao Concelho de Almodôvar.
2º O escalão de Masters é constituído por corredores amadores. Há uns que são mais do que outros, mas isso é outro assunto…
3º Um total de 247 kms para 3 etapas em 1 dia e meio…não serão demasiados quilómetros aliados à selectividade do percurso???
4º Lembro o meu caso (e o de outros) que até ocorrer a mudança para o “horário de verão” não conseguem treinar com o mínimo de regularidade…Eu faço rolos durante a semana, porque não tenho horário de trabalho que me possibilite treinar na estrada, e só ao fim de semana saio para a estrada. Isto sim é amadorismo.
5º Ao definir o percurso desta corrida, a organização deve ter pensado exclusivamente nalguns corredores que são quase profissionais em termos de disponibilidade para treinar, e como a equipa da casa tem alguns corredores nessa situação, talvez pudesse ser um modo de os favorecer …esquecem-se que nas outras equipas também há quem possa treinar bem, seja Inverno ou Verão.
6º Lembro que os mais velhos veteranos (escalão C) vêem – se quase obrigados a não participar numa corrida desta envergadura.
7º Para terminar e não sobrecarregar muito, com a possibilidade de efectuar uma ou duas chegadas em subida como foi o caso da 1ª e 2ª etapa, os mais fortes iriam sobressair sempre sem ser necessário recorrer à dureza quase “extrema”que nos foi imposta pelo percurso da 1ª etapa e assim castigar demasiado os menos aptos ou aqueles que pouco treino conseguem ter nesta altura do ano. Na 2ª etapa com 86 kms ou na 3ª com 58 kms essa dureza com esse calibre já não existiu…mas o mal já vinha de sábado com aquela terrível 1ª etapa.

quinta-feira, 18 de março de 2010

3ª Volta ao Concelho de Almodovar

Aproxima-se a 2ª prova da época. É já no próximo fim de semana (20 e 21 de Março). O ano passado foi a corrida mais dura de todas as que realizei. Este ano promete ser idêntico, ou seja mais do mesmo...
Na minha opinião, acho um exagero uma prova de Masters tão exigente logo no inicio de época.
A corrida é feita à medida daqueles que têm muita disponibilidade para treinar. Alguns ciclistas do pelotão Master, de amadores têem pouco ou nada...pois treinam como profissionais, porque o trabalho lhes possibilita isso e eventualmente a vida familiar também.
Este não é o meu caso seguramente. De maneira que não me resta outra alternativa que não seja defender-me o mais possível e o melhor que souber.

Aqui fica os trajectos da prova. Os horários que aqui estão anotados referem-se à média mais alta de corrida, o que tendo em conta a dificuldade da corrida é de crer que não sejam cumpridos, e as passagens sejam um pouco depois destas que aqui estão.
Tal como nas duas edições anteriores a prova será disputada em 3 etapas.

A 1ª Etapa, no dia 20 ligará Almodôvar ao alto de Santa Amaro, numa extensão total de 98,8 quilómetros.

Os principais pontos de interesse e horários de passagem da 1ª etapa são:
14:50 h - Almodôvar/CMA (Partida)
15:16 h - Fontes Ferrenhas
15:24 h - Pico do PMCAT.
15:45 h - Dogueno
15:54 h - Santa Cruz
16:02 h - São pedro de Solis MV
16:09 h - Viúvas
16:25 h - Dogueno MV
16:36 h - Corte Figueira Mendonça PM
16:47 h - Pico do PMCAT.
17:02 h - Curvatos
17:11 h - Almodôvar
17:14 h - Santa Amaro PMCAT./ Meta Final



Para dia 21 estão agendadas as restantes duas etapas. A 2ª Etapa vai ligar Almodôvar a Santa Clara Nova (Alto Santinha) e tem uma extensão total de 82,5 quilómetros.

Os principais pontos de interesse e horários de passagem são os seguintes:
09:50 h - Casa do Benfica de Almodôvar (Partida)
10:09 h - Curvatos
10:12 h - Azinhal
10:19 h - PMCAT.
10:21 h - Dogueno
10:39 h - Almodôvar MV (Bombas da Galp)
11:06 h - Semblana
11:20 h - Almodôvar
11:33 h - Corte Zorrinho MV
11:39 h - Moinhos de Vento
11:45 h - Santa Clara a Nova
11:52 h - Santinha PMCAT. / Meta Final

A etapa vespertina Rosario - Almodôvar com 57,4 quilómetros de distância, tem inicio às 15H50 na Junta de Freguesia de Rosário e os principais pontos de interesse e horários de passagem são os seguintes:

15:50 h - Rosário (Junta de Freguesia)
16:13 h – Almodôvar MV (Bombas da Galp)
16:33 h - Viúvas
16:46 h - Santa Cruz
16:55 h - Dogueno MV
17:00 h - Azinhal
17:07 h - Curvatos
17:18 h – Almodôvar / Meta Final

quarta-feira, 17 de março de 2010

Falta pouco...

