quinta-feira, 11 de março de 2010

Prova de abertura Masters / Open 2010


Foto : A equipa do Burguer Ranch / Portimão na abertura da época 2010 em Palmela


Foi no passado domingo, 7 de Março, que se disputou em Palmela a prova de abertura do escalão Masters com a presença de 122 corredores no tiro de partida. Este ano com uma novidade. A prova foi Open, ou seja, aberta a corredores do escalão Elites e Sub-23, quer sejam Individuais ou corredores que pertençam a uma equipa de Masters.
Como era de esperar, há sempre um nervoso miudinho presente no pelotão, ainda mais por ser a abertura da época, há sempre as expectativas habituais de todos, ciclistas e equipas em tentarem perceber em que condições físicas se encontram. Isso torna a corrida mais perigosa no que diz respeito a quedas. Há a lamentar uma queda aparatosa ocorrida ainda nos primeiros quilómetros de corrida. Um ciclista da equipa da Casa do Benfica de Almodôvar acabou por sofrer uma queda feia. Teve inclusive de ser transportado para o hospital. Rápidas melhoras para ele!
Tudo se passou mesmo à minha frente. Aquilo fez-me andar ainda mais receoso até final da corrida. Pois já esperava que viesse a haver quedas por vários factores. Pelo nervosismo, o facto de ser um pelotão com bastantes unidades, e ainda as condições do piso. A estrada estava demasiado má. Nalgumas zonas onde se passou, aquilo não era buracos…eram crateras!!! De facto é uma nota negativa para a organização, o traçado escolhido para a corrida. O traçado da prova foi igual ao de 2009, e já no ano passado existia zonas onde o piso estava muito mau. Agora imagine-se depois de um inverno tão rigoroso como este que agora está prestes a terminar.
A minha equipa, Burguer Ranch / Portimão, apresentou-se na sua máxima força com os 8 ciclistas que compõem o plantel.
A prestação da equipa foi excelente. Foi um início de época prometedor. Conseguimos alcançar o 5º lugar na classificação geral por equipas entre os 16 conjuntos presentes. Isto em termos colectivos.
Em termos individuais a estreia em 2010 também foi muito boa, onde terminei na 10ª posição.
Pessoalmente acabei por ter boas sensações ao longo da corrida, pois olhando ao que tenho de treino acumulado neste ano de 2010, pensei chegar à parte final da corrida (a sempre difícil chegada a Palmela) com mais dificuldade. E o registo do pulsómetro também não mente; a média final de pulso nos 138 mostra isso mesmo. Na aproximação à meta (em plena subida, dentro da localidade de Palmela) entrei nos últimos 400 metros bem dentro dos primeiros 10, mas acabei por quebrar nos últimos metros e fiquei como se diz na gíria “sentado” e perdi ali algumas posições.
Nada de tristezas, pois também nunca cheguei a ter ilusões de poder estar a discutir os primeiros lugares nesta corrida, mas afinal até estive bem melhor do que aquilo que eu próprio esperava.
Vou destacar aqui a estreia do meu novo colega, o Pedro Lourenço, conhecido entre nós por “fumaça”. O Pedro surpreendeu-me! Conseguiu na sua 1ª corrida de ciclismo em que participa, adaptar-se ao ambiente e andar dentro de um pelotão. Para um estreante, por vezes isso não é fácil.
O Gonçalo Brito também conseguiu um lugar de destaque, 16º na geral individual, mas dentro da sua categoria (Elites) acabou por ir ao pódio com um honroso 3º lugar! Parabéns!
Mas no final de contas o que me merece maior evidencia é o facto de toda a equipa, ter iniciado e terminado a corrida sem problemas relacionados com quedas ou qualquer tipo de avaria mecânica. E isto é e será sempre o mais importante para todos.
A vitória na prova foi para José Silva do C.C. Salvaterra que cumpriu os 75 kms de prova à média de 42.3 km/h. Interessante média para inicio de época.
José Silva saltou do pelotão, quando faltava cerca de 3 kilometros para a meta, numa altura em que o terreno já inclinava, passou pelos fugitivos que na altura seguiam com cerca de 15 / 20 segundos de vantagem para a cabeça do pelotão, e de forma categórica venceu isolado com uma curta margem para os primeiros de um pelotão completamente fraccionado, devido à dificuldade da parte final da corrida.
Para os arquivos aqui ficam as classificações finais da corrida (classificações completas no site da Associação de Ciclismo de Setúbal):

Geral Individual

1º José Silva C C Salvaterra 1:47:00
2º Luis Machado Viveiros V.Lourenço/Sintra C.C. 1:47:06
3º João Portela C C Salvaterra 1:47:06
4º Rui Rodrigues Fundiarte/Crédito Agrícola Costa Azul 1:47:09
5º Humberto Silva Peçamodovar/Albitur.pt 1:47:10
6º Celso Pereira Peçamodovar/Albitur.pt 1:47:14
7º Fernando Duarte Peçamodovar/Albitur.pt 1:47:14
8º David Costa Fundiarte/Crédito Agrícola Costa Azul 1:47:14
9º Luís Gomes Fundiarte/Crédito Agrícola Costa Azul 1:47:14
10º João Coelho Burger Ranch - Portimão 1:47:14


Geral Equipas

1ª Fundiarte/Crédito Agrícola Costa Azul 5:21:37
2ª Peçamodovar/Albitur.pt 5:21:38
3ª C C Salvaterra 5:21:40
4ª C.D.C. Navais - Póvoa de Varzim 5:21:42
5ª Burger Ranch - Portimão 5:21:48

Sem comentários:

Enviar um comentário