quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Os Totais de 2010

Foto: A equipa de Masters BURGER RANCH - PORTIMÃO, época 2010.


O registo anual de treinos que realizei durante o ano de 2010, nas duas bikes:
» Bicicleta de estrada : 11221 kms ; 355 horas ; 254.966 Kcal gastas
» Bicicleta de BTT : 1078 Kms
No total foram qualquer coisa como 12299 kms percorridos.
Participação em competições em 2010:
- 10 Provas de estrada
- 4 maratonas BTT_XCM
- 1 Prova de resistência (Autódromo Internacional do Algarve)

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Mês de Dezembro

Pouco ou quase nada tenho a registar neste ultimo mês do ano. Para alem do facto de não estar a realizar nenhuma preparação fisica, vulgarmente designada por pré-época, a bicicleta foi companheira apenas ao domingo.
Como choveu com bastante regularidade este mês, e assim não saio para treinar, apenas tive 3 saidas na bicicleta de BTT num total de 258 kms.
Estas saidas para a estrada foram sempre ao domingo e com pessoal amigo que se junta habitualmente na rotunda das cardosas.
Agora é tempo de fazer uma limpeza à bike de BTT, pois ela a partir do inicio do ano novo servirá para eu realizar alguns treinos nos rolos.
A partir do dia 1 de Janeiro, vou voltar à minha estradista MOSER 333, isto quando poder treinar na estrada que será basicamente ao fim de semana. Durante a semana é rolos.
No inicio do ano novo, é tempo de começar a treinar.
Farei aqui um "report" do que conseguir realizar em termos de treino.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

BOAS FESTAS!!!


Um bom natal e um excelente ano de 2011 são os meus votos para todos os meus familiares, amigos e claro todos os que visitam este espaço!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pré Calendário 2011

Pedi à Associação de Ciclismo de Setúbal um calendário de provas para 2011, visto ser uma associação que organiza a maior parte das provas para Master. Após receber o e-mail já pude elaborar um calendário provisório para 2011.
Positivo é verificar que nenhuma prova da Taça do Algarve de BTT_XCM coincide com provas de estrada, o que poderá possibilitar-me comparecer nas maratonas da Taça!

Calendário (estrada):

6 de Março » Prova de Abertura (A.C.Setubal)
16/17 de Abril » 4º Prémio José Amaro (Grândola)
25 de Abril » 16º Prémio J.F. do Torrão (Torrão)
15 de Maio » 21º Circuito Concelho de Palmela (Palmela)
29 de Maio » Campeonato Nacional de estrada (A.C.Lisboa)
23 de Julho » Prémio Feira de Santiago (Setúbal)
3 de Setembro » 14º Prémio Autoeuropa - Volkswagen (Palmela)

» Falta a data da Volta ao Concelho de Almodôvar, que será em Março como habitualmente, no penúltimo ou ultimo fim de semana do mês.
» As duas corridas em Espanha serão provavelmente:
10 de Julho » Vuelta al Aljarafe
17 de Setembro » Cto. Fiesta de la vendimia (La Palma)
São 2 corridas a confirmar a data.

Ai está um calendário com 10 provas, que é o numero que o Clube Chão das Donas pensa em participar em 2011.
Novidade é o Campeonato Nacional ser na região de Lisboa, pois nos últimos 3 anos foi sob a égide da Associação de ciclismo de Setúbal. Isso significa que não teremos de novo o terrível circuito da Arrábida, onde a maior parte dos corredores acabou por desistir devido à extrema dureza do Nacional deste ano que agora acaba.
A prova de abertura mantem-se sob a organização da Associação de ciclismo de Setubal. Resta saber em que zona se irá disputar a Abertura.

domingo, 19 de dezembro de 2010

De novo os Holandeses...



Desta vez eram só 3 (2 da equipa VAN VLIETe 1 da AA DRINK) os Holandeses que compareceram neste domingo para pedalar connosco. Os outros 2 já regressaram à Holanda.
Depois de um percurso com passagem na Serra de Monchique, cheguei a casa com 83 kms, e à semelhança do fim de semana passado cheguei novamente com o corpinho massacrado.
Foi apenas a minha 2ª saída de bicicleta este mês de Dezembro. Isto na bicicleta de BTT. Pois a de estrada há 2 meses que não lhe pego.
Em resumo, está claro que a motivação em dar umas pedaladas com profissionais de ciclismo é outra. E isso reflete-se no pessoal que comigo partilha as saídas domingueiras. Desta vez, e à semelhança do domingo passado, o grupo de 19 atletas acabou por regressar a Portimão esfrangalhado.
Quanto aos Holandeses, estão de abalada na próxima Terça-Feira...e talvez por isso mostraram "um pouco" os seus créditos hoje...
Talvez estejam por cá de novo, no final do próximo ano. Até lá!


terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Skil - Shimano; Van Vliet; AA Drink





5 corredores Holandeses fizeram-nos companhia nas pedaladas do ultimo domingo. Eram 3 corredores da equipa Van Vliet, 1 da Skil - Shimano e 1 da AA Drink. Todas elas equipas Holandesas. Todos eles são profissionais de ciclismo.
O aparecimento destes corredores na rotunda das Cardosas acabou por ser uma motivação extra para a nossa volta domingueira. Isso foi notório durante o treino.
Depois de 15 dias sem bicicleta e sem qualquer actividade física, posso dizer que cheguei a casa bem "tratado". Sempre foram 85 kms efectuados com a bicicleta de BTT...
Os profissionais Holandeses irão permanecer entre nós na zona de Lagoa até ao próximo dia 21 de Dezembro.
A excepção é o corredor da Skil - Shimano que ontem, dia 13 teve de se juntar ao estágio que a sua equipa iniciou no Sul da Holanda.
Os outros 4 atletas permanecem por cá, e realizam treinos diários de 4, 5 e até 6 horas. Aproveitam o nosso clima. Na Holanda está mau para treinar, com neve e gelo nas estradas. Assim é difícil sair para treinar, segundo o que um deles me confidenciou. Desde que chegaram (dia 6 de Dezembro), todos os dias apanharam chuva durante o treino, nada que os incomode muito, comparado com o que têm na Holanda. Mas desde domingo o tempo está a dar tréguas, e o sol já aparece.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Taça do Algarve BTT-XCM 2011


Ai está o calendário da Taça do Algarve de maratonas BTT. São provas pontuáveis para a Taça e o Campeonato Regional a fechar a época em finais de Outubro.
Datas:
1ª Taça Algarve XCM - Stºa Catarina (Tavira) a 3 de Abril
2ª Taça Algarve XCM - Conceição de Tavira a 10 de Abril
3ª Taça Algarve XCM - Loulé a 22 de Maio
4ª Taça Algarve XCM - Silves a 5 de Junho
5ª Taça Algarve XCM - Lagos a 3 de Julho
6ª Taça Algarve XCM - Tavira a 16 de Outubro

Campeonato Regional XCM - Monchique a 30 de Outubro

Existem ainda algumas maratonas extra calendário (Provas oficiais):
Datas:
Alcoutim a 27 de Março
Odemira a 15 de Maio
S. Brás de Alportel a 29 de Maio
Monchique (estafeta) a 12 de Junho
Silves (vai-vem) a 18 de Setembro

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Torrado Bikes e Bombeiros V. de Portimão

Foto: Eu e mais 2 amigos do pedal durante o passeio. "Paulinho" e o "miudo maravilha" Vitor


