segunda-feira, 4 de maio de 2009

2º Premio Jose Amaro - Grandola


Foi no passado 18 e 19 de Abril que decorreu a 2ª edição desta prova, na região de Grandola donde é natural esse antigo ciclista (entretanto falecido) Jose Amaro. Por falta de disponibilidade minha, só agora venho aqui registar umas palavras acerca dessa que foi a 3ª prova da época de 2009.
Primeiro que tudo, vou dizer aqui no "O meu espaço", que a prova decorreu com um nivel muito alto. Do melhor que há no nosso pais! Parabens à organização ! Parabens ao CCLA pelo fim de semana de ciclismo que proporcionou aos ciclistas e a todos os que estiveram envolvidos, às pessoas que acompanharam a prova...população etc!
118 ciclistas em representação de 14 equipas estiveram na partida para a 1ª etapa Grandola / Senhora da Penha na distancia 88.3 kms. A chuva fez a sua aparição na ultima hora de corrida, o que ajudou a endurecer a corrida. Já conhecia a chegada, pois tambem o ano passado a 1ª etapa tinha acabado no mesmo sitio. Fiz 15º na etapa inaugural. Perdi 10 segundos para o vencedor. Foi bom! mas o que é certo é que podia ter sido melhor...a estrada era muito estreita e entrei mal colocado nos ultimos 3 kms (para a contagem de montanha coincidente com a meta final). Não é desculpa...porque toda a gente quer entrar bem depois daquela viragem à direita para a parte final da etapa. Isso deu origem, a que tivesse, por mais de uma vez dificuldade em passar atletas que iam descolando, ate sai fora da estrada 1 vez...para ultrapassar. O pulsómetro nao me deixa mentir...pulso máximo 173. Portanto não fui ao máximo!!!
A etapa 2 ligava Melides a Grandola, 73.6 kms.
Nesta etapa pensei em estar atento aos "Sprints especiais" em Roncão e Melides (Km 20 e 56 sensivelmente). Pontuei no 1º sprint, mas apenas no 3º lugar. Bom, da forma como este sprint se passou, achei que não valia a pena gastar energias na discussão do outro que faltava. 1º porque matematicamente, já não dava para ir ao 1º lugar da classificação dos sprints especiais, 2º porque o jogo de equipa é importante, e quando fui discutir o 1º sprint especial do dia, olho...e vejo que tenho 2 ciclistas do Benfica de Almodovar e 2 do CC Salvaterra ali na discusão. Eu ali, estava sozinho, eles tinham a preparação dos colegas! Essas são duas das equipas mais fortes do pelotão. Podem jogar desta forma.
Com uma contagem de montanha a cerca de 10 kms. da meta, era previsivel que a parte final fosse extremamente complicada. E foi! Apenas 21 ciclistas chegaram com o tempo do vencedor, e eram 106 à partida para a 2ª etapa... Na chegada os comissários, só conseguiram registar o dorsal dos 4 primeiros ciclistas a cortar a linha de meta ...hmmm. Ta mal assim! Classificaram vários ciclistas com o 5º lugar...por ordem de dorsal. Apesar de ser chegada em pelotão, ou o que restava dele, não se justifica que não conseguissem tirar os dorsais na chegada. Pelas fotos que tive oportunidade de ver dessa chegada, devo ter sido 8ºou 9º. Mas no comunicado oficial da prova, fui 5º. Eu mais 11 ciclistas ficamos registados com o 5º lugar na etapa 2.
Na parte da tarde de domingo, estava reservado o Contra-relógio por equipas. A minha equipa encontrava-se antes do contra-relogio em 5º lugar na classificação colectiva. Isso dava para ir ao podio! Espectativa para ver se conseguiamos manter essa posição...E CONSEGUIMOS!! Fizemos o 6º tempo no Crono, a apenas 2 segundos da 5ª equipa.
Acabamos no lugar final, na classificação colectiva. E eu na geral individual ainda subi um lugar, fui 14º na geral individual final! Foi uma prestação muito boa, tanto a nivel individual, como no colectivo! Com tantas boas equipas ali...sacar um 5º lugar final era de facto motivo de satisfação.
Na edição de 2008 desta prova, havia sido 24º na classificação final, este ano fiquei 10 lugares acima. Melhorei o que já de bom tinha feito em 2008. Embora ai tenha conseguido um 5º lugar na 3ª etapa, o circuito de Grandola que este ano foi substituido pelo contra-relogio por equipas.
Para finalizar, deixo uma critca. Não me parece aceitável que haja eliminações neste escalão de Masters, ou seja amadores. Não faz sentido que na 2ª etapa chegue um grupo de cerca 15 unidades com 15 minutos de atraso, entre eles o meu colega João Antunes, e por 2/3 minutos depois do controlo fechado, eliminem todos eles!!! Houve bastantes ciclistas, que se viram privados de terminar a sua prova, devido ao rigor do fecho de controlo. Aconteceu na 1º etapa e aconteceu na 2ª etapa tambem. Está mal! Porque assim defende-se o quê?? O amadorismo não é concerteza...para muitos participantes, o objectivo é participar na competição e disfrutar...dando o seu melhor!
É um aspecto muito importante, devia ser revisto, pelos organizadores e responsaveis das provas (Volta ao Concelho de Almodovar e Premio Jose Amaro) ainda mais porque envolve vários escalões etários os Masters (A, B e C), e ainda com os Elites Amadores...há muita diferença de idade e de andamento... esse é um aspecto negativo não só do 2º Prémio Jose Amaro , como tambem o foi a 2ª Volta ao Concelho de Almodovar.

3 comentários:

  1. Ora aqui está mais uma bela crónica!
    Parabéns mais uma vez pelo resultado obtido, mostra que estás a subir de nível, melhorando de corrida para corrida. Aposto em ti pata coisas bonitas! Pronto já sei que vais dizer que estou a criar pressão, mas isso da pressão é só nos pneus! eheh! Parabéns também a toda a equipa que mostrou que valor, tanto ciclistas como os dirigentes. Belo fim de semana. Tens razão nos regulamentos porque a malta é amadora e acho que tem de haver bom senso! (já não me deixaram brilhar de tarde, eheh)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. eh pá desculpa lá os erros mas este teclado aqui do pc da piscina está estragado!

    ResponderEliminar
  3. Agora, desculpas-te com o teclado...malandragem!

    ResponderEliminar