sábado, 28 de setembro de 2013

XXXVI Cto. Fiesta de la vendimia - La Palma


No passado sabado 21 de Setembro, desloquei-me até Espanha, à localidade de La Palma del Condado, para correr mais uma prova integrada na Copa Andaluza de Masters 2013.
 Com partida às 10h (hora local), a corrida de 89 km iria ser percorrida num circuito apelidado pelos espanhóis de "Mini Tour de Flandres".
Este circuito foi diferente daquele que já era tradição, e que já conheciamos, pois esta já era a 6ª vez a participar nesta corrida...
Assim tínhamos de inicio um circuito com 2 voltas num circuito misto, urbano e extra-urbano (a circunvalação da localidade) , depois saímos de La Palma em direcção a norte, onde iriamos encontrar um Prémio de Montanha e regressaríamos para o final da prova, a La Palma, para realizar mais 5 voltas ao circuito igual ao do inicio da corrida, mas realizado em sentido inverso ao que havíamos feito.
A equipa do Chão das Donas era constituída apenas por 4 ciclistas: Cesar Mestre, Marco Nunes, Pedro Lourenço e eu.  Todos do escalão Master 30 bem como a maior parte do pelotão, existindo ainda no pelotão corredores da categoria Sénior, Master 40 e 50.
Assim, após a partida real, a prova começou logo muito rápida, a um ritmo altíssimo desde o 1º kilómetro.
Sem grandes dificuldades de relevo, a única subida onde de facto fazia mossa no numeroso pelotão, era a da contagem de montanha, onde o pelotão se fraccionou bastante e muitos atletas descolaram.
Apesar da velocidade sempre muito alta, os ataques eram uma constante principalmente da equipa da casa, a Monferve / La Palma que com uma equipa numerosa (e valiosa) atacou forte durante a prova.
Após as duas voltas iniciais ao circuito dá-se uma primeira fuga com 7 elementos onde eu consegui entrar.
Chegamos à contagem de montanha e o grupo desentendeu-se porque um dos fugitivos que não colaborava na fuga, esperou esse momento para atacar.
Consegui acompanhá-lo e nos ultimos metros de subida fui mais rápido e passei em no Premio de Montanha.
Logo de seguida fomos alcançados.
As mexidas foram uma constante, mas só no circuito final a corrida decidiu-se.
O ex-corredor profissional, que correu entre outras equipas na Andalucia / Cajasur, Jose Antonio Lopez Gil, apelidado de "Malagueta" conseguiu isolar-se após vários ataques no empedrado do circuito. Com ele foi Juan Roldan.
Os 2 andaram muito bem e chegaram isolados.
Terminei na 13ª posição. A vitória no Prémio da Montanha valeu-me a presença no pódio. Foi a 6ª participação nesta prova desde 2008, e 6º pódio...uma corrida que me tem saido bem, embora este ano apesar da vitória no Prémio da Montanha, a classificação final (13º) da corrida  soube-me a pouco...



Sem comentários:

Enviar um comentário