Decorreu no passado domingo o passeio de cicloturismo organizado pela loja Torrado Bikes e os Bombeiros de Portimão. Não tinha conhecimento do passeio, mas após a reunião de sabado à tarde no Clube Chão das Donas, falou-se do passeio e a possibilidade do Clube participar.
A loja Torrado Bikes é um patrocinador do Clube. E está desde o inicio ligado à equipa de ciclismo do Clube.
Acabei por pagar a inscrição e inscrever-me no domingo à hora de saída. Eu mais o meu colega de equipa Pedro Lourenço "fumaça".
No entanto as coisas não correram bem. A dada altura fomos surpreendidos por uma patrulha da Brigada de trânsito que mandou parar o pelotão, supostamente porque não havia batedores. Desde logo comunicaram que o passeio estava anulado, e estávamos por nossa conte e risco.
Apesar do Torrado ter mostrado a papelada aos agentes da autoridade, estes mostraram-se irredutíveis na decisão de anular o passeio. Excesso de zelo ou tolerância zero???
A partir dali houve ordem para seguir em grupos de 10 elementos.
Acabei por realizar o resto do percurso do passeio na companhia de mais 2 ou 3 elementos e regressar a casa com 70kms .






terça-feira, 30 de novembro de 2010

Equipa de cicloturismo

Foto: Passeio 2010 do CRCD

Outra situação debatida na reunião do Clube Chão das Donas no passado sábado, é a criação de uma equipa de cicloturismo, que visa a participação nos passeios que venham a realizar-se na zona do barlavento algarvio.
O Clube recebeu algumas criticas, aquando do passeio por si organizado no passado dia 7 de Novembro, pelo facto de não participar noutros passeios organizados por outras colectividades.
Entenda-se (quem quiser entender claro!) que o Clube não possui actualmente uma equipa de cicloturismo, que estivesse disponível para essas participações. Teve em 2008, na altura em que lançou também a sua equipa de ciclismo Master. Mas as coisas não correram muito bem, e a equipa de cicloturismo deixou oficialmente de existir.
De qualquer forma, com a criação de uma equipa de cicloturismo, será possível o Clube comparecer e contribuir com a sua participação no convívio, que é um passeio de cicloturismo.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Equipa continua

Decorreu no passado sábado, uma reunião no Clube Recreativo Chão das Donas onde estiveram elementos da direcção e os atletas que compõem a equipa de ciclismo do ano que está prestes a terminar.
Ficou decidido que o Clube irá manter a sua equipa de ciclismo Master em 2011.
Apesar das dificuldades financeiras, a equipa irá estar na estrada no próximo ano e mostrou interesse em contar com os corredores que já faziam parte da equipa deste ano.
Assim sendo, o Clube Chão das Donas será no próximo ano a minha equipa de estrada.
Com um orçamento a rondar os 6.500€, o Clube pensa disputar as provas na zona Sul, bem como nalguma(s) participação em Espanha, como aconteceu nestes 3 anos de existência da equipa de ciclismo.
Falamos também do evento que ocorreu este ano no Autódromo Internacional do Algarve, na prova denominada "8 Horas de Portimão", uma prova de resistência no qual o Clube não esteve presente. No entanto caso venha a realizar-se em 2011 a referida prova, o Clube espera participar.
A equipa será composta pelos mesmos elementos deste ano, à excepção do João Cerol que passa a ser Diretor desportivo. Tendo em conta os custos associados e inerentes às deslocações para as provas previstas (todas se realizam fora do Algarve) a direcção decidiu que não estão reunidas condições para receber novos elementos, sendo colocada de lado a possibilidade de reforçar ou aumentar o numero de corredores na equipa.
Assim sendo a equipa será composta por:
»Cesar Mestre
»David Caetanita
»Gonçalo Brito
»João Antunes
»João Coelho
»Marco Nunes
»Pedro Lourenço
Diretores Desportivos: José Manuel e João Cerol.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Outras participações em 2010

Foto: A equipa BIKE ZONE que participou nas 8 Horas de Portimão - Autódromo Internacional do Algarve

Como referi na mensagem anterior, alem das 10 provas de estrada que fiz, participei ainda nalguns eventos. Aqui estão:
- Quatro maratonas BTT:
# I maratona BTT Guia F.C. » classificado
# I maratona BTT "Rota da Sardinha" - Bela Vista » 10º classificado
# 3ª maratona BTT do G.P.Portelas - Lagos» classificado (participei na Meia-maratona)
# Campeonato regional do Algarve BTT_XCM» 20º classificado ( Vet. A)
- Uma prova inédita de resistência:
# 8 horas Portimão - Autódromo Internacional do Algarve » classificado na categoria Quadras Masculinas e Geral. Integrei a equipa BIKE ZONE
- Duas participações em cicloturismos:
# Brevet Cidade de Lagos - (Raid cicloturismo "roda livre por equipas") ; com a minha equipa BURGER RANCH-PORTIMÃO realizamos o melhor tempo entre as 12 participantes.
# 5º Passeio de cicloturismo do C.R.C.D. ; O passeio organizado pelo Chão das Donas, o clube que represento.
Foram ao todo 17 os eventos neste ano de 2010.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Provas e resultados de 2010

Foto: Em Espanha, na localidade Dos Hermanas para participar numa corrida para a Copa Andaluzia.

Em representação da equipa BURGER RANCH / PORTIMÃO participei durante a época de 2010 nas seguintes provas:
Prova de Abertura 2010 : 10º classif. Geral ( Master A)
3ª Volta ao Concelho de Almodovar : 13º Classif. Geral ( Master A)
20º Circuito do Concelho de Palmela : 14º Classif. Geral ( Master A)
3º Prémio José Amaro : Classif. Geral ( Master A)
15º Prémio da J.F. do Torrão : Classif. Geral (Master A)
III Trofeo Pablo Olavide (Dos Hermanas, Espanha) : 21º Classif. Masters 30
Campeonato Nacional de estrada : Desistência
2ª Volta a Portugal Masters : 28º Classif.
13º Prémio Volkswagen - Festas das vindimas Palmela : 20º Classif. ( Master A)
:1º Classif. Geral Metas Volantes
XXXIII Circuito Fiesta de la vendimia (La Palma, Espanha) : Classif. Masters 30
Foram 10 provas no total.
Não pude estar presente no Prémio de Reguengos de Monsaraz com a minha equipa.
A equipa BURGER RANCH / PORTIMÃO compareceu em 11 provas durante a época de 2010.
Alem destas participações estive em 4 maratonas de BTT, 1 Raid cicloturismo roda livre e 1 passeio de cicloturismo (do Clube Chão das Donas).
Marquei presença num novo evento em Portugal. Uma novidade. As 8 Horas de Portimão - Autódromo Internacional do Algarve onde integrei a equipa BIKE ZONE na categoria de Quadras.




















sábado, 20 de novembro de 2010

Desilusão


É com tristeza que hoje, verifico que as noticias de ciclismo do dia são más. Saltam logo há vista com mais 2 casos de doping. Pior ainda porque neste caso são 2 corredores do pelotão Master e ex-profissionais, um deles até é um nome com pergaminhos no ciclismo Português.
Tudo se passou em Setembro na Volta às Terras de Camilo - Famalicão onde se atribuía inclusive os títulos regionais do Minho.
Terá sido uma surpresa o controlo anti-doping nesta corrida?...
Alem destes 2 casos hoje noticiados, ficou ainda mais célebre o caso em que, nessa mesma corrida um outro corredor faltou à chamada para efectuar o controlo anti- doping...alegando que não sabia do controlo e retomou o caminho de casa após a corrida para efectuar a ...descompressão!?! Estranho??
Por norma não costumo falar em doping aqui no blog, esse flagelo que invade o ciclismo. Mas neste caso particular, e porque envolve de novo o escalão de Masters, sinto-me como que defraudado por haver atletas que procurem resultados através de ajudas "químicas" num escalão de ...amadores (supostamente)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ainda o passeio de cicloturismo do CRCD


