quarta-feira, 28 de março de 2012
Rescaldo: V Volta ao Concelho de Almodôvar
No passado fim de semana decorreu em Almodovar uma das provas tradicionalmente mais duras de toda a época.
Mais uma edição, a quinta, e para não fugir à regra, este ano novamente uma prova exigente fisicamente.
Neste rescaldo faço uma critica ao percurso da 3ª etapa. O circuito de 4.5 kms era duro. Mas de perigoso tinha o dobro! Julgo que quando se escolhe o traçado de uma prova deve ter-se em conta as condições em que a corrida se faz.
E aquele circuito, até podia ter (como tinha) um elevado grau de dificuldade fisica. Deu para notar isso, pelo numero de desistentes, ou pelo reduzido numero de ciclistas que chegou no pelotão (apenas 19!?).
Agora, colocar um pelotão dentro de um "caminho", com uma descida perigosa e estreita, e na qual bem junto ao alcatrão estava arame farpado que delimitava os terrenos agricolas mesmo junto à "estrada - caminho". Ao fim da descida uma curva muito apertada, em que depois de se atingir velocidades superiores a 60 km/h, essa curva fazia-se a não mais de 10 km/h...muito perigoso! Mais à frente um poço (?!) no meio do percurso, embora estivesse sinalizado com barreiras. Caricato! Meta instalada numa zona com ligeira curva...
Enfim episódios a mais...foi aquilo que ouvi alguem antes da partida da etapa chamar de "circuito Kamikaze"!
Dos 69 corredores que alinharam na 1ª etapa apenas 40 chegaram ao fim da corrida após a etapa 3. E só no circuito foram 23 os desistentes. Significativo!
Penso que devia haver algum bom senso por parte da organização, na escolha dos percursos, pois apesar de a idéia ser fazer ciclismo com menos dinheiro (circuito em vez de prova em linha), Almodovar teria tambem outras alternativas para outro tipo de circuito.
Quanto à corrida, esta ficou de certa forma decidida logo na 1ª etapa, com uma fuga de 9 corredores a ter exito. Terminei a 1ª etapa na 19ª posição.
Na 2ª etapa, domingo de manhã, uma crono-escalada de 3.4 kms, pouco se alterou. Diferenças curtas, não permitiam grandes mexidas na frente da corrida. Realizei o tempo de 5m30s (21º classif.) e mantive o 19º lugar da Geral. Um crono muito curto que não faz o meu estilo, ainda mais quando a motivação não era a melhor, pois a entrada no Top 10 ficou desde logo "condenada" com a fuga do dia anterior que praticamente fechou esse Top 10 com os corredores que a integraram.
Perante isto, e com um circuito de loucos para correr na parte da tarde, decidi que iria correr sempre na retaguarda. Isto porque para se andar na frente da corrida, por vezes é preciso arriscar para estar bem colocado, e numa estrada tão estreita como aquela, não cabem lá todos os que pretendem chegar-se mais à frente.
E como em relação à minha classificação pouco haveria a fazer...o objectivo era apenas terminar a prova. 14º classificado na etapa, que apesar de uma corrida feita um pouco "à defesa", permitiu-me subir da 19ª posição ao 14º lugar da Geral Final.
Boa prestação da equipa do Chão das Donas com o 3º lugar na classificação geral equipas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário