terça-feira, 30 de outubro de 2012
Rescaldo: Campeonato Regional XCM 2012
Foi fisicamente duro...e tecnicamente exigente!
Assim só numa frase poderia resumir o que sucedeu no Raid BTT Monchique 2012...
Foi no passado domingo, 28 de outubro que decorreu o Campeonato Regional BTT-XCM 2012 organizado pelo Clube BTT Monchique.
Para fechar a época de BTT de 2012, este Raid foi uma prova que exigiu muito a quem lá esteve...
Depois de terminada a Taça do Algarve, faltava o Campeonato que se disputa apenas num dia, numa prova.
Ao contrário da Taça, que é uma competição que pede regularidade ao longo das 7 provas que faziam parte do calendário, no Campeonato do Algarve, tudo se decide ali. Um dia bom ou um dia mau faz toda a diferença. Não há margem de erro.
Pela 1ª vez participei no Raid Monchique, e todas as opiniões e vozes rondavam o mesmo... buraco sem saida ; Exigência fisica máxima e exigência técnica alta!
Não me sentia com medo ou assustado com o que ouvia, e me contavam, as vozes mais experientes e que já haviam participado em anos anteriores no Raid BTT Monchique.
Em muitas situações quando há duas pessoas pode haver duas opiniões.
Aqui não é o caso. Confirma-se! Mais pessoas houvesse a falar sobre o Raid de Monchique...É uma maratona marcante!
Pela dureza fisica e exigência técnica, porque estamos em final de época, e nesta altura já nem todos conseguirão treinar como treinavam há 1 mês atrás quando os dias eram maiores. Por mim falo.
No entanto saio satisfeito com a minha prestação. Era uma prova que ou subia ou descia...logo não seria propriamente ao meu gosto.
Até para comer era dificil!
Empenho e pulso em altas quanto tocava a subir e concentração máxima a descer, mas com aquela dureza era imperativo não falhar nas horas de alimentar o motor.
Dou os parabens à organização, pois estava tudo impecável. É dificil anotar algum defeito, embora existam sempre pequenos reparos a fazer, isso é normal. O local da chegada podia ser melhor...
Embora esta seja uma maratona dura e como tal, durante o seu percurso faz-se muitas diferenças, em poucas situações algum atleta chega junto de outro da mesma categoria.
Mas elas ocorrem, e o local não tinha condições para haver um sprint ou uma disputa final. Aconteceu com a disputa do titulo em Vet. A e tambem comigo. Talvez possa ter havido mais situações...
Após a prova, local de banhos com boas condições e almoço excelente.
No mais importante, percurso bem marcado e sinalizado. Para a grande maioria dos participantes não era 100% ciclável, mas pouco falta, portanto tudo bem.
Certamente das maratonas mais duras que participei até hoje.
Penso ter feito uma gestão de esforço boa.
Passei na ZA1 na 10ª posição (em vet. A), na ZA2 já ia em 7º... e quase a chegar ao Alto da Foia apanhei o 4º classificado! Algo que não esperava... É que na ZA2 trazia qualquer coisa como 4 a 5 minutos de atraso em relação ao atleta do BTT Conceição de Faro que seguia na 4ª posição.
Sabia que depois na descida para Monchique seria dificil manter o 4º lugar.
Para isso teria de o ter apanhado mais cedo. Mas isto não funciona com o "se..se..."
O facto que fica é que terminei a prova na 5ª posição em Vet. A.
Parabens ao Team Extremo Sul pelos resultados obtidos e obrigado por fazer parte desta equipa!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Parabens João!!!
ResponderEliminarObrigado primo!
ResponderEliminar