Não sou um "habitué" nos passeios de cicloturismo. Porem tenho uma ideia, daquilo que de uma forma geral, se costuma fazer nos passeios que se vão realizando com alguma abundância hoje em dia.
Não me é difícil admitir que o passeio de cicloturismo organizado pelo Clube Chão das Donas foi de um nível...diria sofrível. Não faço parte da direcção, e não estou aqui para defende-la. Apenas sou atleta do Clube (pelo menos até 31 de Dezembro de 2010) e manifesto a minha opinião.
Independentemente disso, ao analisar aquilo que foi o "nosso" passeio verifico que o seu nível fica alguns furos abaixo daquilo que é habito realizar-se, aqui nas redondezas, que é onde mais facilmente me chega ao ouvido os rescaldos desses passeios realizados.
O numero de participantes à partida do passeio rondava os 60 atletas, o que só por si já é um sinal de que este passeio não é atrativo para as pessoas.
Quando me foi enviado via e-mail o cartaz de divulgação do cicloturismo, 2 coisas me saltaram desde logo à vista;
-a fotografia escolhida para anunciar o passeio
-o preço.
Concerteza estes motivos afastou potenciais interessados na participação.
No 1º aspecto, este mais interno, do foro do Clube digamos assim, de facto houve um lapso de quem escolheu a dita fotografia para o cartaz. Foi colocada uma foto da equipa de Masters do Clube. Acontece que naquela foto faltam 2 elementos, que não estiveram à partida para a prova onde a foto foi tirada. Quem escolheu e preparou o cartaz fê-lo inadvertidamente. Foi algo que, acredito nem a própria pessoa que escolheu a foto para o cartaz se deve ter apercebido do facto. Esta situação até provocou algum mau estar nalgumas pessoas ligadas direta ou indiretamente ao Clube.
A 2ª situação; o preço elevado a pagar pela participação no passeio. Quando vi o preço, tive o cuidado de telefonar e avisar que o valor é alto. Se compararmos o que outras organizações pedem e a qualidade que oferecem então a diferença torna-se significativa.
Depois do almoço, numa breve conversa que tive com pessoas da direcção do Clube, houve reconhecimento de que há coisas que podiam ser melhoradas.
Assim sendo, e como reconheço excelentes qualidades humanas nas pessoas que lideram o Clube, creio que no futuro as coisas correrão melhor.

domingo, 7 de novembro de 2010

5º Passeio de cicloturismo do Clube Chão das Donas











Realizou-se hoje o passeio de cicloturismo do Clube Recreativo Chão das Donas.
Apesar da ausência de algumas equipas de cicloturismo daqui da região, o pelotão com cerca de 60 participantes fez-se à estrada para cumprir os 74 kms (no meu conta kilómetros) do passeio pelas estradas do Concelho de Portimão.
Sempre foram quase 3h30m a pedalar de forma bem descontraída!
Tudo correu bem quando acaba bem...e foi o que aconteceu, sem acidentes a registar.
Em meu nome e do Clube Chão das Donas;
Obrigado a todos os que compareceram e connosco pedalaram neste passeio!

domingo, 31 de outubro de 2010

Outubro

Foto: César Mestre, Eu, David Caetanita e o amigo José Martins (o algarvio da equipa Fundiarte/ Costa Azul/CCLA). A foto foi tirada no 3º Prémio José Amaro em Abril deste ano.
Outubro termina hoje.
Deixei os treinos, mas o gosto em andar de bicicleta existe, e como tal há que dar umas voltinhas bem na desportiva para satisfazer o prazer em andar de bicicleta sem intuitos competitivos.
Estes 3 meses (Outubro, Novembro e Dezembro) irão ser assim, espero eu.
Pedalar com...tranquilidade.
Eis os totais deste mês:
162 kms » 2 saidas na bike de estrada.
63 kms » Campeonato Regional Algarve XCM_BTT 2010
Após o regional do Algarve em BTT, montei 2 pneus de estrada na bicicleta de Todo-o-Terreno e têm sido esta a bicicleta que uso agora.
255 kms » 4 saidas com a bike de BTT.
No total foram 480 kms este mês.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O escalão Master



Quando o praticante de ciclismo chega à idade sénior, o corredor segue a via profissional através de uma equipa Sub-23 e mais tarde caso tenha mostrado valor para tal, um lugar no pelotão Elite ou seja nos profissionais.
Embora no escalão Sub-23 o corredor já seja um profissional da bicicleta, pois o treino aqui exige bastantes horas, para além de haver provas marcadas nos dias úteis da semana. Assim é complicado gerir uma carreira de corredor de bicicleta com uma outra actividade, mesmo em regime part-time.
Esta é um ideia resumida daquilo que é o seguimento natural de um corredor profissional na idade sénior.
A alternativa em caso de querer competir, e não pretenda (ou não possua qualidades para) fazer do ciclismo a sua profissão, é o ciclismo amador, ou seja o escalão de Masters que se divide em vários escalões etários. Os Masters é um pouco o ciclismo para todos. Dos mais novos aos mais velhos.
O único senão no facto de Sub-23 e Elites integrarem o pelotão de Masters, é o facto de haver a tendência de algumas equipas em "prescindir" de ter nas suas fileiras alguns Masters mais velhos (mas esses sim os verdadeiros Masters para quem este pelotão devia estar orientado) e procurarem os mais jovens, provavelmente porque poderão oferecer outra qualidade à equipa em causa. Em Portugal o numero de atletas federado no ciclismo é algo limitado.
Fazer uma corrida só para Masters, e outra para os Sub-23 e Elites amadores sai caro. Assim os organizadores fazem um género de 2 em 1.
As equipas Masters são o encaminhamento natural do atleta (maior de 18 anos) que pretende participar em provas de ciclismo. Ainda assim as equipas deste escalão não abundam. Alguns corredores que pretendem competir, e não encontram equipa que os receba, o mais provável é entrarem no pelotão Master como "Individual", procurando depois mostrar qualidades que possam chamar a atenção de alguma equipa. Os Masters estão divididos em 3 escalões etários, com inicio a partir dos 30 anos de idade. Entre os 18 e os 29 anos o atleta é primeiro Sub-23 e depois Elite (amadores). Por isso a maior parte das provas são designadas de Masters / Open para poderem participar os Sub-23 e elites amadores.
Os Masters estão divididos em 3 categorias de idade. Assim: Masters A (30-39 anos); Masters B (40-49 anos); Masters C (a partir dos 50 anos).
As corridas normalmente incluem todas estas categorias, existindo depois para alem da classificação geral individual as classificações por categoria.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os escalões no ciclismo

Como está organizado o ciclismo em Portugal?
Vejamos:
Fase 1
O ciclismo na fase "escola" ou "aprendizagem" posso incluir:
»Benjamim
»Iniciado
»Infantil
Fase 2
O ciclismo de formação:
»Juvenil
»Cadete
»Junior
Fase 3
O ciclismo Sénior:
»Sub-23
ȃlite
»Veterano/Master
Brevemente, uma descrição do que é o ciclismo no escalão de Masters.

sábado, 23 de outubro de 2010

Aniversário!


