sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

caderneta de cromos (3ª edição)

Fotografia : Pódio final da Volta ao Algarve 2010

Cromo nº 3 – o speaker de serviço na zona do pódio


Eu estava situado à saída da “ponte velha” para assistir ao contra relógio da Volta ao Algarve. Após a chegada do último corredor, o camisola amarela, dirigi-me assim como muitas outras pessoas para a zona de meta onde estava instalado o pódio. Quando me dirigi para lá, não sabia quem tinha ganho o crono. A Volta ao Algarve deduzi que o Contador tinha ganho devido à diferença de passagem dele para o Tiago Machado na zona onde eu estava a 300 mts da meta. Quando cheguei à zona do pódio para assistir à cerimónia, vinha curioso para saber os melhores tempos do contra relógio e ouvir a classificação final da Volta, e outras informações que se espera que sejam dadas pelo speaker de serviço.
A única coisa que passava no som era música. A música até era agradável. Passados uns largos minutos, 10 a 15 talvez, o speaker anuncia: “ Dentro de momentos, vamos à cerimónia do pódio!”
Hmm… acho que toda a gente já se tinha apercebido que isso ia acontecer…eu pessoalmente esperava umas palavras acerca do que tinha sido o contra relógio e a Volta, nomeadamente classificações. Mas nada! Algumas pessoas, eu incluído, já desesperavam pela demora, ainda por cima das colunas, só saia musica, informações sobre a corrida era 0. Passados mais alguns minutos, o speaker de novo: “ Dentro de momentos, a cerimónia do pódio!” A partir desse momento as pessoas ficaram ainda mais impacientes, algumas foram embora devido à demora e por sorte não começou a chover. Se tivesse começado a chover, acho que ninguém estaria ali, ou quase ninguém. Ficavam os corredores, a organização os senhores convidados (VIP) e o magnifico speaker.
Era preferível o speaker após aquela demora, não ter dito nada, do que abrir a boca para dizer o mesmo de há um quarto de hora atrás.
Eis que chega a hora da cerimónia. O 1º a ser chamado foi o vencedor da etapa, o normal portanto. O speaker chama então pelo vencedor do crono, é ele “Luis Sanchez!!!”. Nome desconhecido para as pessoas comuns, mas não para quem acompanha a modalidade! Este Luis Sanchez anunciado pelo fabuloso speaker é conhecido no seio do ciclismo por Luis Leon Sanchez.
Quando ele anunciou o nome, dei comigo a pensar quem seria o Luis Sanchez…eu não estava assim no imediato a reconhecer esse nome, ainda para mais um vencedor de um contra relógio com tanta gente credenciada para poder vence-lo! Confundiu-me. Mas quando o vencedor surge no pódio, pude então reconhecer quem era de facto. Claro que para 95% das pessoas presentes, nem deram por nada. Esses 90 ou 95% a curiosidade que os fez, “secar” ali julgo ter sido apenas por um nome. A presença de Alberto Contador no pódio para ser consagrado vencedor da 36ª edição da Volta ao Algarve em “becicleta” como dizia o formidável speaker.
Só em casa, fui á internet e lá fiquei a saber os melhores tempos do contra relógio e classificação final da volta algarvia!
Tudo graças ao genial speaker de serviço!

Sem comentários:

Enviar um comentário