Realizou-se ontem a 16ª edição do Premio Autoeuropa - VW, prova integrada nas festas das vindimas de Palmela.
Foi sobre temperaturas a rondar os 40º que os cerca de 70 ciclistas disputaram os 80 km da prova, com partida na Autoeuropa e chegada em Palmela, lá no alto próximo do castelo.
Corrida algo atipica, diria eu.
Por volta do km 20 dá-se a fuga mais importante. Eu integrei essa fuga, mas o entendimento entre nós, os fugitivos, era mau. O problema de sempre; uns puxam outros não...
Depois de algum abrandamento do pelotão após a 1ª meta volante na 1ª passagem em Palmela, este voltou a andar rápido e passados cerca de 15 kms alcançou-nos.
No momento em que está-se a fazer a junção ataca o espanhol Moleon da tambem espanhola SEMAR C.C.
O pelotão não reage e o espanhol vai ganhando vantagem.
Dão-se algumas mexidas e escaramuças entre a 2ª e a 3ª meta volante, ou seja entre o km 40 e o 50, mas nenhuma equipa pega na corrida verdadeiramente.
Penso que isto ocorreu porque as equipas mais fortes (Viveiros Vitor Lourenço e Peçamodovar /Casa Benfica Almodovar) tinham nesta prova um numero reduzido de ciclistas e talvez por isso não assumiram.
Quem acabou por fazer a perseguição foi a minha equipa, o Chão das Donas com o Pedro Lourenço e o Cesar Mestre a assumirem a frente do pelotão durante vários kms...o que serviu para anular algumas pequenas tentativas de fuga e não fosse essa acção e a diferença do espanhol ainda seria maior pois cifrava-se já na ordem dos 5 minutos!!
Nós, Chão das Donas tambem já so tinhamos 4 elementos no pelotão...e não foi por isso que deixamos de tentar diminuir a vantagem do espanhol, isto apesar de haver equipas mais fortes e mais numerosas por ali, mas limitavam-se a seguir tranquilamente no pelotão.
Entretanto a cerca de 10 km da meta dá-se uma fuga de alguns elementos, entre eles está o meu colega de equipa Marco Nunes. Mais uma vez o pelotão não reage, e o grupo rapidamente ganhou vantagem.
A equipa dos Viveiros assume a frente do pelotão à entrada dos ultimos 5 km e entra num ritmo fortissimo na subida para Palmela.
Alguns dos fugitivos ainda foram ultrapassados pelos 1ºs do pelotão, ainda assim, o meu colega Marco Nunes aguentou-se na subida final e faz 4º lugar (1º Master A) sendo ultrapassado já nos metros finais pelo D. Garrido (Almodovar) e F. Duarte (OTA).
Eu terminei em 9º... e as sensações foram boas para o que resta desta época.
Excelente vitória do espanhol da SEMAR C.C. Pablo Moleon, tendo tambem vencido a Geral das Metas Volantes.
É de referir que esta equipa, (das melhoras equipas de Masters de Espanha) estava representada apenas por 2 ciclistas; P. Moleon (vencedor) e o Português Carlos Carapinha (7º lugar)...mas souberam aproveitar muito bem alguma falta de atitude das equipas mais fortes ali presentes!
Foto: Partida nas instalações da Autoeuropa
Foto: No pódio para receber o prémio do 9º classif.
Foto: O dominador do dia; P. Moleon (SEMAR C.C.)
Sem comentários:
Enviar um comentário