Completo hoje 35 anos de existência!!!
Começo a ser um "verdadeiro" veterano...eheheh!
A maior prenda é ter saúde para continuar a trabalhar e ver crescer os meus 2 filhotes, Tomás e Inês!
Com uma "ginástica" de tempo, continuarei a dar umas voltas de bicicleta.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fotos do Campeonato Regional BTT- XCM











Algumas fotos do Campeonato regional de BTT - XCM.
No final a lama abundava na bike e na roupa. Mas até nem era muita, tendo em conta o que choveu nos 2/3 dias anteriores à prova.
A bicicleta sofre...e o equipamento nunca mais é o mesmo...ainda por cima quando tem o branco como cor principal.




quarta-feira, 13 de outubro de 2010

5º Passeio de cicloturismo do Clube Chão das Donas

No próximo dia 7 de Novembro o Clube Recreativo Chão das Donas vai organizar um passeio de cicloturismo que integra as comemorações do aniversário do clube. É a 5ª edição do passeio organizado por este clube da cidade de Portimão. O passeio irá percorrer as estradas do concelho Portimonense. As inscrições poderão ser feitas através do e-mail do clube (crcdonas@iol.pt) ou através do nº de telemóvel 96 3965325.
Eu vou estar presente e contribuir para que o passeio seja uma saudável confraternização entre os participantes. Qualquer esclarecimento que seja necessário tambem poderão deixar aqui mensagem ou através do meu telemovel 962341402, e talvez possa ajudar.
Vamos ver se o tempo também ajuda.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Rescaldo do campeonato regional maratonas XCM


Ontem participei no campeonato regional de maratonas XCM em Loulé, duas semanas após terminar os treinos da minha época desportiva.
O campeonato organizado pelo Club BTT Loulé e Associação de Ciclismo do Algarve teve um percurso equilibrado, e que se tornou mais duro e exigente para o físico, após as chuvas dos últimos dias, que deixaram o terreno muito macio e com lama à "fartazana".
O percurso estava bem sinalizado.
É de louvar o Club BTT de Loulé que apenas teve duas semanas para preparar a prova, pois esta estava anteriormente entregue a um Clube de S. Brás que falhou...
Um inicio de prova rápido em alcatrão, ajudou a seleccionar na frente um restrito grupo, talvez de umas 15 unidades. Seriam à priori os atletas com pretensões aos lugares cimeiros da classif. Geral e mais bem preparados para esta prova que estariam na frente.
Eu optei desde logo por não entrar em loucuras e procurar desde o inicio o meu próprio ritmo. Assim o fiz logo que deixamos o alcatrão (3 a 4 kms iniciais) e entramos na terra.
Nesta altura já sem treinar, tentar seguir os da frente o mais tempo possível era cometer um suicídio. No calor da prova essa era a minha tentação, mas conscientemente sabia que depois a factura a pagar na parte final seria bem pesada...
Assim acabei por terminar a maratona sem chegar ao limite e sem grande sofrimento.
3h 02m foi o meu tempo para os 63 kms, e o 20º lugar da Geral individual (classif. Vet. A).
Estiveram em Loulé 62 atletas para disputar os títulos de campeões regionais de BTT XCM, num dia marcado pela muita lama, mas sem chuva.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Campeonato Regional Algarve XCM 2010

No próximo dia 10 de Outubro vai-se realizar em Loulé o Campeonato Regional de Maratonas de BTT (XCM), a prova vai ser organizada pela Associação de Ciclismo do Algarve.
Apesar de já ter terminado os treinos, vai para 2 semanas, irei participar no próximo domingo no Campeonato Regional.
Esta prova já aparece fora de tempo para mim, mas irei estar presente, obviamente sem ilusões quanto a resultados.
No entanto, e dentro das possibilidades que esta altura me permite, irei fazer o melhor possivel nos 63 kms da maratona.
É hora de voltar a pôr a minha SCOTT SCALE 50 a rodar no campo.

sábado, 2 de outubro de 2010

Totais de Setembro

Bicicleta de estrada
» 1035 kms
» 12 treinos
» 2 provas;
- 13º Prémio Volkswagen-Autoeuropa (80kms);
- XXXIII Cto. de Las vendimias (116 kms) em La Palma (Espanha)

Bicicleta de BTT
» 2 Raid Maratona com total de 100 kms aprox. ;
- I Raid BTT "Rota da Sardinha" 58 kms
-3º Raid BTT do GPP 42 kms (Meia Maratona)
No total (estrada mais BTT) do mês perfaz 1135 kms.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Juan J. Lobato Del Valle no campeonato do Mundo Sub-23


Depois de ter ficado surpreendido com a presença da equipa Andalucia-Cajasur na ultima corrida que disputei em La Palma del Condado (Esp.), e de ter descoberto por casualidade através da net, da presença de um corredor dessa equipa nos Mundiais deste ano na Austrália a representar a selecção Espanhola de ciclismo, fiquei a aguardar a prestação desse jovem corredor espanhol na prova de estrada do Mundial.
Juan Jose Lobato Del Valle classificou-se na 9º posição. O melhor espanhol neste mundial. Depois de ter sido 6º no Europeu deste ano na Turquia, agora novo resultado de relevo.
Note-se que o 3º lugar acabou por ser atribuido a 2 corredores!?!
Nem comissários, nem chips electrónicos, nem foto finish conseguiram separar o Norte Americano Phinney e o Canadiano Boivin na atribuição da medalha de bronze. Situação rara.
Nelson Oliveira foi o melhor Português na 23ª posição. Mas o Português já havia participado dias antes na prova de Contra-relógio, a sua especialidade, e falhou uma medalha por 3 segundos!!??
Classificação:
1 Michael Matthews (Australia) 4:01:232
2 John Degenkolb (Germany)
3 Taylor Phinney (United States Of America)
3 Guillaume Boivin (Canada)
5 Arnaud Demare (France)
6 Sonny Colbrelli (Italy)
7 Laurens De Vreese (Belgium)
8 Sebastian Lander (Denmark)
9 Juan Jose Lobato Del Valle (Spain)
10 Viacheslav Kuznetsov (Russian Federation)

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Descanso activo

Nesta semana que hoje se iniciou, entro numa fase de descanso da bicicleta até 31 de Dezembro de 2010.
Descanso activo, porque continuarei a pedalar apenas aos domingos com pessoal amigo, por lazer e prazer em andar de bicicleta.
A semana passada, após a corrida em Espanha, foi a ultima de treinos. Apenas duas saídas: durante a semana (Terça e Quinta), e depois o domingo.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Juan Jose Lobato Del Valle


Havia escrito na anterior mensagem, da superioridade mostrada pela equipa sub-23 Andalucia-Cajasur na corrida que disputei no passado fim de semana em La Palma. O pelotão Master presente julgo que tambem teve noção desse aspecto e os jovens andaluzes acabaram por fazer uma corrida "à parte" tal a supremacia que mostraram. É normal que assim fosse.
Agora depois de "navegar " um pouco pela net, vejo a noticia de um dos corredores presentes em La Palma da equipa Andalucia-Cajasur. Acaba de ser convocado para representar a selecção espanhola de sub-23 nos próximos mundiais que se disputarão na Austrália!
Mais...o jovem foi 6º classificado nos campeonatos da europa deste ano!
Mais ainda...já lhe foi prometida a entrada na equipa "PRO" da Andalucia-Cajasur na temporada 2011!
O seu nome: Juan jose Lobato!


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Rescaldo do XXXIII Circuito de las vendimias - La Palma (ESP.)