Estamos a pouco mais de uma semana, de entrar em vigor o chamado "horario de verão". É o terminar de um "ciclo" e o começo de uma nova rotina para mim. Desde do dia 1 de janeiro, altura em que iniciei os meus treinos, que treino nos rolos durante a semana e faço estrada ao sabado e domingo. Em Janeiro e Fevereiro foram 2 treinos semanais de rolos e agora em Março têm sido 3 treinos semanais. O treino nos rolos é um tipo de treino, onde não é facil ter motivação para o fazer. Já sinto dificuldade em ter o minimo de motivação para, após um dia de trabalho, chegar a casa e ir para cima da bicicleta "pedalar em seco" durante 45 minutos. Mas é esta a minha disponibilidade e é desta forma que consigo uma preparação minima para ir participar nas provas de ciclismo que se realizam durante o mês de Março. São elas a prova de abertura e a Volta ao Concelho de Almodovar.

A verdade é que em breve, vou passar a conseguir treinar na estrada durante os dias de semana. E é este novo periodo que eu anseio que chegue. Falta pouco mais de uma semana para que tal aconteça...

sexta-feira, 12 de março de 2010

Os meus registos na Prova de abertura



Os dados registados pelo meu pulsómetro POLAR na prova de abertura de Masters / Open em Palmela foram os seguintes:

»Tempo de corrida: 1 H 50m
»Pulso médio (AVG): 138 b.p.m.
»Pulso máximo (MAX.): 182 b.p.m.
»Kilocalorias gastas: 1399
»1 H 29m com pulso entre as 117 b.p.m. e as 158 b.p.m.
» 7m 52s com pulso acima das 158 b.p.m.
» 12m 18s com pulso abaixo das 117 b.p.m.
» 74 Quilómetros percorridos
» Média de 40.7 km/h
» Velocidade Máxima de 70.7 km/h

Neste registo está incluído a distância percorrida desde a partida simbólica até à partida real (KM 0).
Entre a partida simbólica e a partida real terão sido cerca de 1000 metros, se tanto.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Prova de abertura Masters / Open 2010


Foto : A equipa do Burguer Ranch / Portimão na abertura da época 2010 em Palmela


Foi no passado domingo, 7 de Março, que se disputou em Palmela a prova de abertura do escalão Masters com a presença de 122 corredores no tiro de partida. Este ano com uma novidade. A prova foi Open, ou seja, aberta a corredores do escalão Elites e Sub-23, quer sejam Individuais ou corredores que pertençam a uma equipa de Masters.
Como era de esperar, há sempre um nervoso miudinho presente no pelotão, ainda mais por ser a abertura da época, há sempre as expectativas habituais de todos, ciclistas e equipas em tentarem perceber em que condições físicas se encontram. Isso torna a corrida mais perigosa no que diz respeito a quedas. Há a lamentar uma queda aparatosa ocorrida ainda nos primeiros quilómetros de corrida. Um ciclista da equipa da Casa do Benfica de Almodôvar acabou por sofrer uma queda feia. Teve inclusive de ser transportado para o hospital. Rápidas melhoras para ele!
Tudo se passou mesmo à minha frente. Aquilo fez-me andar ainda mais receoso até final da corrida. Pois já esperava que viesse a haver quedas por vários factores. Pelo nervosismo, o facto de ser um pelotão com bastantes unidades, e ainda as condições do piso. A estrada estava demasiado má. Nalgumas zonas onde se passou, aquilo não era buracos…eram crateras!!! De facto é uma nota negativa para a organização, o traçado escolhido para a corrida. O traçado da prova foi igual ao de 2009, e já no ano passado existia zonas onde o piso estava muito mau. Agora imagine-se depois de um inverno tão rigoroso como este que agora está prestes a terminar.
A minha equipa, Burguer Ranch / Portimão, apresentou-se na sua máxima força com os 8 ciclistas que compõem o plantel.
A prestação da equipa foi excelente. Foi um início de época prometedor. Conseguimos alcançar o 5º lugar na classificação geral por equipas entre os 16 conjuntos presentes. Isto em termos colectivos.
Em termos individuais a estreia em 2010 também foi muito boa, onde terminei na 10ª posição.
Pessoalmente acabei por ter boas sensações ao longo da corrida, pois olhando ao que tenho de treino acumulado neste ano de 2010, pensei chegar à parte final da corrida (a sempre difícil chegada a Palmela) com mais dificuldade. E o registo do pulsómetro também não mente; a média final de pulso nos 138 mostra isso mesmo. Na aproximação à meta (em plena subida, dentro da localidade de Palmela) entrei nos últimos 400 metros bem dentro dos primeiros 10, mas acabei por quebrar nos últimos metros e fiquei como se diz na gíria “sentado” e perdi ali algumas posições.
Nada de tristezas, pois também nunca cheguei a ter ilusões de poder estar a discutir os primeiros lugares nesta corrida, mas afinal até estive bem melhor do que aquilo que eu próprio esperava.
Vou destacar aqui a estreia do meu novo colega, o Pedro Lourenço, conhecido entre nós por “fumaça”. O Pedro surpreendeu-me! Conseguiu na sua 1ª corrida de ciclismo em que participa, adaptar-se ao ambiente e andar dentro de um pelotão. Para um estreante, por vezes isso não é fácil.
O Gonçalo Brito também conseguiu um lugar de destaque, 16º na geral individual, mas dentro da sua categoria (Elites) acabou por ir ao pódio com um honroso 3º lugar! Parabéns!
Mas no final de contas o que me merece maior evidencia é o facto de toda a equipa, ter iniciado e terminado a corrida sem problemas relacionados com quedas ou qualquer tipo de avaria mecânica. E isto é e será sempre o mais importante para todos.
A vitória na prova foi para José Silva do C.C. Salvaterra que cumpriu os 75 kms de prova à média de 42.3 km/h. Interessante média para inicio de época.
José Silva saltou do pelotão, quando faltava cerca de 3 kilometros para a meta, numa altura em que o terreno já inclinava, passou pelos fugitivos que na altura seguiam com cerca de 15 / 20 segundos de vantagem para a cabeça do pelotão, e de forma categórica venceu isolado com uma curta margem para os primeiros de um pelotão completamente fraccionado, devido à dificuldade da parte final da corrida.
Para os arquivos aqui ficam as classificações finais da corrida (classificações completas no site da Associação de Ciclismo de Setúbal):

