E está concluida a 2ª prova da época. Mais uma vez, este Prémio de Almodôvar, voltou a ser marcado pela dureza e seletividade dos percursos.
Em termos individuais, só posso estar satisfeito com a minha prestação. É neste tipo de traçado que normalmente consigo andar melhor. Um constante sobe e desce, com etapas que na giria se chamam "parte pernas".
Agora, com esta prova a ser realizada nesta altura, ainda em pleno mês de Março...isso para mim significa...sofrimento e uma grande dor de pernas.
É que a fazer sessões de treino nos rolos de 30 ou 45 min. e apenas ao fim de semana ir para a estrada, é normal que passe algumas dificuldades, ainda mais nesta altura. Para aliviar semanas de treino nos rolos, tive uma semana de férias em Fevereiro e outra em Março. Sempre alivia a mente não ter de fazer rolos nessas semanas de férias, isto se o clima ajudar.
A corrida que contou com 61 corredores na linha de partida, ficou em parte sentenciada na 1ª etapa. Porque na frente da corrida surgiu uma fuga com cerca de 17/18 unidades e com um espanhol a dar cartas e a conquistar a etapa. O grupo de fugitivos nunca conseguiu "caçar " o espanhol que rolou fortissimo e ainda teve força para encarar a subida final de 3.6 kms a caminho da Santinha.
Muito forte este espanhol Pablo Fernandez que se apresentou a correr sozinho! Com a sua equipa (uma das melhores de Espanha) presente, julgo que a história que se desenrolou nas etapas de domingo teria sido diferente...
A partir dos 70 kms, o pelotão (onde eu estava integrado) resignou em relação aos da frente e a desvantagem na meta seria de cerca de 7 minutos. Os ultimos 20 kms desta 1ª etapa foram quase em cicloturismo. Isto porque no pelotão não existiu interesse de nenhuma equipa em não deixar os fugitivos ganharem cada vez mais tempo. Na fuga parecia haver representação de todas as equipas e isso influenciou a acalmia que se viveu no pelotão até final da 1ª etapa. Terminei a 1ª etapa na 29ª posição.
A 2ª etapa, teve chegada em pelotão na Vila de Almodôvar, onde cheguei integrado na 17ª posição. Esta etapa foi ganhada pelo Luis Machado da equipa dos Viveiros Vitor Lourenço / Sintra Clube Ciclismo. O camisola amarela ainda puxou na frente do peloão para anular um fuga, sensivelmente na 2ª metade da etapa.
Na 3ª e ultima etapa viria a dar-se o volte face, pois o camisola amarela a correr sozinho não conseguiu suportar todos os ataques, e acabou por deixar escapar um grupo de 5 unidades (onde estava Luis Machado) e mais tarde um 2º grupo de fugitivos com 11 corredores onde eu era um deles.
Dos 5 da frente, 2 viriam a descolar e o grupo onde eu seguia tambem acabou por se fraccionar a cerca de 6 kms da meta, na ultima dificuldade que o percurso apresentava. Aqui passei por enormes dificuldades, pois paguei a fatura da falta de preparação que possuo, com as "piranhas" a agarrem-me a coxa esquerda. Tive de abdicar nos ultimos 4 kms. Como se isso não bastasse ainda tive uma avaria mecânica (patilha das mudanças da manete direita partiu, e as mudanças não se faziam).
Fiz o 14º lugar na ultima etapa.
No final desta 4ª Volta ao Concelho de Almodôvar fiquei posicionado na 23ª posição da Geral Individual entre os 57 corredores que terminaram a corrida.
Em termos de equipa, e depois de uma boa prova de Abertura em Setubal, agora em Almodôvar o Clube Chão das Donas teve uma prestação ainda melhor.
De um modo geral tivemos sempre corredores nas fugas mais importantes. Na 1ª etapa onde estavam 3 corredores ( Gonçalo Brito, Cesar Mestre e David Caetanita), fuga essa que seria decisiva em termos de posicionamento da Geral Final. Na 2ª etapa, houve chegada em pelotão.
Na 3ª etapa tivemos novamente 3 corredores (David Caetanita, Marco Nunes e eu) na fuga que viria a ter um êxito parcial. Pois apesar de termos chegado isolados (de forma fracionada), não chegamos a alcançar os 3 corredores que chegaram isolados a Almodôvar, seriam Celso Pereira (C.B.A.), vencedor da 3ª etapa, o algarvio Jose Martins (CCLA) e Luis Machado (Viveiros / Sintra C.C.) o vencedor desta prova.
Alem destas situações outras houve, em que os corredores do Clube Chão das Donas estiveram atentos, e enquanto poderam e tiveram forças tentaram sempre aqui e ali marcar posição quer a atacar, ou a sair noutras tentativas de fuga iniciadas por corredores de outras equipas. Por isso os meus parabens a todos.
Alcançamos um excelente 3º lugar na Geral por Equipas.
No site algarvebike.blogspot.com é possivel ler com detalhe o que se passou durante as 3 etapas e todas as classificações.
Sem comentários:
Enviar um comentário