À semelhança dos 2 anos anteriores, o fecho da minha época de ciclismo voltou a ser em Espanha em La Palma del Condado, na XXXIII edição do "Cto. de las Vendimias".
Numa corrida que fechava a "Copa Andalucia 2010", alinharam à partida 101 corredores do escalão Masters 30, Seniores e Sub-23.
Destaco a presença nesta prova da equipa ANDALUCIA -CAJASUR com a sua equipa Sub-23.
De forma natural dominaram a corrida. Corredores jovens, profissionais que estão à espreita de um lugar na sua equipa ANDALUCIA-CAJASUR do escalão Continental (Elites profissionais).
O circuito com 4 voltas de 29 kms cada totalizava 116 kms.
Em termos de perfil de traçado, uma dificuldade maior; à saída de La Palma (local de partida e chegada) existe uma subida relativamente curta. Considera-se uma subida rápida...mas quando se passa por lá 3 vezes...
À 4ª volta já não se passava nessa subida, pois ela está à saida de La Palma em direcção a Bollullos.
Na ultima volta, ao entrarmos na localidade de La Palma, pela 4ª vez, após a passagem num empedrado (que dificultava a aproximação à ultima viragem a cerca de 400 mts. da linha final), estava instalada a meta.
O problema foi a velocidade, com constantes ataques, com que se passou nessa subida, principalmente na 1ª e 2ª volta...foi terrível. Muito por culpa da equipa Sub-23 da ANDALUCIA-CAJASUR.
Mas velocidade é aquilo que se pode esperar numa prova de ciclismo em terras de "nuestros hermanos".
No final, ao "sprint" consigo um excelente 3º lugar em Masters 30, com o consequente pódio na corrida que fechava a "Copa Andalucia".

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

XXXIII Cto. Fiesta de la vendimia


No próximo sábado, 18 de Setembro, irei estar em La Palma de Condado (Espanha) para participar em mais uma edição do Circuito de las vendimias.

Uma prova destinada a corredores Seniores e Masters 30 do calendário Andaluz de ciclismo.

A corrida na distancia de 116 kms é pontuável para a Copa Andalucia Masters.

Esta será a corrida que fechará a época de 2010 da minha equipa Burger Ranch / Portimão.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Rescaldo do 3º Raid BTT do GPP


A organização com um excelente trabalho realizado, tornou este raid um sucesso.
Quanto ao percurso, pareceu-me bem marcado, não faltando fitas e placas a sinalizar o traçado.
Quanto à prova em si, foi um percurso formidável, bastante equilibrado e com um grau de dificuldade física exigente, mas aceitável.
No inicio, 5 kms de ligação desde a Escola das Naus em Lagos, até ao KM 0 nas Portelas, onde verdadeiramente se iniciava o Raid. Um inicio "simbólico" que também serve para aquecer os músculos e dá a mostrar o evento à cidade de Lagos.
Desta vez apenas pude participar na Meia Maratona, percurso de 40 kms (42kms no meu conta kilómetros) que realizei em 1h46m. Acabei por terminar a "Meia maratona" no 1º lugar .
Em 2009, havia participado na 2ª edição do Raid do GPP e as impressões foram óptimas. Por isso este ano não queria faltar. Infelizmente não pude participar na maratona na distancia de 70 kms, pois tinha assumido compromissos familiares que me obrigavam a estar mais cedo em casa.
Este é um raid a não perder. No próximo ano, será a 4ª edição e eu espero estar de novo presente neste evento.
Ainda tive direito, além do troféu de vencedor da meia maratona, a um "saboroso" prémio!! Uma caixa com 3 garrafas de vinho de agricultura biológica!
Uma maravilha!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

3º Raid BTT do GPP


Próximo evento:
No domingo o 3º Raid BTT do Grupo Popular das Portelas (Lagos).
O ano passado estive lá e gostei! Este ano é para repetir.
Pela 1ª vez vou a um Raid BTT, em que opto pela " Meia Maratona", ou seja o percurso dos 40 km. Isto devido a compromissos pessoais, pois preciso estar cedo em casa.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Rescaldo : I Raid BTT "Rota da Sardinha"

Após um sábado onde competi no 13º Prémio Volkswagen - Autoeuropa, o domingo estava reservado para um Raid BTT na localidade da Bela Vista (Parchal) no concelho de Lagoa organizado pela Associação Académica da Bela Vista (AABV). Inscrevi-me no Raid juntamente com o meu pai (participaria na "Meia"; Raid 30 km) e o Luís Alves, um amigo da estrada que fazia a sua estreia no BTT.
A organização esteve impecável! Muito bom o nível organizativo para uma 1ª vez. O pessoal da AABV sempre disponível e atento para proporcionar uma bela manhã de BTT. Desta vez optei também por almoçar. Foi nas Fontes de Estombar...uma maravilha!
Falhou a hora de partida. Aprazada para as 8h, embora a organização já tivesse pensado atrasar 30 min. Acabamos por sair apenas pelas 8h45m...
Parece que a org. decidiu esperar por um grupo de malta de Monchique que se atrasara. Na próxima tragam um sandes de presunto para a malta...para compensar o atraso.
Para mim, o mais importante num Raid maratona é o percurso do evento.
Não gostei do percurso. Das minhas participações no BTT até hoje, este foi o que menos gostei...aliás diria mesmo que detestei a partir do Km 17 , onde estava a ZA1 (Zona abastecimento 1), a partir dai achei o percurso uma BOSTA.
Até ai (KM 17) o traçado pareceu-me apetecível e acessível a todo o tipo de participantes, ao fim ao cabo isto era um Raid / Passeio e não uma competição.
Na minha opinião um Raid Maratona deve ser mais ciclável, envolvendo sempre que possível uma dose equilibrada de situações; trilhos, estradões, descidas, subidas, planos...
As descidas estavam bem assinaladas e até achei fácil de as fazer.
As subidas eram quase inexistentes o que também não "carregava" demasiado o físico, pois não esquecer que era um Raid / Passeio.
Na minha opinião, mau ou muito mau mesmo foi a zona das falésias próximo do Carvoeiro. Teve que se subir um autentico penhasco com a bike às costas, e após isso, cá em cima quase não se conseguia pedalar devido ao terreno rochoso.
Houve algum pessoal com quem falei que se queixou de se ter enganado várias vezes. Comigo isso tambem aconteceu. Mas verdade seja dita, que não foi por falta de sinalização, pois nesse aspecto até foi dos melhores Raids.
A questão do exagero de trilhos, e toda aquela zona rochosa das falésias, ao fim ao cabo o problema do traçado ou percurso em si proporciona em certa medida esses enganos de percurso.
Caso o participante fosse menos atento (por ir muito rápido, ou ir a observar a paisagem por exemplo) facilmente se enganava no seu trajecto.
Chegou a acontecer comigo quando seguia na frente do Raid com mais 3 participantes (até à ZA1 sensivelmente) todos nós nos enganarmos sem darmos de imediato conta do nosso lapso.
Realizei o Raid / 60 km "Rota da Sardinha" em 2h45m o que em termos de classificação deu o 10º lugar entre os 68 participantes que terminaram o Raid.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

13º Prémio Volkswagen - Festas das Vindimas Palmela

Na tarde do passado sábado, 4 de Setembro participei com a minha equipa Burger Ranch / Portimão no Prémio de ciclismo Volkswagen / Autoeuropa. Corrida para o escalão de Masters / Open integrada nas festas das Vindimas de Palmela.
Partida com 63 corredores dada nas instalações da fábrica Autoeuropa, para percorrer 80.9 kms com 4 metas volantes instaladas em Palmela (1ª passagem), Águas de Moura, Poceirão e Pinhal Novo. Chegada a Palmela, próximo do Castelo com os últimos 3 kilómetros em subida e o ultimo destes (já dentro da localidade) com uma dureza terrível com o piso em empedrado muito irregular. Uma chegada altamente selectiva!
Logo de inicio, várias tentativas de fuga, que por fim resultou num grupo de escapados com a presença do meu colega Gonçalo Brito entre os fugitivos. A equipa da Póvoa acabou por assumir a perseguição e anular a fuga. Quando a fuga está a ser anulada, contra-ataquei e fui embora, consigo isolar-me, sem reacção de pronto do pelotão, isto por volta do Km 35. Venci as metas volantes de Águas de Moura e Poceirão. Entretanto saltaram do pelotão 2 corredores no meu encalce. Eram eles David Costa (Fundiarte) e Manuel Sá (Póvoa). Foi importante ter companhia, pois naquela altura o vento estava de frente e sozinho estava a tornar-se penoso... Entretanto no pelotão a perseguição era feita pela equipa dos Viveiros V.L. Chegou a atingir 1m30 a fuga.
À passagem por Pinhal Novo, ainda passei em 2º na ultima meta volante para somar mais 2 pontos e assim sagrar-me VENCEDOR da Geral das Metas Volantes com 8 pontos.
Pouco depois após cerca de 40 kms escapados, e quando faltavam cerca de 6 kms para a chegada a fuga era anulada.
Entrei na subida final com muitas dificuldades físicas, pronto para fazer um final já em descompressão, porque a minha corrida estava feita.
Mas afinal, ainda tive de ir buscar as ultimas reservas de força para poder fechar a classificação da equipa, pois comecei a aperceber-me que o meu colega de equipa César Mestre vinha com muita dificuldade. É que para alem do Gonçalo Brito e do Marco Nunes, fazia falta mais um corredor para fechar a Classificação por equipas. Acabei por terminar na 20ª posição.
O vencedor da corrida seria Rui Rodrigues da Fundiarte / Crédito Agricola Costa Azul que impôs a lei do mais forte nesta chegada selectiva.
A minha equipa Burger Ranch / Portimão conseguiu um brilhante 2º lugar na Classificação por equipas.
Classificações completas em http://www.acsetubal.pt/images/stories/2010/vindimas/class_autoeuropa_2010.pdf
De registar que nesta corrida ocorreram várias quedas, uma delas esteve envolvido o meu colega Pedro Lourenço, que acabaria por desistir (felizmente nada de grave, só o cromado raspado).

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

I Raid BTT "Rota da Sardinha"


No próximo domingo dia 5 de Setembro irei participar no I Raid BTT "Rota da Sardinha", aqui bem próximo na Bela Vista - Parchal.
Uma organização da Associação Academica da Bela Vista, o clube local.
Este será o 2º Raid de BTT que irei participar este ano, depois de ter estado em Maio no I Raid BTT "GUIA FC" a estrear a minha bike que tinha adquirido em Fevereiro ultimo. Desde o dia que estive na Guia a participar no BTT, não mais toquei na bicicleta de montanha. Infelizmente neste periodo, não tive conhecimento de eventos relacionados com o BTT realizados próximo de Portimão, senão talvez tivesse participado.
Assim, será um fim de semana preenchido. No sabado o Premio de ciclismo Autoeuropa Masters/open em Palmela e no domingo, oportunidade para disfrutar do Raid BTT "Rota da Sardinha".

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Laurent Fignon


Recordo que em criança, quando começei a ter interesse em acompanhar as provas de ciclismo na televisão, o francês L. Fignon foi um dos primeiros nomes que eu começei a fixar. Era miudo e pouco sabia avaliar o tipo de corredor / Homem que ele era. Sabia acima de tudo, que era um dos nomes de referencia dos anos 80, e por vezes para um miudo isso é tudo. Um campeão! Venceu por 2 vezes o Tour.
No entanto o momento que mais recordo, foi curiosamente o da derrota.
Na ultima etapa do Tour de 1989, Fignon estava de amarelo à partida para o contra relógio, tinha 50 segundos de vantagem para o norte americano Greg Lemond...no entanto viria a perder esse Tour por escassos 8 segundos...
Hoje aos 50 anos morreu, vitima de cancro.
A minha homenagem a esse extraordinário corredor que foi o L. Fignon!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Totais Agosto 2010

1229 kms percorridos em 18 treinos.
Não participei em qualquer prova ou evento durante este mês. Apenas umas saidas durante a semana, a caminho do trabalho e regresso, e mais os domingos na companhia do pessoal que se junta na rotunda das Cardosas.

No Total do ano de 2010 tenho:
320 horas de treino;
Qualquer coisa como 232.274 Kcal. gastas;
10121 kms percorridos.
Estes são os dados do meu POLAR CS100 na bicicleta de estrada.

A juntar ainda os 85 kms (!?) percorridos na bicicleta de BTT (52 kms na maratona da Guia em Maio e um treino de 33 kms em Março).

Portanto, na totalidade, são cerca de 10200 kms a pedalar este ano de 2010.

sábado, 28 de agosto de 2010

Regresso...

No próximo sábado (4 de Setembro) estou de regresso à competição após a Volta a Portugal Masters disputada em Julho.
É o 13º Prémio de ciclismo Masters/Open Autoeuropa / Festas das vindimas -Palmela.
A prova na distância de 80,9 km têm partida marcada para as 15 Horas no parque da Autoeuropa e termina em Palmela, na Praça do Municipio. A prova é destinada à categoria de Sub-23 e Elites amadores e Masters A,B e C.
Após um interregno, é hora de voltar a marcar presença em mais uma corrida, será para mim a 9ª prova de ciclismo desta época.
Este prémio Autoeuropa têm um final bastante selectivo com a subida final para Palmela (ultimos 3 kilómetros) e ainda o dificil ultimo kilómetro sempre a subir com o terrivel piso em empedrado irregular que dificulta ainda mais a progressão da bicicleta!

sábado, 21 de agosto de 2010

A Volta e o Tavira



Representei o Clube de Ciclismo de Tavira durante 3 anos, 1 na categoria de Juniores e 2 na categoria de Seniores B (Amadores). Foi pouco tempo, mas foi o suficiente para criar laços de amizade naquele clube que ainda hoje perduram. É por isso, com felicidade que assisti ao sucesso do C.C. Tavira na Volta a Portugal deste ano.

Excelente vitória do D. Blanco e uma grande exibição de toda a equipa durante toda a Volta, mas para mim fica na memória a brilhante prestação de toda a equipa na etapa que chegou ao Monte Farinha (Sra. da Graça).

domingo, 8 de agosto de 2010

CANAL ARADE

Foto 1 : Nesta mesa não faltava mesmo nada...


Foto 2: Este em estado normal fala muito...imaginem depois de beber "loiras" sem conta...

O dia de ontem foi de festa e confraternização. Um belo de um almoço oferecido pelo Sr. Luís Pacheco e a sua esposa D. Rosa na Quinta deste simpático casal em Belmonte. Um almoço oferecido a toda a equipa da BURGER RANCH /PORTIMÂO, ciclistas, staff que esteve na Volta a Portugal Masters e ainda as respectivas famílias nalguns casos, como eu, que levei a mulher e os 2 filhotes. Ausentes apenas os colegas David Caetanita e César Mestre que optaram por ir participar numa corrida em Alvaiázere. O João Antunes está ausente de férias e não pode acompanhar-nos.
Tudo uma maravilha! Uma bela sardinhada, muita bebida, fruta bem fresquinha e ainda vários bolos disponíveis para saciar o apetite, e ainda uns bolinhos que são a minha perdição...bolos de doce fino!
O almoço que se iniciou pelas 13h30, e prolongou-se por toda a tarde. Eu estive presente até depois das 19 horas, e ai já só sobrava um único bolinho de doce fino.
Com a ajuda da imperial fresquinha e o medronho...alguns já estavam bem tratados....
Depois de em 2008 e 2009 os patrões do CANAL ARADE terem proporcionado um dia semelhante naquele espaço maravilhoso, este ano voltaram à carga com nova almoçarada!!
De chorar por mais!!!
Obrigado ao Sr. Luís e D. Rosa!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Fotos da Volta a Portugal Masters 2010

Foto 1: No parque do Hotel no Cartaxo a preparar uma sandes mista com o Sr. Vitor antes da 2ª etapa.



Foto 2: Em Aveiro antes da partida da 4ª etapa. O pelotão estava bem guardado e protegido!


Foto 3: Em Aveiro antes da partida da 4ª etapa.



Foto 4: Os preparativos para deixar o Hotel em S. Maria da Feira no ultimo dia de prova, a caminho da Póvoa do Varzim, local da ultima etapa da Volta.



Foto 5: Tudo em ordem para seguir viagem em direcção à Póvoa onde iria decorrer a ultima etapa da Volta.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Os totais de Julho

Os totais do mês de Julho foram os seguintes:

»10 treinos
»5 dias de competição (Volta Portugal Masters)
Um total 1171 kms percorridos durante o mês.

Em relação ao total da época:
São 284 horas de treino
Qualquer coisa como 207.850 Kcal. gastas
8900 kms percorridos desde o dia 1 de janeiro de 2010

domingo, 1 de agosto de 2010

Numero 8

Faz hoje 8 dias que terminei a Volta Portugal Masters.
8 dias depois voltei a pedalar! Após uma semana de descanso a fazer praia com a família, ou não fosse eu algarvio, com a praia e a agua do mar (diga-se a excelente temperatura com o sueste que anda por ai) a cinco minutos de casa!
8 meses depois voltei a comparecer na rotunda das cardosas em Portimão, para ir dar uma voltinha com o pessoal amigo que por lá se junta todos os domingos e feriados.

sábado, 31 de julho de 2010

Resumo da Volta Masters

Foto: A equipa BURGER RANCH/PORTIMÂO na 2ª Volta a Portugal Masters

Depois de terminada a 2ª edição da Volta a Portugal Masters, é hora de fazer um resumo daquilo que foi esta prova. Importa dizer primeiro que tudo, que as coisas correram bem naquilo que é sempre o mais importante para mim, sem quedas, ao contrário do ano anterior onde fui vitima de quedas (e por 2x !!), uma delas (na 3ª etapa) deixou-me bastante dorido no braço direito, obrigando-me a enorme esforço para concluir a prova de 2009.
Em termos desportivos, a minha prestação esteve abaixo do que esperava. Não pelo resultado final na classificação geral individual (28º lugar), apenas porque nunca tive boas sensações, nunca senti força para enfrentar as etapas e estar entre os melhores. No CRI, na 3ª etapa foi onde tive a prova de que de facto não me encontrava nas melhores condições físicas. Um CR de 10.7 kms plano, apenas com a subida final (cerca de 400 mts.) para o castelo de Montemor-o-Velho. Apontei para um tempo na casa dos 15 min. Acabei por fazer quase 17 min.!!!, mais concretamente 16m46s. Na 2ª segunda metade do Crono já sentia que ia a andar mal, pois não conseguia impor um bom andamento...simplesmente não tinha força.
Começando pela 1ª etapa com 88 corredores na linha de partida, um percurso rolante que ligava Almodôvar a Grândola, a maior dificuldade foi mesmo o vento (uma constante ao longo dos 5 dias de prova), quase sempre de frente. Cheguei a rolar intermédio (eu mais um ciclista do CC Évora) entre os fugitivos do dia e o pelotão. Isto durante alguns quilómetros, mas na aproximação a Canal Caveira, já nos últimos 10 kms da etapa fomos rapidamente caçados pelo pelotão e logo de seguida os fugitivos que se encontravam na dianteira da corrida também o eram. No final dos 101.9 kms, uma chegada ao sprint com vitória para o Luís Machado da equipa dos Viveiros V. Lourenço. Eu terminei com o mesmo tempo do vencedor na 19ª posição.
Na 2ª etapa que ligava o Cartaxo às Caldas da Rainha com 80.2 km para percorrer, nova chegada ao sprint e nova vitória para o camisola amarela L.Machado dos Viveiros V. Lourenço. Nesta etapa fiz o 20º lugar com o mesmo tempo do vencedor.
A 3ª etapa em forma de Contra relógio individual serviu para fazer as primeiras diferenças entre os corredores, depois das duas primeiras etapas onde houve chegada ao sprint e poucos corredores haviam perdido tempo para o vencedor.
Aqui a vitória foi para o campeão nacional Masters A, José Silva, um corredor da equipa de Salvaterra, mas que corria integrado na formação dos Viveiros V. Lourenço, em virtude de a equipa do Salvaterra não se encontrar presente nesta prova. José Silva surge na corrida integrado na equipa dos Viveiros e assim fortalecia (e de que maneira!) a equipa de Sintra. 14m 35s foi o tempo do José Silva. Como já tinha referido atrás, foi no Crono que tirei as minhas duvidas sobre em que condições físicas me encontrava. Cansado é o minimo que posso dizer..."vazio", termo utilizado na giria quando um corredor está sem forças!
Fiz o 51º lugar no crono com o tempo de 16m46s. Após a 3ª etapa situava-me na 46ª posição da tabela classificativa. Mas o mais complicado ainda estava para vir, a 4ª e 5ª etapa prometiam dificuldades.
Na 4ª etapa, a etapa rainha da prova, mais uma vitória para a equipa Viveiros Vítor Lourenço, desta vez foi o "patrão-corredor" Vítor Lourenço a vencer. A etapa ligava Aveiro a Sever do Vouga na distancia de 112 kms. Na 2ª contagem de montanha da etapa (Alto Decide 2ª cat.) não consegui aguentar o ritmo imposto na frente, acabei por encontrar o meu próprio ritmo e seguir serra acima, na altura na companhia de mais 3 corredores. Mas também é verdade que quando "larguei" já muitos tinham ficado...
Terminei a etapa na 23ª posição a 7m 54s do vencedor. Subi na Classif. Geral do 46º ao 32º lugar.
Depois do mau desempenho no crono do dia anterior,e mais do que isso, sentir que as forças neste momento eram reduzidas, a classificação geral acabou por perder alguma importância para mim. O objectivo passava mais por terminar a Volta, e ajudar dentro do possível a equipa na classificação geral por equipas, já que para esta classificação contam os tempos dos 3 melhores corredores de cada equipa.
Na ultima etapa, um circuito a percorrer por 4x na Povoa do Varzim , e claro...com a subida ao Monte S. Félix por 4x (!!??).
Subida curta, apenas 1.100 mts mas em empedrado nalgumas fases e com inclinações que chegam aos 17%!!!..Um circuito bem durinho...e para quem não está nas melhores condições tisicas como eu...então é fogo!!
Assim foi, após 85 kms de prova o pelotão chegou todo fragmentado à Póvoa. O vencedor da tirada foi Carlos Carneiro da equipa C.D.C. Navais-Povoa do Varzim, que até já nem devia estar em prova depois da brutal agressão a um corredor da equipa do Atlético de Reguengos de Monsaraz logo na 1ªetapa, e que os comissários fizeram o favor de deixar passar, alegando que nada viram...mas estou a escrever aqui este resumo e faço um esforço para pelo menos nesta rubrica não falar da pouca vergonha que foi este colégio de comissários desta Volta, principalmente da Sra. Comissária Chefe...uma pessoa arrogante, prepotente e que se julga dona do ciclismo.
Cheguei num 2º grupo à meta no 26º lugar a 46 segundos do vencedor. As diferenças na etapa entre os pequenos grupos eram mínimas. C. Carneiro chegou com 27 s. de avanço em relação ao 1º mini-pelotão.
Em todas as passagens no Monte S. Félix passei enormes dificuldades, perdendo sempre o contacto com os primeiros, embora recolando logo de seguida. A excepção foi na ultima passagem, onde aqui já não consegui apanhar o "comboio" da frente após a subida, ficando num 2º grupo (seguíamos a cerca de 20 seg. do grupo da frente) onde segui em direcção à meta na Póvoa.
Dos 88 corredores que estiveram na partida, apenas 56 conseguiram terminar esta Volta. Conclui esta 2ª Volta Portugal Masters na 28ª posição .
Não me era possível fazer melhor, pois as forças escasseavam...não há que encontrar qualquer tipo de desculpas para a minha prestação, simplesmente a minha condição física não dava para mais.
Em termos de equipa, ficamos na posição entre 16 equipas. Algumas delas nem conseguiram terminar com 3 corredores para poderem contar para a classificação colectiva, dai que na classificação por equipas apenas 13 conjuntos surgem classificados.
Na equipa, é pena que dos 6 corredores apenas 3 tenham chegado ao fim. O Marco Nunes no 16º, o David Caetanita no 27º e eu no 28º. O João Cerol e o João Antunes haviam sido eliminados por ultrapassarem o tempo de controlo na chegada na 4ª etapa e o Cesar Mestre viria a desistir na 5ª e ultima etapa da prova. Para mim este foi o aspecto mais negativo, o facto de não termos terminados todos a corrida.
A Volta foi dominada pela equipa dos Viveiros V. Lourenço com vitórias em 4 etapas (falhou uma !?!), na Geral Individual, na Geral Equipas, a Geral Pontos, a Geral Metas Volantes, ainda a camisola laranja para o melhor Master B, que no caso foi também o vencedor da Volta... 1º Luís Machado, 2º José Silva e 3º classificado Vítor Lourenço (Todos da equipa dos Viveiros V.L.) na Geral Individual Final. Sobra apenas a vitória do José Rodrigues (CRC-Famalicão) no Prémio da Montanha, e a camisola Branca de Manuel Zeferino (C.D.C. Navais-Povoa do Varzim) que premeia o melhor Master C, aliás o unico Master C que terminou a corrida.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Descanso...


Cheguei da Volta a Portugal Masters. Entrei em casa eram 4h da madrugada após 600 kms a viajar de carro desde a Póvoa do Varzim, com paragem na Mealhada para jantar.
Agora vou descansar e aproveitar ao máximo esta semana, que é também a minha ultima semana de férias do ano.
Mais tarde farei um resumo do que foi a Volta para mim.
Descansar da bicicleta, que o resto é relativo...é que apesar de me deitar pelas 4h, às 7h45m (!!??) já estava acordado! É que com estes dois meus pequenotes aqui de casa (Tomás de 4 anos e Inês de 1 ano) é difícil descansar mais...

terça-feira, 20 de julho de 2010

2ª Volta a Portugal Masters

É já amanhã em Almodovar, o inicio da Volta a Portugal Masters. Este ano vou iniciar a Volta com cerca de 8500 kms percorridos desde o dia 1 de Janeiro. Pouco menos que o ano passado onde conclui a prova na 20ª posição.
Este ano o pelotão é bem mais pequeno, o que pode trazer dificuldades acrescidas. O ano passado iniciaram a Volta 132 corredores, pelo que sei este ano serão na ordem dos 90 ciclistas no inicio da Volta.
Aquilo que espero é que tenha melhor sorte que o ano passado, pois na 3ª etapa fiquei envolvido numa queda, e ao bater com o braço no alcatrão fiquei com bastantes dores. No entanto consegui terminar não só a etapa como a Volta. Mas foi muito doloroso. Mais tarde, após vir da Volta, acabei por ir a um fisioterapeuta que me confirmou uma lesão, uma contusão.
Na 5ª e ultima etapa voltei a cair, embora ai o resultado fossem apenas algumas escoriações.
Portanto espero ter melhor sorte desta vez, e concerteza se os azares não baterem à porta espero fazer uma boa prova, embora esteja há quase há 2 meses sem participar em prova nenhuma o que pode fazer com que eu acabe por sentir falta de ritmo competitivo, principalmente no inicio da Volta.
Ate breve!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

2ª Volta a Portugal Masters


É já no próximo dia 21 de Julho, em Almodôvar que tem inicio a 2ª edição da Volta a Portugal Masters. A prova irá decorrer entre os dias 21 e 25 de Julho. Serão 5 dias de prova com 4 etapas em linha, uma delas em circuito e 1 contra-relógio individual.
A minha equipa vai alinhar na prova destinada a corredores da categoria de Masters com 6 corredores. São eles:
#João Coelho
#Cesar Mestre
#David Caetanita
#João Antunes
#João Cerol
#Marco Nunes
Pode acompanhar tudo diariamente no site da prova http://www.voltaportugalmasters.com/
As etapas:
1ª etapa » Almodôvar / Grândola - 101,9 km
2ª etapa » Cartaxo / Caldas da Rainha - 80,2 km
3ª etapa » Montemor-o-Velho / Montemor-o-Velho (CRI) - 10,7 km
4ª etapa » Aveiro / Sever do Vouga - 111,8 km
5ª etapa » Póvoa do Varzim / Póvoa do Varzim - 85,4 km

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sergio Paulinho histórico!!!

Foto: Sergio Paulinho e o meu filhote Tomás no final da ultima etapa da Volta ao Algarve 2009 em Portimão

Sergio Paulinho conseguiu hoje enorme faceta para o ciclismo Português ao triunfar na 10ª etapa do Tour. A ultima vez que um Português tinha atingido semelhante feito, foi há 21 anos(!!??) atrás por intermédio de Acácio da Silva.
Por isso, a minha homenagem ao corredor Português Sergio Paulinho!
AH GANDA SÉRGIO!!!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tour 2010

Foto: Contador, Schleck, Evans e Basso. Talvez os mais fortes corredores da actualidade para uma prova de 3 semanas como o TOUR, o GIRO ou a VUELTA.

Depois do que se viu ontem no Tour (domingo dia 11/7), muita gente já estará apreensiva em relação ao que se vai passar na Volta a França deste ano...
Será Andy Schleck apenas uma sombra de A. Contador??
A unica coisa que me parece certo, é que este vai ser o Tour mais competitivo dos ultimos anos...

sexta-feira, 9 de julho de 2010

crise...

Devido a dificuldades financeiras a minha equipa BURGER RANCH / PORTIMÃO cancelou a ida a Espanha no próximo domingo, 11 de Julho.
Disputa-se a III Vuelta Al Aljarafe numa localidade próxima de Sevilha, Bormujos, prova onde participei o ano passado com a equipa. Como ficamos agradados com a corrida em 2009, e com a proximidade da Volta a Portugal Masters, era uma excelente forma de ganhar algum ritmo competitivo. Por isso estava no calendário da equipa para 2010.
Infelizmente tal já não é possível, e assim irei estar à partida da Volta Masters em Almodôvar no próximo dia 21 de Julho com quase 2 meses sem qualquer corrida efectuada.
Assim é mais difícil...

terça-feira, 6 de julho de 2010

Dados do pulsómetro nas 8 H


No passado mês de Junho participei nas 8 Horas de Portimão no Autódromo Int. do Algarve, uma prova de resistência.
Da minha parte foram 2h40m na pista, efectuados de seguida, com a excepção do inicio, após ter entrado em "cena" fui vitima de um furo na roda traseira, e em consequencia disso ter saído momentaneamente da pista, dando lugar ao meu colega João Cerol.
Estes foram os dados registados pelo meu POLAR :
89 kms percorridos (com muito vento...)
2h 40m
155 Média de pulso
171 Máxima de pulso
2436 Kcal.
Média horária de 33.5 km/h
Veloc. Max. de 67.3 Km/h
3 min. abaixo das 120 bp.m. ; 1h 48m com batimentos cardíacos entre 120-158 ; e 49m 21s com o pulso acima das 158 b.p.m.
Esta média de pulso (155 b.p.m.), foi a mais alta deste ano de 2010, incluindo as provas de estrada realizadas com a minha equipa BURGER RANCH / PORTIMÃO.