Geral Individual

1º José Silva C C Salvaterra 1:47:00
2º Luis Machado Viveiros V.Lourenço/Sintra C.C. 1:47:06
3º João Portela C C Salvaterra 1:47:06
4º Rui Rodrigues Fundiarte/Crédito Agrícola Costa Azul 1:47:09
5º Humberto Silva Peçamodovar/Albitur.pt 1:47:10
6º Celso Pereira Peçamodovar/Albitur.pt 1:47:14
7º Fernando Duarte Peçamodovar/Albitur.pt 1:47:14
8º David Costa Fundiarte/Crédito Agrícola Costa Azul 1:47:14
9º Luís Gomes Fundiarte/Crédito Agrícola Costa Azul 1:47:14
10º João Coelho Burger Ranch - Portimão 1:47:14


Geral Equipas

1ª Fundiarte/Crédito Agrícola Costa Azul 5:21:37
2ª Peçamodovar/Albitur.pt 5:21:38
3ª C C Salvaterra 5:21:40
4ª C.D.C. Navais - Póvoa de Varzim 5:21:42
5ª Burger Ranch - Portimão 5:21:48

quarta-feira, 10 de março de 2010

Parabens Pai!!!

O meu pai comemora hoje o seu aniversário. São 66 anos repletos de histórias, e muitos episódios ligados à bicicleta!!!
Desejo muita saude acima de tudo para que assim continue a fazer aquilo que mais gosta!!
Andar de bicicleta!! Um dos maiores prazeres da sua vida!!
Não queria deixar de mencionar aqui este dia, por tudo aquilo que o meu pai representa para mim no mundo das bicicletas! É graças a ele que aprendi a gostar da modalidade!
Parabens PAI !!!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Balanço de Fevereiro

Em relação ao mês que agora findou, registo aqui no blog os totais que fiz em termos de treino. Já não bastava a escassa disponibilidade de que disponho para poder andar de bicicleta, e o tempo também continua a não ajudar e têm estado mau. Mau é favor…péssimo. Não me lembro de um Inverno assim. Isso condicionou de alguma forma o que consegui fazer este mês. Tive 3 dias de férias na altura da Volta ao Algarve, mais 1 dia de férias relativo a 2009, isto permitiu-me conseguir acumular mais algumas horas e quilómetros em relação ao mês de Janeiro. Assim os totais são os seguintes:
» 13 Treinos na estrada traduzidos em 1125 kms com uma duração de + – 38 horas.
» 5 X 45 minutos de rolos que perfaz 3 horas e 30 min. De treino nos rolos.
Em 2009 tinha neste mês de Fevereiro realizado cerca de 1325 kms. Este ano foram menos 200 sensivelmente. Isso deveu-se ao facto de em 2009 ter sido pai em Fevereiro, o que me permitiu ter alguns dias de direito paternal nesse mês.
O acumulado em 2009 no fim de Fevereiro era de 2107 kms. Aproximadamente.
Este ano de 2010, se juntar os 1125 de Fevereiro aos cerca de 900 de Janeiro, totalizam cerca de 2000 quilómetros. Portanto cerca de menos 100 kms. Que o ano passado nesta mesma altura. E é com estes cerca de 2000 kms, que vou entrar na 1ª prova da época.
É já no próximo domingo que vai decorrer a Prova de Abertura de Masters em Palmela. Este ano a prova é Open. Ou seja para alem dos Masters, a prova é aberta aos aos sub-23 e elites amadores.