quarta-feira, 27 de maio de 2009

XELB HADRA KURA 2009

Realizou-se no passado dia 10 de Maio em Silves a maratona de BTT denominada "XELB HADRA KURA". O evento pontuável para a Taça do Algarve de Maratonas foi organizado pelo clube de BTT Xelb. Muito bem organizada diga-se! Não sou experiente nestas andanças, muito pelo contrário, mas dei por bem empregue o tempo e os 10€ de inscrição dedicados a esta participação, tal a qualidade da organização. Quando cheguei a Silves bem cedinho, encontrei um parque enorme para estacionamento dos automóveis do pessoal que ia chegando. Fui levantar o dorsal, e tudo decorria de forma rápida, uma secção para Competição (os federados), e outra secção para Lazer (não federados). Impecável. Para quem não tinha comido o suficiente em casa, tinha à sua disposição logo no mesmo local, uns bolinhos, água, iogurtes, sumos e até máquina de café à disposição dos participantes. Sai um cafézinho para mim...só isso que já tinha o estomago confortável!
Por volta das 9h, é chegada a altura dos atletas serem chamados para a partida por ordem do dorsal, como era o 55 fiquei quase para o fim. Seriam uns 66 ciclistas.
Partida, e logo que saimos do alcatrão e entramos na terra, o pessoal ia se espalhando conforme o ritmo de cada um.
Eu não estava interessado em participar nesta maratona, (o meu colega de equipa Marco já me tinha perguntado se eu queria ir), mas achei que não seria conveniente porque este mês de Maio temos o Campeonato Nacional de Masters no dia 31, e essa é a prova mais importante para mim de toda a época, e eu não queria estar a arriscar uma queda ou algo do genero numa prova de BTT competitiva bem diferente daquela que tinha participado no mes de Abril em Portimão. Dai que quando surgiu a idéia de ir até Silves participar na maratona eu não estivesse para ai inclinado.
Mas tudo correu pelo melhor, optei por ir participar, porque acho que era um excelente treino ir correr a maratona e depois Silves fica tão próximo...Percursso muito bem marcado, bastante pessoal da organização envolvido. Em termos desportivos tambem foi bom, pois terminei no lugar esta maratona na distancia de 65 kms. No entanto no meu escalão, Veterano A fui classificado. Embora a classificação não fosse um objectivo, o resultado foi interessante, para mim, que desde do inicio da prova não arrisquei nada, sempre com máxima atenção nas descidas sem arriscar um palmo e tentando escolher sempre o melhor caminho e o melhor trilho para evitar qualquer percalço.
Sem problemas de maior, a minha Scott Vail já com uns anitos em cima, aguentou-se bem nada de avarias e o resultado disto foi quase 3 horas de treino (fiz a maratona em 2h 55) , inseridos nesta competição. Bem bom!
Fiquei com vontade de repetir! Acho que o ambiente é muito positivo, entre os concorrentes, existe uma saudável amizade e é isto ao fim ao cabo que um atleta amador que goste de fazer uma provas procura encontrar quando vai a estes eventos. Bem diferente das provas de ciclismo de estrada onde existe mais tensão, nervosismo e até alguma agressividade entre os ciclistas. Algumas situações, que já vivi este ano e o ano transacto nesta minha passagem pelo escalão de Masters, não me parecem interessantes do ponto de vista daquilo que é o desporto amador.
Para finalizar este memorando dou os parabens ao Clube Xelb pela qualidade do evento!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário