sábado, 29 de março de 2014

Rescaldo: 7ª Volta ao Concelho de Almodôvar

Alguma falta de tempo, não me permitiu fazer mais cedo um rescaldo desta prova, mas o gosto em escrever continua...
Estiveram presentes 134 corredores à partida da 1ª etapa desta 7ª edição de uma  prova que ano após ano afirma-se como uma das mais importantes do panorama nacional do ciclismo da categoria de Masters. Até já passou do calendário regional para o nacional.

1ª etapa
Com chegada à Santinha em Santa Clara com final em subida (3,5 km). Mas antes disso havia ainda 2 contagens de montanha.
A corrida não começou bem para nós. Saiu uma fuga logo no inicio e não tínhamos lá ninguém...
O Gonçalo Brito acabou por sacrificar a "sua" corrida em favor da equipa para tentar anular ou pelo menos pôr a fuga "à vista". Antes da 1ª passagem por Almodôvar furou e o Cesar, o Pedro Dias e eu esperamos para o ajudar. Como se não bastasse o João Antunes fura tambem...enfim as coisas não estavam boas para o nosso lado.
Depois de Almodôvar e por entre várias escaramuças sai mais um grupo para tentar chegar aos fugitivos, aqui sim já tínhamos presença, era o M. Nunes. Mais tarde e após passarmos Dogueno, saí sozinho e acabei por me juntar na frente alguns kms adiante. Não foi fácil. Muito vento e tive de penar para chegar lá à frente.
Nessa altura eu estava na fuga com mais 10 ciclistas e era uma fuga que tinha condições para andar. Almodôvar com 2 ciclistas e Viveiros V.L. tambem 2, Chão das Donas eu e o Marco Nunes, as equipas melhor representadas. Mas o entendimento não existia.
Após a passagem no Pico do Mú onde passei em 3º, o pelotão estava cada vez mais próximo. Era a equipa de Almodôvar quem perseguia. Alcançou-nos mas entretanto, após a passagem no Mú ficaram na frente 3 fugitivos (1 deles era o M. Nunes). Seriam alcançados na 2ª passagem por Almodôvar, a cerca de 10 / 15 kms da meta. Na parte final, grande trabalho muito bem realizado pela equipa de Almodôvar, com o vento lateral que estava a caminha de Santa Clara puseram o pelotão "estriçado". A vitória foi para a equipa da casa através do João Portela.
 Na subida final eu já não tinha frescura para fazer melhor. Tive desgaste para ajudar a recolar um colega após um furo. Depois decidi ir para a fuga, na parte mais dura da prova e com o vento que se fazia sentir naquela tarde...
Terminei a etapa em 24º lugar.

Foto: Os fugitivos e o pelotão a aproximar-se...

2ª etapa
O Crono de 4.9 km era técnico com muitas viragens dentro de Almodôvar e tinha o final difícil com chegada a Sto. Amaro. Muito vento quase sempre de frente...
Fazer o melhor possível, e tentar aproximar-me do Top 20 da Geral era o objetivo.
Fui 19º classif. e subi para 21º na Geral Individual.

Foto: Na partida do Crono!

3ª etapa
Na parte da tarde o circuito de 4,5 km a ser percorrido por 10x.
Circuito muito duro, como era de esperar a tirar inclusive a hipótese de muitos participantes concluírem a prova...
Tive sempre dificuldades para me colocar numa boa posição no pelotão, uma vez que o circuito era seletivo e em todas as voltas ia perdendo muitas unidades.
Após a subida (a fazer-se por 10x...), descida algo perigosa  e assim preferi jogar um pouco "à defesa" tentando manter-me por ali, sem perder o contacto com os da frente e no final ver o que dá.
Acabei por terminar a etapa na 24ª posição com o mesmo tempo do vencedor. O Circuito foi decidido ao sprint.
No entanto beneficiei de alguns atletas que estavam à minha frente na classificação, e que perderam algum tempo no circuito. Consegui subir mais algumas posições e terminar esta 7ª Volta ao Concelho de Almodôvar na 15ª posição da Geral Individual Final.
Terminaram a prova 81 dos 134 corredores que partiram na 1ª etapa. 53 desistências diz bem da dificuldade desta prova.

Foto: 3ª etapa, a penar no circuito...


1 comentário: